Notícias Semanais Debian - 24 de Abril de 2002

Bem-vindo(a) à décima sétima edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Já que o projeto Debian se juntou (está planejando) à OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards) nós iremos observá-los. Uma coisa que foi relatada na semana passada cobriu a reserva de patentes da IBM, que iria tornar o ebXML (um padrão aberto para transações eletrônicas e colaboração entre negócios) inútil. No entanto, depois a IBM esclareceu o assunto.

Tarball do Base do Debian GNU/FreeBSD. Nathan Hawkins recentemente anunciou um novo tarball base para aqueles que querem ver o Debian GNU/FreeBSD ao vivo. Muitos pacote tiveram de ser modificados para esse propósito, mas o trabalho parece valer a pena. As pessoas devem conferir o estado desse port.

Diga Obrigado. Como reação a uma das mais recentes discussões esquentadas, Sean Perry apontou que nós devemos dizer obrigado às pessoas que tornam nosso dia mais fácil. Ele diz, que apenas enviando um grande "obrigado, seu trabalho é usado todos os dias e eu amo ele" vale mais à pena que qualquer outra coisa.

Por que o XFree86 4.2 não Está na Woody. Como outra reação para a mais recente discussão esquentada sobre os pacotes do XFree86 4.2, que ainda não existem, Branden Robinson enviou um artigo para a lista. Ele explica que tem estado muito ocupado em tornar o X 4.1.x estável, tendo que todar em nada menos do que 11 arquiteturas. O XFree86 não testa ou prepara distribuições para várias dessas arquiteturas. Portanto, o Debian é o laboratório de portabilidade do XFree86 no GNU/Linux.

Hurd Acabado? Algumas pessoas notaram que todos os pacotes da arquitetura hurd-i386 foram removidos recentemente. Não se preocupe demais, já que Jeff Bailey pediu isso para que o time do Hurd possa começar a fazer upload de pacotes com a nova ABI (Interface Binária para Aplicações, ou Application Binary Interface), que é a interface pela qual uma aplicação ganha acesso ao sistema operacional e outros serviços. É melhor, provavelmente, remover todo os seu sistema Hurd existente e reinstalá-lo. Não há esforços para fazer uma transição fácil.

Ativando Teclas em Teclados Extendidos. É uma pergunta feita frequentemente por donos de laptops: Como se pode fazer uso das teclas adicionais? Se o kernel Linux e o XFree86 geram códigos de teclas para eles, hotkeys ou mesmo simplesmente xmodmap pode ser útil. Se o Linux não conhece as teclas, você tem de, antes de mais nada, aplicar um patch ao kernel.

Destino do Potato? Vários usuários perguntaram o que irá acontecer ao Debian 2.2, chamado Potato, quando o Woody for lançado. Aqueles que têm máquinas lentas ou pequenas e rodam Potato numa boa podem relutar em fazer upgrade para o Woody, já que ele requer mais espaço e máquinas mais poderosas que o Potato. Uma coisa certa é que quando o Woody for lançado, o release do Potato será movido para o arquivo onde as outras releases, como o buzz, rex, bo, hamm e slink estão salvas. O time de segurança pode suportar a release estável por um tempo depois de o Woody ter sido lançado, mas seria melhor não depender disso, é o que revelou Josip Rodin.

Pacotes Novos ou Notáveis Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contém atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 7 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 88 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.