Debian Woody em menos de dois minutos

22 de Maio de 2002

Novo Recorde de Performance Intercontinental de Internet conseguido na Competição de Velocidade da Internet2

Um time internacional conseguiu um novo recorde para a performance da Internet ao transferir o equivalente ao conteúdo de um CD inteiro por mais de 12.272 km de rede em 13 segundos. A taxa de 401 megabits por segundo, conseguida ao transferir 625 megabytes de Fairbanks, Alaska, para Amsterdam, na Holanda é 8000 vezes maior que o modem de telefone mais rápido.

O time que conseguiu o recorde consistia da Universidade do Alaska em Fairbanks; a Faculdade de Ciências da Universidade de Amsterdam e a SURFnet, a rede nacional para educação superior e pesquisas na Holanda. Em ambas as pontas da rede, foi usado hardware PC comum rodando Debian GNU/Linux.

Com uma conexão de internet desse tamanho, transferir todos os seis CDs do Woody de Faribanks para Amsterdam levaria apenas 78 segundos. Parece que precisamos de gravadores de CD mais rápidos.

"Isso mostra que a geografia não é uma barreira para aplicações avançadas de rede," diz Keey Digou, o programador de sistemas que encabeçou o time da Universidade do Alaska. "Usando equipamento padrão e a infra-estrutura desenvolvida na comunidade da Internet2, nós forçamos os limites ao máximo."

Sobre a Internet2®:

Liderada por mais de 190 universidades americanas, trabalhando com a indústria e o governo, a Internet2 está se desenvolvendo e usando aplicações avançadas de rede e tecnologias para pesquisa e educação superior, acelerando a criação da Internet do amanhã. Para mais informações sobre a Internet2, veja here.

Mais informações:

http://archives.internet2.edu/guest/archives/I2-NEWS/log200205/msg00003.html