Notícias Semanais Debian - 27 de Dezembro de 2001

Feliz Natal a todos. Esperamos que aqueles que estão celebrando o Natal estejam tendo dias felizes. Descanse da sua vida normal, pense sobre o ano que passou e pense sobre o que você pode fazer para melhorar o Software Livre e o Debian em particular. Estamos de volta para lhes servir, mas fornecendo uma edição pequena dessa vez.

Uma Árvore de Natal Interativa? Aqueles que estão um pouco cansados da árvore de Natal normal pode estar interessados nisso. Você pode ter lido sobre isso em outras e-zines, no entanto. No Instituto Politécnico de Worcester alguns estudantes cruzaram uma árvore de Natal com uma máquina GNU/Linux. O resultado é christmastree.wpi.edu, uma árvore de natal interativa.

Linha do Tempo para 2001. Apesar de isso não ser diretamente relacionado ao Debian, pode ser interessante para a maioria dos nossos leitores. O time da Linux Weekly News (LWN) preparou uma versão alpha da Linha do Tempo Linux 2001 que é a quarta nessa série. Lá você vai encontrar uma recpitulação mês-a-mês dos grandes eventos sobre software livre e GNU/Linux desse ano.

Localizing Debian. Michael Bramer reportou outra tentativa que ele fez, para fazer uso público das descrições traduzidas dos pacotes que ele mantém. Ele copiou a interface da packages.debian.org para o servidor DDTP para prover uma facilidade de busca de pacotes multilíngue. Atualmente apenas Alemão e Português Brasileiro são suportados, mas mais idiomas seguirão assim que mais descrições forem traduzidas para esses idiomas. O Michael gostaria que o packages.debian.org oficial suportasse isso. Ajuda é bem-vinda.

Debian GNU/Linux 2.2r5 Ante Portas? O Joey está trabalhando em uma nova revisão do Debian GNU/Linux 2.2, também conhecido como “stable”. Seu plano é de lançar essa versão na primeira semana de janeiro de 2002. Há ainda algumas recompilações necessárias, no entanto, para ter as novas versões da release stable sincronisadas para todas as arquiteturas.

Debian Perdendo Qualidade. Brian Wolfe postou uma longa reclamação sobre o Debian. O que ele diz é válido e descreve um problema crítico no Debian. Enquanto o número de pacotes e mantenedores crescem rapidamente há vários pacotes que não têm sido tocados por um tempo, ou cujos autores abandoram aparentemente. Pacotes velhos e cheios de erros colocam uma luz ruim na distribuição Debian. O Brian pede ao Projeto Debian para achar um jeito de avisar ao usuário se um pacote foi abandonado pelo seu autor e se seus bugs podem não ser consertados se o mantenedor não quer ou não consegue consertá-los.

Boot-Floppies 3.0.18 estão Disponíveis. Adam Di Carlo relatou que os novos boot floppies foram criados para cinco arquiteturas e dez idiomas através do escolhedor de idioma, mas nem todos os idiomas estão disponíveis para todos os "sabores". Diz-se que o modconf tem falta de algumas traduções, então ajuda é apreciada. Se você tem comentários, sugestões, etc, por favor envie-nos para debian-boot@lists.debian.org.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes novos ou atualizados a seguir foram adicionados ao repositório Debian durante os últimos sete dias.

Tem Notícias? Mantenha-nos informados! Nós não queremos perder nada. Assegure-se de mandar comentários e dicas sobre pacotes novos ou velhos. Desejamos um feliz ano novo.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier e Martin 'Joey' Schulze.