Notícias Semanais Debian - 19 de Dezembro de 2001

archive.debian.org está de volta. O servidor que guarda as releases antigas do Debian, chamado archive.debian.org, foi ressucitado depois de estar offline por vários meses por causa de problemas de hardware. A máquina agora roda com um bom disco de 144 GB RAID e um novo anfitrião, o Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Minnesota e é administrada agora por Scott Dier. No entanto, más notícias: Um dos novos discos começou a falhar recentemente.

Imagens de CD do Hurd H2. O time do Hurd nos informou sobre novas Imagens de CD do Hurd. Imagens de teste são produzidas com um intervalo de quatro a oito semanas e as imagens H2 fazem parte da décima remessa dessa série. O Hurd cresceu de uma imagem de CD em agosto de 2000 (A1) para quatro imagens em dezembro de 2001 (H2). Essas imagens são demonstrações de um sistema operacional em desenvolvimento, então precauções cabíveis devem ser tomadas quando se for fazer a instalação. Similar às outras arquiteturas, a maioria dos programas importantes ficam no CD 1, enquanto os outros contêm pacotes menos importantes.

Sobre Consertar Erros de Segurança Críticos. Javier Fernández-Sanguino Peña fez uma análise sobre as vulnerabilidades detectadas e postadas na lista Bugtraq e aquelas enviadas como Alertas de Segurança Debian (Debian Security Advisories) (DSAs). Suas análises revelam que no último ano o Debian levou uma média de 35 dias para consertar vulnerabilidades de segurança. No entanto, mais de 50% das vulnerabilidades fooram consertadas em um período de até 10 dias, e mais de 15% delas foram consertadas no mesmo dia em que o aviso foi solto!

Mais Sobre Acrônimos. Nós recebemos respostas sobre o item que cobria os acrônimos na nossa edição passada. Foi colocado que vários acrônimos já estavam explicados quando se usava o programa dict ou um dos seus frontends gráficos (como o kdict ou wordinspect). Caso você não tenha ouvido falar sobre o dict ainda, ele é o cliente que faz perguntas ao servidor dictd. O DICT Development Group mantém vários servidores públicos que podem ser acessados de qualquer máquina conectada à Internet. Outro recurso interessante é a Lista de abreviações de três letras.

Novas Listas de Discussão. O time listmaster criou três novas listas: a debian-qa-packages, que é usada pelo Time de QA para lidar com relatórios de erros contra pacotes órfãos, a debian-ssh, que será usada para manutenção dos pacotes ssh do Debian e para coordenação e a debian-apache, que será usada para manutenção e coordenação de pacotes para o servidor web Apache e pacotes relacionados.

O Bom, O Ruim e o Feio. Gergely Nagy postou uma grande reclamação contra empacotar software para o Debian muito rapidamente e sem prestar atenção o suficiente no ato de empacotar. Ele está preocupado porque os pacotes cujos mantenedores não prestam pelo menos um pouco de atenção ao empacotar não refletem a imagem que ele tem do Debian. Encare isso, o Debian é conhecido por sua qualidade. Isso é algo que podemos perder.

Portando o Kaffe. John R. Daily estava fazendo um trabalho para assegurar a disponibilidade do kaffe no port IA-64. Ele enviou esse relatório sobre problemas que impedem o uso do Kaffe em algumas plataformas. A buildd.debian.org reporta que o último pacote não compila no mips, mipsel, hppa e sparc. O relatório cobre relatórios detalhados de problemas para cada arquitetura.

Segurança. Tivemos dois alertas de segurança essa semana. Como de costume, se seu sistema é afetado, assegure-se de atualizar os pacotes logo.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes novos ou atualizados a seguir foram adicionados ao repositório do Debian desde nossa última edição.

Mantenha contato... Como de costume, gostaríamos de pedir que se você tiver dicas de notícias ou anúncios sobre o Debian por favor envie-os para dwn@debian.org. Também, tenha um Feliz Natal!


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier e Martin 'Joey' Schulze.