Notícias Semanais Debian - 9 de Julho de 2002

Bem-vindo à vigésima sexta edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Michael Golly nos informou que você pode finalmente comprar o Woody em um DVD+R (para i386) na sua loja online. Do Ministério da Verdade: E se você fosse um pacote? Não sabe? Descubra você mesmo.

500 Usuários no Debianforum alemão. Sebastian Feltel nos contou que o debianforum.de adicionou seu quinhentésimo membro registrado. O fórum está rodando por mais ou menos seis meses e tem como público alvo usuários que falam alemão. Com threads como "como instalar o X", o debianforum.de se tornou um site importante para o iniciante e profissional no Debian em países que falam alemão.

RFC: Licença Pública do Projeto LaTeX. Claire Connelly relatou que o Projeto LaTeX está em processo de consideração de mudanças na Licença Pública do Projeto LaTeX. Ela tentou resumir algumas das preocupações que as pessoas do Debian expressaram sobre essas mudanças. Daí, Frank Mittelbach pediu revisões do rascunho da versão 1.3 da Licença Pública do Projeto LaTeX ao invés da versão atual (1.2).

Gerenciando a Configuração de um Sistema. Alex Borges perguntou à comunidade Debian como eles gerenciam configurações já que ele atingiu o ponto em que ele precisa de controle de revisões para sua configuração. As respostas foram impressionantes e incluíram o prcs, comfortable rcs, Emacs, rcs com Makefile e uma versão extendida usando cvs.

Permissões em Servidor Web Multi-usuário. Jason Lim imaginou como ele pode definir diretórios e permissões em um servidor web com diretórios possuídos por usuários mencionados na configuração do Apache. Se tal diretório é removido, o Apache não inicia mais. Em resposta, Peter Palfrader forneceu uma configuração complexa mas que funciona.

Velocidade Perdida na Inicialização do LaTeX? Rainer Dorsch relatou que o latex desceu por todo o seu diretório home na inicialização. Em diretórios home grandes e em sistemas montados via rede isso pode reduzir a velocidade da inicialização significativamente. Descobriu-se que esse comportamento era engatilhado por uma barra duplicada no caminho de procura do kpathsea, que pede a ele para procurar por toda a estrutura de diretórios a partir daquele ponto. A kpathsea é uma biblioteca para procuras em path, que é principalmente usada pelo TeX e seus utilitários.

Desenvolvimento do Debian FreeBSD i386. Nathan Hawkins lançou seus planos para portar o sistema Debian para o FreeBSD na arquitetura i386. Os objetivos de médio prazo incluem a construção de um sistema de construção, rodar um buildd (o construtor automático de pacotes do Debian) e se tornar uma arquitetura suportada no repositório do Debian. Interessante notar que o XFree86 já está rodando mas precisa de patches para ser melhorado.

Discos de Instalação NetBSD experimentais. Matthew Garrett anunciou discos de instalação altamente experimentais para o Debian GNU/NetBSD. Depois de dar o boot eles continuam com uma instalação via rede de um sistema Debian. No entanto, esses discos só são úteis para desenvolvimento e não instalam um sistema operacional completo. Você não deve usá-los em um sistema que contém dados importantes dos quais você não tem backup.

Estado do Lançamento do Woody. Anthony Towns enviou outro relatório de estado em que ele discute as razões que atualmente fazem o Woody demorar. A infra-estrutura de segurança ainda tem seus problemas que precisam ser consertados. Há ainda um número de problemas de segurança que precisam ser consertados antes do lançamento. Mesmo com esses problemas, parece que o lançamento está próximo.

Projeto de Documentação baseado em Wiki. Morten Hustveit trouxe a idéia de usar um sistema baseado em Wiki onde os usuários podem livremente adicionar e modificar documentação sobre o Projeto Debian. O propósito de quaisquer dos Wiki é fornecer uma mídia fácil para compartilhar informações com qualquer pessoa que deseje aprender. Um sistema Wiki associado com o Projeto Debian já foi configurado e contém até mesmo um documento colaborativo sobre administração de sistema. Alternativamente, a seção Debian da SuperLinux Encyclopedia poderia ser usado.

Introduzindo o NEWS.Debian. Joey Hess relatou sobre uma discussão que eles tiveram durante a DebConf sobre os problemas de uso excessivo de notas debconf para advertir o usuário de coisas como mudanças grandes em atualizações. Uma idéia que apareceu é adicionar um arquivo NEWS.Debian para suplementar os arquivos README.Debian e changelog.Debian. Isso poderia requerer ferramentas como o apt-listchanges para analizar e mostrar o arquivo.

Usar su no X. O Osamu Aoki (青木 修) está solicitando opiniões e gostaria de saber que recomendação ele deveria dar ao leitor da Referência Debian para rodar programas gráficos como root enquanto usando o X como usuário. A questão principal, no entanto, é onde colocar código legado para reduzir a digitação. Uma ferramenta não empacotada, sux, foi mencionada como uma solução possível, mas já que ainda não está disponível no Debian....

Reescrevendo o MAKEDEV? Andres Salomon começou a trabalhar em um substituto para o script MAKEDEV, que faz coisas ruins e tem alguns problemas. Já que ele está localizado no diretório de binários do sistema, ele não deve depender de nada do /usr, então usar uma linguagem de alto nível não é possível; restam shell e C.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. Dois pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 82 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes. Claro que estamos também interessados e agradecidos por itens completamente escritos por voluntários. Por favor veja nossa página de contribuições. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.