Notícias Semanais Debian - 21 de Novembro de 2001

Procurando Erros por Pacote Fonte. Adam Heath adicionou a habilidade de procurar por erros baseados nos pacotes fontes para os scripts cgi que existem no https://bugs.debian.org/. Uma listagem de fonte contém todos os erros nos pacotes que vêm do pacote fonte. O jeito fácil de acessar essa característica é usando uma URL similar a https://bugs.debian.org/src:postgresql. Ou seja "https://bugs.debian.org/src:nomedopacote". Além disso, as listagens de pacotes têm links para os outros pacotes produzidos pelo mesmo fonte, além de ter um link para a página de bugs do seu pacote fonte. O Adam também adicionou mais características então você pode agora selecionar as severidades e estados dos bugs que você quer ver. Essas características estão sendo muito apreciadas por mantenedores de pacotes com múltiplos binários.

Conferência Ortográfica nas Descrições de Pacotes. Matt Zimmerman usou a oportunidade e melhorou sua primeira investigação de problemas gramaticais nas descrições de pacotes. Suas correções resultaram em um arquivo diff de 200Kb para mais de 1.300 pacotes (de um total em torno de 8.000). O email do Matt também contém regras a serem usadas para corrigir as descrições.

Ambiente Debian em cima do Mac OS X? Algumas mensagens apareceram na lista de emails debian-devel cobrindo isso. O projeto fink quer trazer o mundo de software Unix Open Source para o Darwin e o Mac OS X. O projeto modifica e porta software para que rode em cima do Mac OS X. Os arquivos foram disponibilizados para download como uma distribuição coerente. O Fink usa ferramentas do Debian como o dpkg e o apt-get para fornecer um sistema de gerenciamento de pacotes binários poderoso.

Boot-Floppies Internacionais. Uma mensagem na lista debian-boot pediu a inclusão do idioma dinamarquês no disco de root internacionalizado. Podemos refinar a escolha do idioma a qualquer momento. Agora, no entanto, seria provavelmente mais produtivo para as pessoas construir boot-floppies internacionalizados e descobrir se pode-se instalar com eles. Olhando a data de um arquivo traduzido, constata-se que várias traduções podem estar desatualizadas. Os tradutores devem conferir o estado delas.

Debian e o Euro. Javier Fernández-Sanguino Peña contribuiu mais um documento para o Projeto de Documentação Debian (DDP). A partir de primeiro de janeiro de 2002, vários países europeus passarão a usar o Euro como moeda. O Debian Euro HOWTO fornece informação compreensiva sobre como usar o símbolo de Euro no Debian. Incluindo a configuração do console texto do Linux, assim como o X Window. Além disso, pacotes especiais de Euro foram enviados para a seção experimental (euro-support, euro-support-console e euro-support-x) para fornecer suporte fácil ao Euro.

Visão Geral do WNPP. Bas Zoetekouw escreveu um script que gera uma visão geral das entradas de Pacotes Prospectivos ou que Precisam ser Trabalhados (WNPP) no Sistema de Busca de Erros do Debian. Este relatório deve ajudar as pessoas do Controle de Qualidade (QA) a limparem erros WNPP que não são mais relevantes já que ninguém se importa com os pacotes.

Atualização do Freeze. Anthony Towns enviou um relatório atualizado sobre o processo de freeze do Woody. Estamos quase na última semana para envio de pacotes base. Se há bugs ainda presentes que você gostaria de ver consertados, forneça patches ou faça agora o upload. Estamos também nos últimos dias para assegurarmo-nos de que os pacotes "task" e standard sejam incluídos na release do Woody. No momento parece que muitos pacotes serão removidos do Woody. Entre eles estão muitos pacotes comumente usados como gpm, Mutt, CVS, Procmail, Apache e Mozilla. Aqueles que podem consertar erros nesses pacotes e se preocupam com eles são encorajados a enviar patches ou a fazer upload de pacotes consertados usando as regras de NMU não oficiais do Anthony.

Guia de Compatibilidade de Hardware do GNU/Hurd. Se você está pensando em rodar o Debian GNU/Hurd mas não tem certeza de que tem hardware que funcionará, você tem sorte. James Morrison anunciou um Guia de Compatibilidade de Hardware para tornar a vida fácil para todos os futuros Hurders. Se você é novo no Hurd, você pode encontrar a Orientação do Hurd no início de cada mês na lista de emails Debian Hurd.

Nova Posição Voluntária. Ben Collins publicou o pedido na lista debian-project por um voluntário para lidar com as doações oferecidas ao Projeto. Isso inclui trabalhar com o time Web para manter a página de doações atualizada, alocar doações e por aí vai.

Mantenha contato... Se você tem perguntas ou comentários, envie-os para dwn@debian.org. Para aqueles que celebram o Dia de Ação de Graças, desejamos um bom feriado!


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier e Martin 'Joey' Schulze.