Notícias Semanais Debian - 1 de Maio de 2002

Bem-vindo(a) à décima oitava edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Parece que uma semana não passa sem que aja um flame no fórum de desenvolvedores. O flame dessa semana inclui reclamações sobre manutenção do arquivo estar demorando. Em uma nota mais feliz, estamos orgulhosos de incluir itens de Gustavo Noronha Silva e Thomas Bliesener na edição dessa semana.

Fórum Internacional Software Livre em Porto Alegre. Ronaldo Lages recentemente anunciou o terceiro Fórum Internacional Software Livre, que acontece em Porto Alegre, Brasil. Muitas organizações internacionais estarão representadas e pessoas de todo o país vêm participar das palestras e workshops. O Projeto Debian será representado por quase todos os desenvolvedores brasileiros. Eles promoverão um curso de instalação e uso do Debian e também uma palestra sobre o Debian e o Debian-BR.

Tela de Boot LILO para o Debian. Philipp Wolfer imaginou por que é que todas as principais distribuições comerciais vêm com uma tela de boot do LILO gráfica e o Debian não. Quando ele instalou o Woody alguns meses atrás ele notou que o seu pacote do LILO suportava o menu de boot gráfico, mas não oferecia uma imagem para ele. Portanto, o Philipp criou uma tela de boot com o logo do Debian, que pode ser baixada aqui.

Precisa-se de Pessoas com Conhecimento em ATM. Russell Coker recentemente anunciou sua intenção de abandonar o pacote do atm-tools, já que ele não é dono de nenhum hardware ATM, portanto manter e depurar o pacote é bastante compicado para ele. Though Marc Haber deu um passo a frente , porém ele também não pode depura-lo. Uma pessoa com acesso a hardware ATM e familiaridade com detalhes de sua implementação é necessária para avançar e adotar o pacote.

Portal do Desenvolvedor Debian. Igor Genibel anunciou um portal para os desenvolvedores que reune uma grande quantidade de informacao e links uteis aos desenvolvedores Debian. Este inclui relatório de bugs, bugs críticos, relatórios do lintian, relatórios do buildd e uma lista de todos os pacotes mantidos pelo desenvolvedor em questão. No entanto, Raphaël Hertzog comentou que Tollef Fog Heen e Rob Bradford estão trabalhando no site developer.debian.org para fazer basicamente a mesma função.

Anúncio de Release do Woody. Joey Hess iniciou uma discussão sobre o conteúdo planejado para o anúncio da release do Woody. Ele está coletando fatos importantes que precisam ser mencionados além dos chatos números como esses muitos novos pacotes, aqueles muitos pacotes atualizados, e assim por diante. Aqui está uma versão preliminar. Comentários devem ser enviandos para a lista debian-devel.

Rodada de Segurança para o Release do Woody. Matt Zimmerman esteve acompanhando problemas de segurança que afetam o Debian Woody. Ele listou os problemas de segurança que encontrou juntamente com seu estado atual. Para cada bug ele tentou verificar que, além de estar consertado na unstable, a versão consertada já foi propagada para o Woody. Ele pediu, que os mantenedores de pacotes indicassem qual versão conserta o erro quando fecharen um bug relacionado a segurança. Essa informação é muito importante para o time de segurança e nossos usuários.

OpenSSL e Software Licenciado sob a GPL. Houve alguma confusão sobre se é permitido linkar software lançado sob os termos da Licença Pública Geral GNU (GPL), com a biblioteca OpenSSL. O item problemático é a cláusula de propaganda, que ambas as licenças do OpenSSL contêm. A presença delas impõe uma restrição adicional às licenças, o que é proibido na cláusula seis da GNU GPL.

Debian no Identificador User-Agent. Com o lançamento do Mozilla 0.9.9-4, o pacote Debian do Mozilla usa uma string User-Agent customizada, que indica a distribuição e a versão do Mozilla. Isso é necessário, dada a atual política sobre strings User-Agent do upstream, que parece ser o resultado de um relato de erro, que revela que a versão Debian contém muitos patches, que a tornam uma versão derivada.

Imagens DVD Diárias do Debian. Attila Nagy recentemente anunciou que ele começou a produzir ISOs de DVD diárias (não UDF) para a Woody IA-32 Woody e a Sid no formato jigdo. Para nosso conhecimento, isso faz o Debian a primeira distribuição a oferecer snapshots diários em DVD.

