Debian anuncia o primeiro Espelho de Segurança na América Latina

2 de Março de 2011

O projeto Debian está orgulhoso em anunciar a disponibilidade do primeiro espelho oficial do security.debian.org na América do Sul. O security.debian.org disponibiliza todas as atualizações de segurança das versões stable (estável) e oldstable (estável anterior).

Em conjunto com o recurso GeoDNS usado pelo Debian, isso deve acelerar drasticamente os downloads para nossos usuários nessa área geográfica. Esta é uma melhoria bem-vinda na cobertura mundial de espelhos oficiais security.debian.org dedicados administrados pelo projeto Debian, afirma Martin Zobel-Helas, membro do Time de Administração de Sistemas do Debian.

O Debian possui diversos usuários na América do Sul e nós estamos felizes em ajudar o projeto Debian com hardware e largura de banda para distribuir localmente conteúdo que anteriormente estava disponível apenas no hemisfério norte, adiciona Carlos Carvalho, do C3SL.

A hospedagem do serviço security.debian.org no Brasil é fornecida pelo C3SL, ou Centro de Computação Científica e Software Livre.

Sobre o C3SL

O C3SL é um grupo de pesquisa do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma universidade pública na cidade de Curitiba, Brasil. O grupo desenvolve pesquisas e aplicações/sistemas com software livre. A cada semestre várias dezenas de estudantes de graduação e pós-graduação têm a oportunidade de aprender os aspectos técnicos e filosóficos do software livre através da participação em vários projetos. É de interesse particular da comunidade Debian o Paraná Digital, implantado com Debian e pacotes personalizados em todas as duas mil escolas públicas do Estado do Paraná, servindo cerca de 1.5 milhão de estudantes. O C3SL também hospeda o espelho nacional oficial do Debian ftp.br.debian.org desde 2005.

Sobre o Debian

O Projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock para ser um projeto comunitário verdadeiramente livre. Deste então, o projeto tem crescido para ser um dos maiores e mais influentes projetos de código aberto. Milhares de voluntários em todo o mundo trabalham juntos para criar e manter os programas do Debian. Disponível em 70 idiomas, e suportando uma grande variedade de tipos de computadores, o Debian se denomina o sistema operacional universal.

Informações de contato

Para mais informações, por favor, visite as páginas web do Debian em https://www.debian.org/ ou envie um e-mail, em inglês, para <press@debian.org>.