Notícias Semanais Debian - 17 de Abril de 2002

Bem-vindo(a) à décima sexta edição do DWN desse ano, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Não diretamente relacionado ao Debian, mas provavelmente afetando todos nós: a ZDnet recentemente relatou sobre dois novos grandes jogadores no mundo dos computadores que estiveram ocupados nos bastidores pelos últimos dois anos, construindo um estande de coletas para coletar royalties da maioria do tráfego da Internet, se não todo ele.

Imagem de CD do Woody. Raphaël Hertzog pediu que as pessoas testassem uma nova característica que se planeja usar no primeiro CD binário oficial do Woody. Com essa característica, você poderá escolher um kernel no momento do boot, ao invés de dar boot em um CD diferente para cada sabor. Por favor, pegue a imagem de aqui, queime-a em um CD e tente dar boot nela. Você pode também instalar o Debian com ela se quiser. =)

Rsync e Debian. Martin Pool, upstream atual do rsync, coletou perguntas e respostas sobre a integração do rsync na rede de servidores Debian. Ele as compilou em um documento que irá provavelmente reduzir discussões similares nas nossas listas de email. Ele é muito informal, mas poderá ser útil. Por favor envie comentários para mbp@samba.org.

Determinando um Sistema de Arquivos Viável. Recentemente, Michal Frackowiak perguntou que sistema de arquivos é mais viável para seu laptop. Mesmo apesar de alguns sistemas jornalados como o Ext3FS e ReiserFS serem suportados pelo kernel do Linux 2.4, a performance parece não ser totalmente testada. Mark Janssen apontou que o ext3 irá manter o disco ocupado escrevendo o jornal, então o desligamento do disco rígido não irá mais acontecer.

Instalando Debian em um iBook. Um tempo atrás, Edd Dumbill lançou um artigo em que descreve como um iBook pode ser instalado com Debian GNU/Linux. Depois de anos andando na selvageria irritada dos PCs mix-and-match, ele quis trabalhar em um computador que parece ter uma alma. O melhor recurso, no entanto, cobrindo a Instalação do Debian nessa máquina é a página Instalando o Debian 3.0 em um iBook Applet do Branden Robinson.

Carta Aberta para a Lindows.com. Bruce Perens, antigo Líder do Projeto Debian e evangelista do Software Livre, recentemente enviou uma carta aberta para Michael Robertson, CEO da Lindows.com, Inc. O Bruce mostra muito polidamente que são parceiros, que aceitaram algumas regras. A razão principal para o envio dessa carta é que a primeira versão beta (binário-apenas) do LindowsOS, que dizem ser baseada no Debian, foi lançada para um número limitado de testadores beta e a companhia ainda não preencheu sua promessa de código-fonte. Bruce estava também incomodado com o tratamento dado à FSF e Bradley Kuhn por Robertsons, qu foi relatado no Newsforge.

Construindo o Debian em cima do OpenBSD. Andreas Schuldei planejou por um tempo, criar um Debian GNU/OpenBSD seguro, consistindo do melhor de ambos os mundos. Ele recentemente lançou ferramentas necessárias para criação de pacotes Debian em um sistema OpenBSD. Esse esforço terá sucesso mais rapidamente e será mais divertido para cada pessoa se mais pessoas trabalharem nela, claro. Se você tem mais perguntas, por favor entre em contato com o Andreas diretamente.

KDE3 para Debian. Várias pessoas perguntaram quando pacotes para o KDE3 estarão prontos. Chris Cheney lançou seus planos para sua versão. O KDE 3.0 não entrará no sid até que a woody seja lançada, o que está marcado para o dia primeiro de maio. O Chris pode também esperar até que o XFree 4.2 seja lançado para que uma recompilação não seja necessária. No entanto, pacotes preliminares serão disponibilizados uma vez que o empacotamento do kdebase seja terminado. Para vocês, que estão preocupados sobre a interação entre os arquivos de desenvolvimento do KDE2 e KDE3, aqui está um documento descrevendo o problema.

Repositório CVS para o OpenOffice. Peter Novodvorsky, (Петр Новодворский) a pessoa que inicialmente construiu o pacote Debian para o OpenOffice, anunciou que várias pessoas do Debian se juntaram a seus esforços mais de perto, e estão agora trabalhando por um arquivo de CVS público. O email referenciado acima contém todos os detalhes que você precisa saber para acessar o arquivo anonimamente. Já que as mensagens de commit são enviadas para a lista debian-openoffice, os inscritos podem seguir o desenvolvimento dos pacotes Debian. Foi também muito recentemente mencionado que o OpenOffice poderia até mesmo ser uploadeado para a main já que a última dependência em uma biblioteca non-free foi removida.

Bdale Garbee é o novo Líder do Projeto. Manoj Srivastava, o secretário atual do projeto, anunciou os resultados da nossa eleição de Líder do Projeto. De acordo com a página do resultado, o vencedor é o Bdale Garbee (aqui está sua plataforma de campanha). Nós gostaríamos de agradecer a Branden Robinson e Raphaël Hertzog pelo serviço que prestaram ao projeto e congratular Bdale Garbee por seu serviço honrável.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume. Assegure-se de atualizar seus sistemas se você tem esses pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contém atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 106 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.