Notícias Semanais Debian (Debian Weekly News) - 30 de Julho de 2002

Bem-vindo à vigésima nona edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Se você sempre quis saber como iniciar o desenvolvimento de Software Livre, veja o que Drew Scott Daniels enviou para nós. Você talvez também possa encontra um bom emprego no Reino Unido, que lançou recentemente uma política de uso de Software Livre no governo inglês.

Novo tutorial do Jigdo. Essa semana ficamos sabendo que Peter Jay Salzman escreveu um mini-tutorial sobre o Debian Jigdo que foi recentemente adicionado ao Projeto de Documentação do Linux. Obter os ISOs do Debian era sempre um processo doloroso, lento e extremamente ineficiente. O Jigdo é uma nova ferramenta para obter as imagens iso do Debian de uma maneira fácil, rápida e muito eficiente. Este tutorial descreve por que você deve usar o jigdo, adiciona uma pequena explanação sobre como este trabalha e como ele é usado para pegar e atualizar as imagens iso do Debian.

Política para o Ponto de Lançamento da Woody. Muitos desenvolvedores gostariam muito de adicionar novos pacotes e atualizações de pacotes a recentemente lançada distribuição estável do Debian. Adicionar novos pacotes e atualizações aleatórias, no entanto, pode anular toda a idéia de se ter um lançamento estável, explica Joey. Portanto, a mesma política, como antes, será usada para o ponto de lançamento da Woody.

Gnome2 para a Woody. Gustavo Noronha Silva anunciou que realizou o backporte do Gnome2 para a Woody. Para instalar seus pacotes, você deve adicionar a linha deb http://gluck.debian.org/~kov/debian woody gnome2 em seu arquivo /etc/apt/sources.list. Gustavo está fazendo o mesmo com algumas outras aplicações. Aqui estão algumas capturadas das telas do gdm2 e do Gnome2.

Uma Revisão do Processo de Lançamento. Anthony Towns escreveu uma revisão sobre o processo de lançamento da woody. Ele deu uma pequeno histórico do lançamento e apontou as principais barreiras: um intervalo de seis meses antes da tentativa de 0, o desenvolvimento dos boot-floppies durante doze meses, o fato dos CDs não estarem pronto a tempo e por último, a notícia que a segurança não estava totalmente finalizada. Sua lista de desejos para a sarge inclui menos tempo perdido, melhor comunicação e transparência e uma distribuição de teste que é mantida permanentemente em estado de lançamento.

Ajuda necessária com erros do GIMP. Martin Michlmayrinvestigou os relatórios de erros feitos contra as versões 1.0 e 1.1 do GIMP. Ambas foram removidas do Debian há um tempo atrás, mas relatórios de falhas graves continuam abertos. Martin está procurando por alguém que tenha algum tempo livre e conheça bem o GIMP para acabar com esses relatórios e também 3-los com uma mensagem apropriada se não tiverem sido corrigidos na versão 1.2 ou reenviá-los para um pacote correspondente do gimp1.2.

Resolvendo o Problema da libpng. Marcelo Magallon investigou a situação da libpng versões 2 e 3 e listou pacotes em desenvolvimento que dependem da versão antiga desta biblioteca. Junichi Uekawa sugeriu um path de atualização para as bibliotecas que dependem do antigo pacote libpng. No entanto, as pessoas discordam da necessidade de mudar o SONAME da biblioteca ao trocar a versão de uma dependência.

Cessando o suporte para o 2.0 na Glibc. Ben Collins anunciou que ele está parando o suporte ao kernel Linux anterior ao 2.2.0 no próximo lançamento da glibc para a distribuição instável do Debian. Essa mudança somente afeta as arquiteturas i386 e m68k. Todas as outras já possuem um padrão similar. Isso significa que se você tem uma máquina que roda um kernel 2.0.X e a Debian instável, seria melhor continuar com a woody ou atualizar o kernel.

Estado do debian-installer. Tollef Fog Heen escreveu um relatório sobre o que supostamente será o instalador da sarge. Tollef liderará seu desenvolvimento e diz que ele já está funcionando para os usuários de i386 se você informá-lo quais botões devem ser pressionados. Anthony Towns adicionou algumas idéias interessantes. Para aqueles que gostaria de testar, aqui estão algumas instruções passo-a-passo.

Futuro Mantenedor da glibc. Ben Collins anunciou que copiou a parte Debian do pacote glibc no CVS. Para usá-la, você precisará do tarball glibc_2.2.5.orig.tar.gz. Mensagens de log dos commits de códigos no CVS são reenviadas para a lista debian-glibc para que as pessoas mantenham-se atualizadas.

Perl 5.8.0. Raphaël Hertzog relatou que a Perl 5.8.0 foi lançada e mais uma vez nós temos um binário incompatível para módulos binários. Com o Debian crescendo, isso afeta mais pacotes que da última vez, é claro. Brendan O'Dea, o atual mantenedor da Perl, pretende configurar uma área de preparação em seu diretório home do people.debian.org que deve proporcionar uma transição mais suave. Para acelerar esse esforço, uploads de não-mantenedores (NMU) estão em discussão.

Revivendo o SuperH. Isso significa que o pessoal do Debian SuperH gostaria de reviver o porte SuperH -- e adicionar quatro novas arquiteturas com isso. Takeshi Yaegashi (八重樫剛史) requisitou a criação de um diretório de binários para as quatro arquiteturas sh3, sh4, sh3eb e sh4eb. Ainda está em andamento uma discussão sobre a incompatibilidade binária entre a SH3 e SH4.

Deixando o /usr/doc/. Joey Hess gostaria que outros desenvolvedores avaliassem se ele pode remover o código no debhelper que faz com que script postinst gerencie os links /usr/doc. Joey adicionou que, uma vez que nós iremos recompilar vários pacotes com a transição para a gcc 3.0, iremos perder os links em /usr/doc, material essencial para a liberdade. No entanto, Adam Heath 2-se a essa proposta, para que a compatibilidade de backwards continue.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou 2 atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 15 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 97 pacotes órfãos. Muito obrigada aos mantenedores anteriores. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu algo interessante? Por favor, envie-nos uma nota o assunto que você acredita que seja apropriado para inclusão na DWN. Nós não noticiamos tudo, infelizmente. Obviamente, nós também ficamos agradecidos por ítens completamente escritos por voluntários. Por favor, veja a página de contribuição. Nós esperamos seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em Português Brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.