Como solicitar a criação de uma lista de discussão

O objetivo deste documento é ajudar as pessoas a criarem uma lista de discussão em lists.debian.org.

Novas listas devem atender estes pré-requisitos básicos:

Uma vez que esses dois pré-requisitos tenham sido cumpridos, um pedido adequado deve ser enviado como um relatório de bug wishlist contra o pseudopacote lists.debian.org

As informações seguintes são necessárias no relatório de bug:

Nome

Por favor escolha um nome representativo, curto e único.

Por favor note que cada nome de lista deve ser prefixado com uma palavra única, a mais comum sendo debian- para listas relacionadas ao Projeto Debian.

As listas para projetos externos não precisam de um prefixo, já que elas serão criadas como listname@other.debian.org.

As palavras são separadas por hífen, "-", assim uma lista sobre "Foo bar" em relação ao Debian seria chamada debian-foo-bar.

Argumento

Uma explicação completa dos motivos pelos quais você deseja que esta lista seja criada.

Os listmasters se reservam o direito de, preliminarmente, chegar a um consenso na lista debian-devel e/ou debian-project. Se você sabe que sua requisição é questionável, você pode acelerar o processo discutindo o assunto antes de preencher o relatório de bug.

Descrição curta

É a descrição de uma linha, para exibição nos índices de listas, assim faça-a pequena e direta.

Descrição longa

Essa descrição tem em vista as pessoas que estão procurando uma determinada lista para inscreverem-se, assim deve ser clara e informativa.

Veja a página de inscrição para exemplos.

Categoria

Isso é necessário para classificar a lista e colocá-la na categoria correta na página de inscrição e em outros lugares.

As categorias disponíveis podem ser encontradas na página inicial de lists.debian.org.

Política de inscrições

aberta / fechada

Se for fechada, quem pode se cadastrar, quem pode aprovar requisições de subscrição? Nós normalmente não apoiamos listas fechadas, você precisará de bons argumentos para requisitar uma lista como essa.

Política de envio de mensagem

aberta / moderada

Se for moderada, quem serão os(as) moderadores(as)? Nós normalmente não apoiamos listas moderadas, você precisará de bons argumentos para requisitar uma lista como essa. E também não existe uma interface web ou outro modo para isso. A moderação é feita somente por e-mail.

Arquivamento web

sim / não

Nos nossos arquivos de listas de discussão. Nós realmente esperamos que os arquivos de listas sejam públicos, você precisa de um bom argumento para não ter um arquivamento web.

Depois de preencher a requisição, ficaríamos gratos(as) se outras pessoas com interesse na nova lista enviassem uma mensagem para o relatório de bug, para que interesse delas fique registrado.

Por favor, siga as regras acima, uma vez que requisições impróprias não serão implementadas.

Movendo listas de discussões existentes para lists.debian.org

Uma lista de discussões existente pode ser movida para lists.debian.org: o(a) administrador(a) da lista tem que enviar uma requisição conforme descrito acima e nos dar uma lista de assinantes (em texto puro, um endereço por linha). Os arquivos da lista em questão também podem ser importados de formatos de arquivo mbox (preferencialmente separado por mês).

Além disso, deve-se configurar os redirecionadores da localização antiga para a nova, claro.