Notícias Semanais Debian - 27 de Março de 2002

Bem-vindo(a) à décima terceira edição da DWN neste ano, a newsletter semanal da comunidade Debian.

Paradas nos daemons(servidores) durante atualização. Adrian Bridgett relatou um inconveniente no Debian, para seus olhos. Antes de um upgrade os daemons serão parados, então o pacote é atualizado e finalmente eles são reiniciados. Em máquinas rápidas você normalmente não irá perceber a parada, mas em máquinas lentas há um certo tempo em que o daemon em questão não estará rodando. Adam Heath explicou que os daemons tem que ser parados antes de uma atualização, já que start-stop-daemon verifica o binário no disco.

Pacotes ainda residindo no Potato. Otto Wyss publicou uma lista dos pacotes cujos arquivos ainda residem no diretório potato do repositório Debian. Antes do lançamento da Woody, alguém provavelmente precisa checar se eles estão apropriados para lançamento e requisitar a sua remoção ou não. Alguns pacotes podem nem mesmo ser requeridos mais.

Software Crypto no Repositório Main. Anthony Towns finalmente anunciou que software criptográfico tem permissão para upload no repositório principal do Debian. Algum tempo atrás (Janeiro de 2000?) o governo dos EUA decidiu que software criptográfico já estava na verdade disponível fora dos EUA e e que não teria muita importância se os controles fossem relaxados. Um grupo especializado, composto por desenvolvedores Debian e advogados preparou recomendação legal sobre isso. Por favor, veja o artigo do Anthony para detalhes.

Preparando outra Revisão da Stable. Em outra tentativa quixotesca, Joey está trabalhando numa atualização para a versão estável do Debian (conhecida como 2.2). A lista dos pacotes contém no momento nada menos do que 24 atualizações de segurança e sete importantes atualizações. O plano é publicar esta revisão no começo de Abril. Pessoas devem comentar com o Joey diretamente caso elas discordem.

Precisa-se de novo Mantenedor para o IceWM. Jérôme Marant nos disse que o pacote IceWM não tem mais nenhum desenvolvedor ativo no código original. Que coisa lamentável para um gerenciador de janelas tão bom. Já que o mantenedor Debian do IceWM não quer tornar-se o mantenedor original novas pessoas são necessárias para manter vivo este pedaço de software. Ele foi adicionado na lista de software livre não mantido .

Eleição do Líder do Projeto. O Secretário do Projeto Debian iniciou a primeira chamada para votação da eleição do lider do projeto Debian de 2002. Os votos devem ser recebidos até 23:59:59 UTC em 16 de Abril, 2002. Manoj Srivastava reescreveu a maquinária de votação que funciona um pouco diferentemente do que antes. Aparentemente, houveram alguns problemas encontrados, que agora já foram resolvidos.

Novos Boot-Floppies 3.0.21. O time dos boot-floppies lançou um novo conjunto de boot-floppies para o Woody. Robert Bihlmeyer submeteu um relato de sucesso depois. Esse conjunto de boot-floppies ainda não está disponível para alpha, arm, s390 e sparc. Os Portadores devem tomar conta dessas arquiteturas.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume. Assegure-se de atualizar seus sistemas se tiver quaisquer desses pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contém atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 97 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Por favor informe-nos sobre tudo o que estiver acontecendo na comunidade Debian. Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários e tópicos que nós tendemos a esquecer para adicionar. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.