Notícias Semanais Debian - 20 de Março de 2002

Bem-vindo(a) à décima segunda edição da DWN, a newsletter semanal da comunidade Debian.

A Votação começa no domingo. Manoj Srivastava, o Secretário do Projeto, postou uma atualização sobre o processo de eleição. A votação iniciará no domingo, 24 de março à meia noite, horário de Greenwich. Às 21:00, horário de Greenwich, sábado, dia 23 de março, haverá um debate no IRC no canal #debian-debate da rede de IRC OpenProjects.

Boot floppies 3.0.21 lançado. Adam Di Carlo pediu mais testes do sistema de instalação para não-i386. Esse lançamento é o primeiro que é compilado na Woody ao invés da sid. Como a maioria dos lançamentos dos boot-floppies, esse tem uma lista impressionante de mudanças. Por favor ajude a testar essa versão para que possamos lançar a Woody logo.

Pré-lançamento de .debs do Xfree 4.1.0-15. Branden Robinson tem .debs de pré-lançamento disponíveis no seu repositório. Como ele escreveu: <sedução grosseira>Quanto mais cedo eu colocar esse lançamento para dormir, mais cedo vou poder trabalhar no 4.2.0.</sedução grosseira>. Então, por favor, teste esses pacotes e relate os erros para a lista de emails debian-x.

Censurando o Debian? irssi-scripts levou um relato de erro sobre uma piada racista que era usada como mensagem do kick. Isso criou uma longa, longa thread sobre censura com comentários sérios e brincalhões. Nós nem mesmo tentaremos resumir a thread aqui. No entanto, ela criou algumas threads interessantes sobre censura, se o perl é ofensivo e se a Debian Jr. deve conflitar com pacotes ofensivos.

Relatório de Viagem a CeBIT. Mesmo o Projeto Debian não tendo conseguido um stande na exibição CeBIT desse ano, que é a maior mostra de computadores da Europa, houve algumas atividades interessantes sobre Software Livre e GNU/Linux. Vários advogados do Software Livre participaram desse evento. Nós descobrimos que os únicos CDs contendo GNU/Linux que eram dados aos visitantes continham um derivado de um sistema Debian: Knoppix, que foi distribuído pela Agency for IT Security do Ministério Federal da Fazenda da Alemanha, e um sistema especializado que será coberto na próxima edição. Parece que a febre acabou e o GNU/Linux está se tornando um sistema operacional aceito entre os outros.

update_output.txt explicado. Os scripts que instalam pacotes na testing geram dois arquivos que são úteis para entender por que um pacote não foi para a testing. Eles são update_output.txt e update_excuses.html. Eles estão explicados no FAQ Não Oficial da Testing do Jules Bean. Além disso, Anthony Towns os explicou um pouco mais.

Linda anunciada e pré-lançada. Steve Kowalik escreveu um substituto para o lintian, Linda, que é em python ao invés de perl. Ela foi anunciada e pré-lançada essa semana. Linda segue as pegadas do lintian sendo modfular e extensível, apesar de ela checar pacotes muito mais rápido que o lintian. Steve nos disse que espera que a Linda seja uploadeada para o repositório tão logo a confusão do crypto na main esteja acabada.

Usuário de Debian GNU/Linux é um Hacker Pobre? Vários meses atrás, Franck Alcidi fez alguns desenhos interessantes que mostram a imagem dos usuários de GNU/Linux: Geek Debian, Geek Red Hat, Geek SuSE, Geek Mandrake e por aí vai, como mostra a edição 72 da Linux Gazette. Ele descreve o Geek Debian como um hacker pobre e verdadeiro.

Como dividir pacotes? Junichi Uekawa imaginou como dividir pacotes. Colin Watson deu alguns conselhos sobre isso, e falou de como ele dividiu o groff em groff e groff-base.

Manual de Segurança Debian 2.0 lançado. Javier Fernández-Sanguino Peña nos informou de que ele atualizou o Manual de Segurança Debian. As traduções não estão atualizadas ainda. Javier está procurando pessoas para consertar os FIXMEs e traduzir o manual.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente.

Por causa da transição de crypto para a main, o dinstall parece ter sido parado, portanto nós estamos adiando a lista de Novos Pacotes dessa semana para a próxima edição.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume. Assegure-se de atualizar seus sistemas se tiver quaisquer desses pacotes instalados.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.