Debian celebra seu décimo aniversário

11 de Agosto de 2003

Em 16 de agosto, o Projeto Debian celebrará seu décimo aniversário com várias festas ao redor do mundo. O Projeto Debian foi fundado oficialmente em 16 de agosto de 1993 por Ian Murdock. Naquela época, o conceito de uma "distribuição" GNU/Linux era novo. Ian pretendia que o Debian fosse uma distribuição feita abertamente, no espírito do Linux e GNU. A criação do Debian foi patrocinada pelo projeto GNU da FSF por um ano.

O Debian foi feito para ser montado cuidadosa e concientemente, e para ser mantido e suportado com cuidado similar. Ele começou com um grupo pequeno, fortemente unido de hackers do Software Livre, e cresceu gradualmente até se tornar uma comunidade larga e bem organizada de usuários e desenvolvedores. Para alcançar e manter padrões altos de qualidade, o Debian adotou um extenso conjunto de políticas e procedimentos para empacotamento e distribuição de software. Estes padrões são mantidos por ferramentas, automação e documentação implementando todos os elementos chaves do Debian de modo aberto e visível.

A regra mais importante é a Definição Debian de Software Livre que é parte do Contrato Social e direciona a interpretação do Debian sobre o software Livre segundo a qual a distribuição é baseada. Elas foram adotadas posteriormente como Definição de Código Aberto.

Mais que 1.110 pessoas estão registradas como desenvolvedores no projeto Debian e mais duzentas se aplicaram para juntar-se ao projeto. Organizacionalmente, o projeto Debian tem um líder, que é auxiliado por um secretário e vários delegados. A distribuição é tripla atualmente, consistindo da versão estável (codenome atual “woody”), a distribuição testing (codenome atual “sarge”) que tornará-se a próxima versão estável, e a distribuição instável (codenome “sid”) com mais que 12.000 pacotes binários nos quais os esforços de desenvolvimento estão focados primariamente.

O Projeto Debian está celebrando seu aniversário em vários lugares ao redor do globo, uma vez que uma única festa grande não parece apropriada para um projeto que está espalhado por todo o mundo. Algumas festas são reuniões sociais simples em um restaurante, enquanto outras são organizadas para audiências maiores.

A lista a seguir enumera somente as festas de aniversário maiores.

República Tcheca
Onde: Brno
O que: Celebração
Registro: Obrigatório
Finlândia
Onde: Turku
O que: Encontro de aniversário
Registro: Obrigatório
Alemanha
Onde: Wallenrod
O que: Churrasco e festa
Registro: Obrigatório

Onde: Berlin
O que: Festa ao ar livre
Info: BUUG

Reino Unido
Where: Cambridge
What: Festa e churrasco
Informações: Wiki

Mais festas estão planejadas em Alasca, Austrália, Áustria, Belarus, Bélgica, Bulgária, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Finlândia, Alemanha, Japão, México, Holanda, Peru, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suiça, Taiwan e Estados Unidos. Para uma festa na sua região, cheque a lista completa de festas.

Nós convidamos todos os interessados a participar destas festas, encontrar desenvolvedores e usuários Debian, trocar impressões GnuPG, discutir vários tópicos sobre o Debian e o Software Livre, e participar da nossa vibrante comunidade.