Debian GNU/Linux será usado como Software Eleitoral

27 de Julho de 2001

O IT News relatou em seu artigo “The electoral test that pencil and paper meet” que o Debian GNU/Linux será usado em um sistema de votação eletrônico para a eleição de outubro na Austrália. Eles escrevem: "A única plataforma que proveu robustez e confiança ao votante foi o GNU Debian Linux, com todo o código fonte lançado sob a Licença Pública Geral (GPL)."

A consultoria Software Improvements de Canberra ganhou um contrato de $200.000 para prover um sistema eletrônico de votação. "Votação online é um sistema altamente crítico, não no sentido de que a vida de alguém depende ele mas ele tem de ser preciso e confiável e disponível pelo dia inteiro", disse Carol Boughton da Software Improvements, "A principal razão pela qual tomamos esse rumo (GPL) foi a transparência e estarmos aptos a assegurar aos votantes que tudo está em cima da mesa. Uma vez que você disponibiliza o código qualquer um tem a oportunidade de conferí-lo."

O artigo continua com medo sobre usar Software Livre, "Sistemas verdadeiramente livres são valiosos, mas eles fazem ameaças, também, porque qualquer um pode pegar e modificar o código." O "contra" parece ser que qualquer um pode ler e entender o código, encontrando falhas e problemas de segurança. "Quando você está escrevendo em um ambiente livre você é forçado a escrever para pelo menos algum grau de auditabilidade.", dizem eles.