Alertas de Segurança do Debian são Compatíveis com o CVE

30 de Março de 2004

Os Alertas de Segurança do Debian (DSA, Debian Security Advidories) foram declarados compatíveis com o CVE na Conferência RSA 2004, em São Francisco, 24 de feveriero de 2004.

O Serviço DSA fornecido pela Equipe de Segurança do Debian ofereceu informações sobre as vulnerabilidades de segurança que foram corrigidas no Debian GNU/Linux desde 1997. Em um esforço para cooperar com o projeto Vulnerabilidades e Exposições Comuns (CVE, Common Vulnerabilities and Exposures) parapadronizar os nomes de todas as vulnerabilidades e exposições de segurança conhecidas, os alertas de segurança novos incluíram nomes CVS desde junho de 2002. O Debian aplicou-se formalmente para compatibilidade com o CVS em maio de 2003.

O Projeto Debian acredita que é extremamente importante dar aos usuários informações adicionais relacionadas a questões de segurança que afetam a distribuição. A inclusão de nomes CVE nos alertas ajuda os usuários a associarem vulnerabilidades genéricas com atualizações específicas ao Debian, reduzindo o tempo gasto com o tratamento das vulnerabilidades que afetam nossos usuários.

A disponibilidade de referências de segurança comuns também facilita o gerenciamento da segurança em um ambiente onde as ferramentas de segurança são baseadas no CVE, como sistemas de detecção de intrusão de rede ou host ou ferramentas de avaliação de vulnerabilidades, sejam elas baseadas na distribuição Debian ou não.

O Debian tem adicionado os nomes CVE em todos os alertas de segurança (DSA) lançados desde 1998 através de um processo de revisão iniciado em Agosto de 2002. Todos os alertas podem ser obtidos na página do Debian, e anúncios relacionados a novas vulnerabilidades incluem os nomes CVE, se esses estiverem disponíveis no momento do lançamento. Alertas associados com um nome CVE podem ser procurados diretamente através da ferramenta de busca.

Além disso, o Debian fornece uma tabela de referências completa, incluindo todas as referências disponíveis para todos os alertas publicados desde 1997. Esta tabela é fornecida para complementar o mapa de referências disponível no CVE.

Os desenvolvedores Debian entendem a necessidade de fornecer informações exatas e atualizadas sobre o estado da segurança da distribuição Debian, permitindo aos usuários gerenciarem o risco associado com novas vulnerabilidades de segurança. Os nomes CVS permitem ao projeto fornecer referências de segurança padronizadas para todas as vulnerabilidades conhecidas publicamente permitindo aos usuários desenvolverem um processo de gerenciamento de segurança baseado no CVE.