Notícias Semanais Debian - 17 de Setembro de 2001

Outra arquitetura nova? Stefan Gybas pediu uma nova arquitetura: s390x. Ele escreve: "s390 é usado em mainframes IBM até a geração G6 (geração 6) e seus endereços de 31 bits (sim, 31 bits, não 32!). Os modelos mais novos (G7) usam endereços 64 biys e a arquitetura é chamada s390x. Kernels para s390x também incluem uma camada de emulação 31bits, para que possam ser rodados binários s390 no s390x." Ele também nos disse que um buildd para o s390x já está rodando, todos os pacotes importantes estão compilados e a instalação será a mesma da s390, então ele poderia até mesmo ser lançado com o Woody.

Colocando o isdnlog no Woody. Paul Slootman descobriu um problema severo com o pacote isdnutils. A razão está em um pacote binary-all depender de um pacote dependente de arquitetura que não está disponível em todas as arquiteturas, já que ele requer hardware que suporta ISDN para aquela arquitetura. Então, a dependência não pode ser satisfeita para certas arquiteturas, o que bloqueia a entrada do pacote no Woody.

Chamada para patches no lintian. Sean 'Sheleh' Perry anunciou que ele está de volta e pede às pessoas que têm patches para ler o sistema de busca de erros e submetê-los de acordo.

Aptitude quebrado com HTTP. Daniel Burrows escreveu que ele quebrou o aptitude e não quer que as pessoas digam isso a ele. Bem... O método HTTP quebra muito quando é executado a partir do aptitude. É um problema conhecido que se origina nas bibliotecas do apt, é o que foi dito. Daniel irá fazer o upload de um conserto logo. Por favor não envie toneladas de relatórios de erros sobre isso ou ele irá de ter de juntar os relatórios ao invés de ligar com o problema.

Alternativas nas Build-Dependencies. O Bdale Garbie descobriu que o jeito de o buildd lidar com as alternativas, atualmente, nos Build-Depends é algo pouco bom. O sbuild, que o buildd usa, sempre usará a primeira opção. Os mantenedores que usam alternativas nos Build-Depends devem saber disso quando começarem a usá-las. O Anthony Towns adicionou alguns cenários descritivos.

Construtor de Pacotes Pessoais. Junichi Uekawa anunciou o pbuilder, um construtor pessoal para pacotes Debian. Ele é um programa conveniente para criar um sistema chroot e construir pacotes Debian dentro dele. Nossos sistemas buildd usam um componente (sbuild) que também constrói pacotes. No entanto, o sbuild foca-se em construir pacotes para o buildd enquanto o pbuilder foca-se em integrar o processo de construir um chroot (debootstrap) e compilar pacotes Debian. A versão 0.3 já entrou no repositório.

Colocando o Debian em gráficos. O Edward Betts parece estar em paixão profunda com o xplanet. Ele usou o programa para um conjunto de análises como tentar localizar o centro do Debian ou calcular a distância entre os desenvolvedores, ou visualização do keyring. Peter Palfrader também criou algumas imagens visualizando o keyring. Esteja avisado, elas são enormes.

Dicas de overclocking. Rajesh Fowkar está procurando por aconselhamento sobre fazer overclock de uma placa mãe Asus e um CPU Celeron. Parece que a máquina tem alguns problemas compilando um kernel.

O FAI 2.2 foi lançado no domingo. Thomas Lange anunciou que o Instalação Totalmente Automática (ou Fully Automatic Installation) 2.2 estava pronto. O FAI é um sistema não interativo para adicionar máquinas Debian GNU/Linux para um cluster.

Yum, novos boot-floppies! O Adam Di Carlo anunciou que a versão 3.0.14 dos boot-floppies estão disponíveis para testes para PPC e i386. Martelo neles e envie relatórios de erros, comentários ou elogios para a debian-boot@lists.debian.org.

Malvadesas do /usr/share/java/repository. A configuração atual do Java no Debian deixa algo a desejar? Há uma discussão na lista de emails Debian-Java sobre classpaths Java. Aparentemente a Política Java está sendo olhada, então quaisquer usuários e desenvolvedores de Java e Debian podem querer seguir essa discussão e possivelmente entrar na mesma.

Nova característica para o dpkg-deb. Wichert Akkerman adicionou uma característica de formato para o dpkg-deb. Ela está agora no CVS para qualquer um que esteja interessado em por as mãos nela.

Novos pacotes. Esta é uma lista curta de alguns dos pacotes novos e notáveis para o Debian essa semana. Note que isso não pretende ser uma lista que inclua todos os pacotes ou um jeito de esnobar os pacotes que não forem mencionados. Qualquer mantenedor que lance um pacote para o qual ele gostaria de chamar a atenção deve mandar-nos uma nota. Qualquer mantenedor que reclamar porque seu pacote foi ignorado será sumáriamente ignorado ou ridicularizado.

Avisos de Segurança Recentes. Não houve avisos de segurança essa semana.

Tem notícias? Como sempre, envie suas notícias e anúncios para dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier e Martin 'Joey' Schulze.