Notícias Semanais Debian - 23 de Julho de 2002

Bem-vindo à vigésima oitava edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Parece que o Software Livre foi reconhecido pela Comissão Européia (EC), já que um estudo da EC sugere que software desenvolvido para e de administrações públicas deve ser lançado sob uma licença livre. Em resposta a um item da edição da semana passada, Henrik Härkönen nos disse que ele preparou imagens do espiral do Debian para o celular Ericsson T65. Os fãs do Debian em Berlin vão realizar uma festa pelo lançamento do Debian no próximo fim de semana.

Debian GNU/Linux 3.0 lançado. O inacreditável aconteceu, em 19 de julho o Woody foi lançado. O Woody suporta um total de onze arquiteturas de processadores, inclui os ambientes desktop KDE e o GNOME, tem software criptográfico, é compatível com a FHS v2.2 e suporta software desenvolvido para a LSB. Anthony Towns revelou que a nova distribuição testing será chamada sarge, que é o líder do esquadrão de soldados de plástico, continuando a tradição de usar nomes código baseados em personagens do filme Toy Story.

Status da Debian Jr. Ben Armstrong enviou um relatório sobre o esforço Debian Junior. Ele também iniciou um esforço colaborado em documentação em que os usuários e desenvolvedores podem ajudar. O Ben se tornou, recentemente, o elo entre o Tux4Kids e o Debian Jr. O pacote TuxPaint é o primeiro pacote novo patrocinado pela Tux4Kids que foi adicionado ao projeto desde que o relacionamento foi formalizado.

DeMuDi revivida. A Debian Multimedia Distribution (DeMuDi) parecia bem adormecida até recentemente, mas aparentemente foi revivida. Marco Trevisani escreveu que a DeMuDi se tornou parte de um projeto patrocinado pela Comunidade Européia, chamado A GNU/Linux Audio distribution (AGNULA). Esperamos que esse projeto não continue seu caminho solitário, mas que una forças com o Projeto Debian para que os programas não precisem ser empacotados duas vezes.

Escrevendo Entradas de Changelog Apropriadas. Todo pacote Debian contém um arquivo changelog que contém uma lista de mudanças para cada revisão do pacote. Não há política sobre escrever entradas apropriadas para o changelog, mas é prática comum ter cada linha do changelog referindo-se à natureza do relatório de erro se ele leva ao fechamento do relato. Houve uma pequena discussão sobre como as linhas de changelog deviam ser.

Distribuindo Imagens de CD somente com binários. Um pedido de esclarescimento foi enviado para a lista debian-legal perguntando sobre distribuidores de CDs ou imagens de CD apenas com binários que contém software licenciado sob a Licença Pública Geral GNU. Basicamente, quando alguém distribui um binário, o receptor tem de poder obter o código fonte também, pelo menos por pedido feito por email em uma mídia física.

Comentários e Preocupações na discussão LPPL. Frank Mittelbach do projeto LaTeX fez a cortesia de resumir as preocupações e comentários que ele obteve dos vários emails que as pessoas colocaram como um problema com a Licença Pública do Projeto LaTeX (LPPL) ou como um problema por trás das idéias que estão por trás da LPPL. Ele não vai comentá-los ainda, mas espera que outros reajam também.

Patente no JPEG faz dele non-free? Uma companhia texana recentemente comprou outra companhia incluindo uma patente que é usada na geração de arquivos JPEG. As taxas de licença são atualmente extraídas de várias companhias de hardware e software. O grupo JPEG acredita que eles têm arte anterior e está pedindo por mais exemplos de arte anterior. Não está claro ainda se a biblioteca libjpeg62 e todos os softwares que dependem dela devem ser movidos para a non-free. Há uma discussão esquentada sobre isso na Alemanha também.

Futuro do Instalador Debian. Agora que o Woody está finalmente lançado o desenvolvimento no debian-installer tem de ser melhorado. O objetivo é parar o sistema de instalação atual (boot-floppies) e terminar o desenvolvimento de um novo instalador do Debian, que tem um design mais limpo e flexível. O trabalho e o design precisam ser feitos para um widget de particionamento. Aqui está a todo list atual para o novo instalador.

O Significado do force-reload. Tobias Burnus imaginou que ações o argumento force-reload de um script init.d deve implicar. A política Debian não diz explicitamente que ações devem ser executadas se o servidor não estiver rodando ainda e as respostas também mostraram expectativas diferentes. No fim uma adição para a política foi proposta.

Mudando o PATH padrão. Santiago Vila relata que pediram a ele que defina a variável PATH no /etc/profile somente se ela já não estiver definida. No entanto, já que o /bin/login já define um PATH padrão essa mudança foi rejeitada. Pediram também a Santiago para não exportar a variável PS1 para que shells não-base não fiquem mais confusas.

Montando devices várias vezes. Michael Meskes teve um problema com montagem repetida de devices, que funciona para volumes NFS. Miquel van Smoorenburg explicou que com kernels 2.4 mais antigos você podia também montar o mesmo device no mesmo ponto de montagem múltiplas vezes, mas isso confundia o usuário e foi modificado em uma versão mais nova para prevenir esse caso em específico.

Reescrevendo o Sistema de Menus. Chris Lawrence propôs reescrever o sistema de menus depois de ter tido sérios problemas com a implementação atual. Várias pessoas melhoraram a lista de objetivos. Sebastian Rittau disse que o GNOME e o KDE usam o mesmo formato, de arquivo desktop que parece bater com nossos objetivos também. Foi também mencionado com um exemplo que implementar uma nova linguagem de programação ao invés de usar uma já existente pode não ser a melhor solução.

Relato de Erros em Massa. Gergely Nagy avisou sobre a possibilidade de relatar erros em massa sobre violações da política nas quais ele tropeçou. Isso inclui pacotes que não incluem uma cópia da licença de distribuição e copyright, pacotes que constroem seus binários independentes de arquitetura no alvo errado, pacotes que contêm informações de copyright no arquivo errado e pacotes que contêm arquivos estranhos. Aqui há uma lista atualizada.

Internacionalizando o Debconf. Tomohiro Kubota (久保田智広) anunciou seu plano de trabalhar na internacionalização do debconf. Isso inclui uma técnica para descobrir o tipo de codificação de mensagens e modelos, conversão apropriada, um novo mecanismo de quebra de linhas e rotinas de saída para todas as interfaces de usuário suportadas.

Novas Tags do BTS. Adam Heath, que mantém o Sistema de Acompanhamento de Erros (BTS) anunciou duas novas tags. A primeira tag nova, sarge, denota que o erro se aplica, particularmente à nova distribuição testing, chamada sarge. A segunda nova tag, experimental, se aplica a erros que estão presentes particularmente na distribuição experimental e, portanto, não devem ser contados como críticos para release.

Novos Pacotes Fonte. Colin Walters iniciou uma discussão para mudar o jeito que o Debian lida com pacotes fonte. O sistema atual tem alguns problemas, não se pode simplesmente adicionar arquivos binários, por exemplo, e alguns pacotes implementam um sistema mais sofisticado, mas mal documentado, para lidar com eles. O Colin colocou alguns códigos fonte e exemplos para que os interessados possam brincar com eles.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 83 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes. Claro que estamos também interessados e agradecidos por itens completamente escritos por voluntários. Por favor veja nossa página de contribuições. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.