Notícias Semanais Debian - 13 de Março de 2002

Bem-vindo(a) à décima primeira edição do DWN desse ano, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Parece que essa foi uma semana quieta. No entanto, foi uma grande semana, já que o processo de lançamento do Woody continua bem e um Desenvolvedor Debian ganhou duas medalhas de Ouro.

Estado do Lançamento do Woody. Anthony Towns enviou outro relatório cobrindo o lançamento do Woody. A contagem de bugs ainda está diminuindo, mas mais lentamente do que nós gastaríamos. Por favor continue olhando os pacotes que você mantém ou usa para se assegurar de que eles estão lançaveis. Novamente, ele removeu alguns pacotes do Woody que pareciam não-lançáveis.

Debate das Eleições de Líder do Projeto. Randolph Chung enviou uma Chamada para Perguntas para o debate da Eleição de Líder do Projeto Debian (DPL) que vem aí, como foi anunciado pelo secretário do projeto na semana passada. Como envisionado atualmente, o debate será moderado pelos panelistas, e serão quebrados em quatro partes: perguntas em geral, perguntas direcionadas aos candidatos, perguntas que forem levantadas durante as partes acima e, finalmente, palavras finais e contra-argumentos.

Disquetes baseados em XFS. Duas pessoas estão trabalhando na integração de XFS nos boot-floppies do Debian. Eduard Bloch criou a primeira imagem de instalação em CD para o Woody e XFS que pode ser baixada aqui. Angelo Ovidi criou um novo projeto no SourceForge chamado XFDeb. Ele já criou um disco de rescue baseado no kernel 2.4.14 e XFS 1.0.2 e irá criar os discos de root e drivers, também. Seu objetivo é unificar seu trabalho com o instalador Debian com suporte ao XFS da SGI do Ionut Georgescu para oferecer o sistema de arquivos jornalado XFS como uma opção em tempo de instalação.

Desenvolvedor Debian ganha o Ouro Paraolímpico duas vezes. Parece que um de nossos desenvolvedores, Bart Bunting, está participando das Paraolimpíadas que estão acontecendo na cidade de Salt Lake. Ele ganhou a medalha de ouro no Super-G e Downhill para debilitados da visão. Bart, duas vezes campeão mundial nos títulos na Suíça dois anos atrás, está competindo na sua primeira Paraolimpíada. Parabéns Bart!

Licenças da Documentação do teTeX. C.M. Connelly está no processo de vetar os arquivos de documentação que são distribuídos com os pacotes tetex. A maior parte deles é compatível com a Definição Debian de Software Livre (DFSG), parcialmente usando a Licença Pública do Projeto LaTeX (LPPL), Licença Pública Geral GNU (GPL), sua própria licença compatível com a DFSG, ou no domínio público. Há em torno de 30 documentos cujo estado de licenciamento é menos claro e esses são os que estão sendo investigados.

O DebianHelp Precisa de uma Nova Casa. O site web DebianHelp foi criado em 2000 e objetiva ajudar iniciantes no Debian GNU/Linux. Atualmente, o mantenedor do DebianHelp, Randy Edwards, está pedindo ajuda, porque o site irá perder suas conexão de internet em alguns meses. Aqueles que querem oferecer a ele hospedagem do site web ou do servidor devem entrar em contato com o Randy.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume. Assegure-se de atualizar seus sistemas se tiver quaisquer desses pacotes instalados.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.