Notícias Semanais Debian - 5 de Dezembro de 2001

Estamos atrasados, sim, e sentimos muito por isso. O Joey foi ao International Linux Kongress (veja abaixo) e o tempo foi curto para escrever uma edição completa em tempo, por isso decidimos pular uma semana e preparar uma edição fantástica para essa semana.

Consertando erros do GPM. Zephaniah E. Hull trabalhou no GPM recentemente, lutando contra mouses que ignoram protocolos de mouse e enviam mais caracteres que o esperado. Zephaniah pediu publicamente que se fizesse relatos de erros sobre problemas com o GPM e mouses PS/2. Mesmo se esses bugs já estiverem relatados, por favor leia o email dele e forneça todas as informações de que ele precisa.

Qualidade dos pacotes Debian da Ximian's. Eric Van Buggenhaut esteve brincando com os Pacotes Debian da Ximian, tentando compilar a versão do gdm da Ximian. Seu medo inclui a possibilidade de que alguns dos pacotes da Ximian entrem no Debian, apesar de não terem manutenção apropriada, incluindo: não ter Build-Depends, não ter algo clean no debian/rules e arquivos debian/conffiles ruins.

Construção Automática de Pacotes non-free? Adrian Bunk iniciou uma discussão sobre a discriminação de pacotes non-free. Notou-se que os Servidores de Construção do Debian (buildd) não parecem construir pacotes non-free automaticamente para todas as arquiteturas, resultando em dificuldades para conseguir que pacotes non-free entrem na testing. Richard Braakman e James Troup (mantenedor de quase meia dúzia de buildds e ftp master) explicaram por que os buildd's não podem construir pacotes non-free automaticamente.

Freeze acontecendo. O freeze para o Woody está próximo o que irá definitivamente levar ao lançamento do Woody. Anthony Towns está revendo a situação da testing/unstable e relata os problemas que os mantenedores desses pacotes afetados precisam resolver para que seus pacotes sejam atualizados na testing. Aqueles que se importam com a Woody devem ler a lista de emails debian-devel com frequência.

Regras Interpretativas Sobre a DFSG 3. Branden Robinson propôs uma interpretação para a cláusula 3 da DFSG, que cobre modificações e trabalhos derivados. Sua proposta reflete a situação na qual há certas partes dos pacotes que não podem ser modificadas (ex. textos de licença e material auxiliar). Esse material auxiliar foi introduzido pela Licença de Documentação Livre GNU (GNU FDL).

Referência Rápida para o Debian. Osamu Aoki (青木修) iniciou um novo documento chamado Referência Rápida para o Debian GNU/Linux, que é distribuído sob a GNU FDL. Esse documento é em sua maioria uma coleção de scripts que podem ser usados como referência rápida. Ele cobre muitos aspectos da administração de sistema incluindo exemplos de comandos de shell e arquivos de configuração. Muitos problemas foram levantados a partir da lista de discussão debian-user.

Atualização do Freeze. Anthony Towns enviou uma atualização sobre o processo de freeze. Depois de 9 de dezembro nenhuma mudança (exceto backports mínimos para problemas de segurança ou excessões incrivelmente especiais) será feita nos pacotes base no Woody e nos pacotes standard que foram retirados do Woody não serão reinstalados. Veja nossa última edição para detalhes.

Remover Documentos do LDP? David Merrill, o coordenador do Linux Documentation Project, contatou o Projeto Debian recentemente preocupado com documentos do LDP (afetando pacotes como doc-linux-html e doc-linux-text mais as várias traduções) de terem de ser movidos para a non-free ou removidos do repositório por problemas de licenciamento. Muitos autores, no entanto, estão cooperando com o David e estão relicenciando seu trabalho

Relatório do International Linux Kongress 2001. O Projeto Debian teve a oportunidade de ter um estande e um workshop de desenvolvedores durante o International Linux Kongress 2001 que aconteceu na University of Twente semana passada. O Joey escreveu um relatório de viagem descrevendo alguns detalhes do encontro. Mais de uma dúzia de pessoas do Debian participaram da conferência, e conversaram sobre vários tópicos e trocaram fingerprints GnuPG. E, claro, encontros à noitinha foram sempre divertidos de participar.

Pacotes do SE Linux da NSA. Russell Coker gastou algum tempo investigando o SE Linux e criando alguns pacotes preliminares. Para que você extraia benefícios das mudanças feitas ao SE Linux você primeiro precisa ter um kernel com funcionalidade extra carregado. O Russel já tem um patch preparado.

Software Livre em Companhias Russas. Uma conferência não-pública sobre Software Livre no mundo dos negócios foi feita em Moscow no fim de novembro. Peter Novodvorsky Петр Новодворский) e Wartan Hachaturow do Debian participaram da conferência e deram uma palestra sobre o Debian

Um Pequeno Passo para o Debian... Nós normalmente não fazemos anúncios de produtos, mas pensadmos que seria interessante mencionar que a nova linha de servidores Blade da HP irão estrear com GNU/Linux antes de ter versões Windows ou HP-UX. Naturalmente, uma das distribuições GNU/Linux disponíveis é o Debian GNU/Linux. Infelizmente, os primeiros modelos não serão lançados até janeiro. Muito tarde para queimas de estoque, mas na hora para o dia dos namorados...

Pacotes Novos ou Notáveis. A seguir uma lista de pacotes novos ou atualizados que foram adicionados ao repositório do Debian desde nossa última edição.

Um Pacote Particularmente Interessante... Este realmente chamou minha atenção: chama-se "Vipul's Razor". É um programa distribuído, colaborativo, que pega e filtra spam para ajudar a evitá-lo. Ele merece menção especial porque quanto mais pessoas usarem ele mais eficiente ele será. Qualquer coisa que ajude a acabar com o spam é uma Boa Coisa(TM).

Atualizações de Segurança. Somente um problema de segurança para relatar essa semana, mas assegure-se de atualizar seus sistemas se ele afetar você.

Mantenha contato! Mande quaisquer comentários, sugestões e dicas de notícias para nós em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier e Martin 'Joey' Schulze.