Imagens de CD do Woody para Testes. Phil Hands anunciou novos arquivos jigdo preliminares para Imagens de CD do Woody. Phil disse que as imagens para as arquiteturas Alpha e SPARC estão com erros, atualmente, mas que isso deve estar consertado no lançamento. Por favor teste essas imagens e relate erros para a lista debian-cd.

Desenvolvimento do Port SuperH Suspendido. Algum tempo atrás, Joey notou que, não apenas a lista debian-superh era muito quieta, mas que o repositório de pacotes não continha arquivos binários para essa arquitetura. Os portadores estão provavelmente tentando consertar um problema quanto às muitas arquiteturas meio-incompatíveis. Os portadores estão trabalhando para fazer compilação cruzada. Anthony Towns explicou depois que nosso port do SuperH nunca foi uma distribuição instalável.

Melhores Práticas de Empacotamento. Raphaël Hertzog começou a trabalhar em um documento chamado "Best Packaging Practices", juntando esse projeto com a Referência dos Desenvolvedores Debian atualizada. Adam Di Carlo irá trabalhar em um novo esqueleto para o documento, pensar em boas idéias virá a seguir e finalmente contribuidores serão necessários para preencher a estrutura com vida.

A Melhor Distribuição para Desenvolvedores? Houve uma pesquisa interessante sobre "Qual é a melhor distribuição para desenvolvedores de software?" (tradução em inglês) na Geekforum, uma instância Coreana do Slashdot. Mais de 50 % dos leitores que votaram preferiam a Debian GNU/Linux sobre outras distribuições GNU/Linux. Os participantes explicaram que essa decisão é por o Debian GNU/Linux fornecer múltiplas versões de ferramentas essenciais para desenvolvimento e permite que o usuário alterne entre elas, eles têm a flexibilidade que demandam em uma distribuição.

Sem Lançamento em Primeiro de Maio. O esperado lançamento do Woody que foi antecipado para primeiro de maio será adiado. Anthony Towns, o destemido gerente de lançamentos, enviou um novo relatório de estado, dizendo que as únicas mudanças que aindam precisam ser feitas são os consertos de segurança comuns, que precisam acontecer durante todo o tempo de vida da estável, de qualquer forma. Seu relatório contém uma descrição detalhada desses problemas. Há também uma idéia errada de tempo em algumas pessoas, o que torna lentas as coisas.

Preparações para a LinuxTag. Michael Bramer e Joey começaram as preparações para a LinuxTag, que acontecerá na Alemanha no começo do mês próximo. A LinuxTag é a maior e mais importante exibição e conferência sobre Software Livre na Europa. Uma Conferência Debian está sendo planejada para durante a mostra. Aqueles que quiserem se assegurar de que certas coisas sejam feitas devem falar na lista debian-events-eu.

CDs Bootáveis para Mipsel. Um tempo atrás, Phil Hands notou que os CDs do mipsel são bootáveis e Karsten Merker explicou que nós atualmente não temos um carregador de boot que possa ser compilado no Linux e também possa dar boot em uma DECstation a partir de um sistema de arquivos ISO9660. No entanto, depois ele anunciou ter conseguido construir um CD ISO-9660 que pode dar boot numa DECstation. Nesse meio tempo, houve avanços nesse tópico. Um patch contra o pacote debian-cd atual que permite a criação de CDs bootáveis para Debian/mipsel foi postado para a lista debian-cd.

Palavras do DPL. Mesmo que nós tenhamos esquecido disso na nossa última edição, Bdale Garbee agradeceu a todos que participaram no processo de eleições desse ano, o líder que está saindo, Ben Collins, e o secretário atual, Manoj Srivasta. Ele pediu suporte completo para nosso gerente de lançamentos, Anthony Towns enquanto ele nos lidera nas preparações finais para nosso lançamento do Debian 3.0 (Woody). Essa foi a primeira do que ele espera ser uma série bem regular de mensagens do novo Líder do Projeto Debian.

Pacotes Novos ou Notáveis Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contém atualizações importantes.

Número de Pacotes Órfãos Não Mudou. Parece que nenhum pacote foi abandonado essa semana que não tenha sido adotado antes da DWN ser lançada. Portanto nós estamos num total de 82 pacotes abandonados.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Nós não vemos tudo, infelizmente e esse mês será um mês ocupado para nós. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.