Notícias Semanais Debian - 11 de Junho de 2001

A master.debian.org esteve caída por vários dias essa semana com problemas no disco rígido. A master serve o sistema de busca de erros, os endereços de email @debian.org, arquivos de listas de emails e outros sistemas cruciais, todos foram interrompidos durante esse tempo.

Apesar de o Projeto Debian não ter todos os seus servidores num mesmo lugar atualmente, uma falha na master pode quase paralizar o projeto. Mesmo as atualizações da distribuição testing pararam já que o BTS não estava acessível. (E atrapalhou as preparações para o DWN, fazendo-o atrasar assim.) A maioria dos drives da master estava bem e nenhum dado foi perdido.

Umas poucas mensagens para endereços @debian.org, incluindo o BTS voltaram com erro e qualquer um que tenha submetido um erro essa semana e teve apenas uma mensagem de erro como resposta deve submetê-lo novamente.

Os cem mil erros passaram pelo sistema de procura de erros do Debian agora -- o erro #100000 foi submetido em 7 de junho de 2001. Infelizmente, poucos comemoraram a ocasião como planejado já que o BTS estava caído nesse dia. Alguns desenvolvedores celebraram no IRC o bug com um bot especial feito pelo Joey Hess.

Dos 100.000 erros, menos de 19 mil continuam abertos - isso significa 2 ou 3 erros por pacotes, na média. O erro mais velho que está aberto, #710, foi relatado 5 anos atrás e o erro mais famoso deve ser o #6518.

O sistema de procura de erros do Debian é mais que um catálogo de problemas, é um enorme corpo de conhecimento que é usado para referência histórica também. Especialmente por coisas como a distribuição testing e assim por diante.

Estamos orgulhosos do nosso BTS, erros sujos e tudo mais, e ele ainda tem uma importância especial no nosso Contrato Social. Um grande agradecimento é certamente merecido tanto para os desenvolvedores que consertaram os incontáveis erros quanto para os usuários que tomaram o tempo para tornar o Debian melhor relatando-os! Se o número de erros relatados continuar a ser aproximadamente linear com o tempo (como mostrado nesse gráfico), os números de bugs já manejados não devem crescer tanto até o início de 2028.

O MOSIX está na unstable. O MOSIX é uma ferramenta de balanceamento de carga transparente, escalável e multi-plataforma está agora disponíel como pacote Debian.

Pretenção de Reescrever: pwgen. Theodore Ts'o pretende reescrever o pwgen, um gerador de senhas, por causa de problemas com a licença. Essa é uma iniciativa muito bem vinda e sugestões múltiplas para melhorá-lo já apareceram.

Pacotes experimentais do Python foram lançados, e Gregor Hoffleit pediu ajuda para auditar os pacotes que dependendem do Python.

Preview do CD LinuxTag disponível. O primeiro preview do CD para Linuxtag na Alemanha está pronto. Ele consiste do boot-floppies do potato e de pacotes do woody e do sid. Ele parece funcionar mas é uma versão preliminar.

LinuxWorld Expo 2001/Tokyo. Recebemos um relato de Junichi Uekawa sobre a presença do Debian no LinuxWorld em Tokyo. Membros do Projeto Debian estiveram presentes e mostraram o Debian no Macintosh Classic e no PlayStation 2, entre outros.

Congelamento do Woody. A política está mais ou menos congelada e será atualizada apenas se houverem consertos importantes ou mudanças, Julian Gilbey anunciou. Também, o Anthony Towns postou um relatório de progresso atualizado basicamente dizendo que não estamos prontos para o congelamento ainda.

Novo servidor kde.debian.net Ivan Moore anunciou que haveria um novo site para os pacotes do KDE para o Debian com pacotes do 2.1.x para o Potato vindo logo.

Notícias NewbieDoc:

O pessoal do NewbieDoc nos mandou essa atualização -- obrigado caras!

O Jesse Goerz esteve ocupado trabalhando em automatizar nosso sistema de stylesheets dssl custimizadas; Roman Lerallut e Tom Huckstep estiveram trabalhando em automatizar nosso processo de construição com scripts shell.

O John Eisenstein esteve revendo cada documento que vinha do grupo, prestando muita atenção ao conteúdo e à estrutura de cada sentença e descobrindo maneiras de lidar com uma expansão internacional.

Você pode se juntar ao nosso esforço e contribuir com um NewbieDoc ou algum conselho técnico -- torne-se membro do sourceForge.net e envie uma mensagem para newbiedoc-discuss@lists.sourceforge.net!

Dica Newbie:
Você é um escritor? Aprenda DocBook, então você pode escrever UMA VEZ -- e renderizar seu trabalho em PDF, HTML, PostScript, texto puro... Apensa faça um "apt-get install sgmltools-2" para começar e aprenda sobre ele em www.docbook.org.

Como sempre sinta-se livre para mandar uma nota com comentários, sugestões ou dicas de notícias para o time editorial do Debian Weekly News dwn@debian.org


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier, Jean-Christophe Helary e Tollef Fog Heen.