Notícias Semanais Debian - 23 de Maio de 2002

Bem-vindo à vigésima primeira edição do DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Nos desculpem por estarmos atrasados, mas o involvimento do Joey na organização da LinuxTag tirou o tempo que ele tinha para preparar a DWN em tempo. Isso deve continuar a acontecer até o início de junho. Claro que nessa semana houve um email perguntando quando a Woody estará pronta. Resumindo: ainda há o que ser feito antes de podermos lançá-la.

O MPlyaer está Pronto para Empacotamento Debian? Com o recente anúncio da versão 0.90pre2 do MPlayer, algumas melhoras importantes no código foram anunciadas. O pacote agora consiste inteiramente de código 100 % GPL e também contém código de detecção de CPU em tempo de execução. Isso significa que qualquer binário x86 do MPlayer pode rodar em qualquer outra CPU x86. A detecção em tempo de compilação da CPU alvo não é mais necessária. Uma terceira melhora interessante refere-se ao suporte a mais formatos de arquivos, incluindo o novo e muito popular formato Ogg.

Problemas de Licença com o Pacote Nessus. Josip Rodin explica que ele não pode lançar os novos pacotes do Nessus porque o upstream decidiu usar o OpenSSL, que é linkado com código GPL. Depois, Simon Law tentou falar com o upstream.

Build-Depends Faltando. Junichi Uekawa lançou uma lista de pacotes que não têm uma linha Build-Depends mas que dependem de pacotes além do build-essential. A lista pretende ser uma aproximação que dê alguma ajuda. Considerando que há apenas 300 pacotes nela, que são menos de 10% da distribuição Debian, nós estamos bem perto de ter uma configuração útil Build-Depends. Obrigado a todas as pessoas que tornaram isso algo possível!

Empacotando Fortunes. Aurelien Jarno ponderou sobre o estado legal das coleções de biscoitos da sorte (fortunes). Disseram a ele que cada fortune é uma citação e que é legal incluí-la, desde que ela não seja maior do que 4 linhas, que acredita-se constituir "bom uso". No entanto, o pacote fonte, que inclui todos os biscoitos da sorte, precisa de um copyright da pessoa que os compilou.

Flamewar da Semana. Nils Rennebarth imaginou se as longas demoras com relação a pacotes novos são causadas pelo lançamento do Woody que está por vir. Mesmo essa sendo uma pergunta sem flames, Jeroen Dekkers fez com que ela se tornasse uma flamewar "o Debian é anti-Hurd". Com mais de 300 emails nessa thread, ela não pode ser ignorada. No entanto, contribuir com ela não tem muito sentido, já que ela se tornou uma grande festa de flames.

GCC 3.1 para Debian? O GNU Compiler Collection 3.1 foi lançado recentemente e vários emails indicam que os mantenedores do GCC já estão trabalhando em pacotes para todas as arquiteturas. O pacote não inicia apropriadamente nas arquiteturas m68k e powerpc, infelizmente. Pacotes preliminares, incluindo pacotes binários para a arquitetura intel x86, estão aqui.

Reestruturando o Webmin. Jaldhar Vyas anunciou seus planos de reestruturar os pacotes do webmin. Ele é uma estrutura para administração de sistemas escrita em Perl. O webmin é lançado por seu autor como um grande tarball. A estrutura e a maior parte desses módulos já estão empacotados no próprio pacote fonte do webmin, mas Jaldhar quer dividí-lo em pacotes fonte separados.

Diretórios CVS em Pacotes Binários? Joey Hess notou que algo em torno de 50 pacote binários da unstable contêm arquivos do CVS (como Entries, Root e Repository. Ele imaginou se alguém consegue pensar em uma razão para um pacote binário do Debian incluir esses arquivos.

O Debian é Usado para Bater um Recorde. O consórcio da Internet2 recentemente anunciou um novo recorde de performance de Internet intercontinental. Ele foi alcançado transferindo o equivalente ao conteúdo de um CD inteiro por 12.272 km de rede em 13 segundos. Computadores desktop rodando o sistema Debian fora usados em ambas as pontas da rede. Com uma conexão de Internet desse tamanho, transferir todos os seis CDs do Woody de Fairbanks para Amsterdam levaria apenas 78 segundos.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contêm atualizações importantes.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Nós não vemos tudo, infelizmente e esse mês será um mês ocupado para nós. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.