Notícias Semanais Debian - 14 de Agosto de 2001

O XFree86 4.1 chega à unstable. O XFree86 4.1.0-1 entrou na unstable semana passada com um changelog impressionante, de 295 linhas, então não tentaremos resumir tudo aqui. Ele suporta placas ATI PCI nas SPARC e inclui um driver para o VMWare. Infelizmente, o suporte a DRI (exceto 3Dfx) estava fora de sincronia com a árvore do kernel, o que foi consertado na última revisão do kernel Linux. Na última sexta feira, o 4.1.0-2 entrou nos repositórios também, consertando alguns outros erros.

Não é mais só para servidores Web! A Distribuição Debian Multimídia foi anunciada na lista de discussão debian-news por Martin "Joey" Schulze. Você pode encontrar a página oficial do DeMuDi em http://www.demudi.org/.

Aqui está meu cartão... Jim Westveer foi gentil o bastante para publicar um script que cria imagens de cartões de visita bootáveis do Debian. Em torno de 50 MB cabem em tal CDROM, então não há muito espaço para ser usado. O script copia os discos de inicialização do Debian na imagem para que eles possam ser usados por um sistema de instalação e recuperação fácil. Compartilhe e divirta-se!

Debian nas caixas? É verdade. O alemão "Lebensmittelzeitung" divulgou (em alemão) que a Globus, uma cadeia de supermercados alemã, converteu cerca de 480 computadores do seu sistema de caixas para Debian GNU/Linux. O sistema inteiro foi projetado para que dois caixas possam compartilhar um computador (um 486/25Mhz é usado na maior parte do tempo). Depois das boas experiências, eles querem agora mudar mais funções para GNU/Linux e também querem instalar uma função de instalação automática para colocar funções novas ou outras atualizações em seus sistemas de caixa automaticamente toda noite.

Debian multilíngüe. Michael Bramer anunciou o início do Servidor de Tradução de Descrições do Debian, um projeto para traduzir todas as descrições de pacotes para outros idiomas além do inglês. No momento, traduções para o alemão, francês, italiano e português do Brasil estão sendo mantidas (outros podem vir de acordo com a demanda). O projeto começou há cerca de 3 meses, inicialmente só com o alemão. O grupo de tradução alemão já traduziu 20% de todas as descrições de pacotes do sid/main/binary-i386. Os outros idiomas estão em estágio inicial e precisam de mais ajuda.

Debian para o desktop profissional? O site alemão Pro-Linux tem um relato (em alemão) sobre uma solução de Desktop GNU/Linux enxuta. Produzida pela Natural Computing GmbH o sistema consiste de Debian GNU/Linux adaptado em tamanho e funcionalidades para ser compatível com os requerimentos de um desktop de escritório. Eles também adicionaram software como o StarOffice e outras aplicações típicas de desktop. O natural.DESKTOP é projetado para preencher as necessidades de um sistema desktop de escritório em uma rede heterogênea para uso em ambientes de escritórios e governos.

OpenOffice para o Debian. Outro esforço foi iniciado para empacotar o OpenOffice para o Debian. Baixar o código fonte atual já come mais de 400MB. Já que ele é um pacote muito grande, mais de uma pessoa deve trabalhar nele. Jan-Hendrik Palic está tentando formar um grupo de pessoas interessadas para que um dia nós recebamos pacotes openoffice*.deb. É sabido, no entanto, que o sistema de construção do OpenOffice é uma bagunça completa, então há muito trabalho a ser feito antes.

Atualização para S/390. Stefan Gybas postou um relatório com o estado da arquitetura S/390 para o woody. Todos os pacotes "required" e "important" estão construídos, testados em 5 sistemas diferentes e e até mesmo instalados no repositório. Alguns pacotes, como o strace e o gdb estão faltando atualmente; no entanto, patches apropriados estão disponíveis para ambos, então eles devem ser incluídos logo. Você não estava louco para poder rodar XFree86 no seu S/390? Há até mesmo patches para o XFree86 4.1 enviados para o mantenedor.

Notícias sobre as arquiteturas do Woody. Os discos de instalação do Alpha fizeram muito progresso nos últimos dias. Um grande obstáculo para fazer o upload deles é que o ash do repositório estava muito quebrado e o último não compilava. Isso parece consertado agora. Os discos para o mips e o mipsel também precisam de alguns dias a mais de desenvolvimento e testes. No entanto, parece que os portadores já estão prontos para fazer o upload deles. No entanto, a documentação é um problema sério, já que ela ainda não cobre essas arquiteturas.

Instalando o Debian com apenas 4 MB de RAM. Jens Scheidtmann escreveu um mini-HOWTO descrevendo como se pode instalar o Debian GNU/Linux em uma máquina com apenas 4 MB de RAM. Computadores mais velhos podem não ser o suficiente para programar ou jogar, mas ainda preenchem os requisitos para um terminal de texto leve. O processo de inicialização é um pouco mais complicado que uma instalação normal do Debian, mas é factível.

Quer traduzir? Estamos procurando mais voluntários para ajudar a traduzir a DWN em mais idiomas. Se você está interessado, fale conosco e nós iremos colocar você por dentro do esquema.

Ajude-nos! Se você tem notícias que gostaria de ver cobertas na DWN, não espere até que o problema apareça e reclame que nós o perdemos - envie nos um email com sua notícia e iremos incluí-la na próxima edição. Nós tentamos nos manter atualizados com tudo o que acontece no enorme mundo Debian, mas não é fácil. Envie suas notícias, comentários e fotos suas pelado(a) para dwn@debian.org.

Novos pacotes


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier, Jean-Christophe Helary e Tollef Fog Heen.