Notícias Semanais Debian - 27 de Agosto de 2002

Bem-vindo(a) à trigésima terceira edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Muitos desenvolvedores parecem ainda estar curtindo suas férias, então as listas estão bem silenciosas, se comparado com outros momentos do ano. Depois de várias reclamações postadas na debian-project, no Slashdot e no Debian Planet, Rob Levin, líder da rede em questão, finalmente anunciou que o envio de mensagens globais para levantamento de fundos não será mais realizado.

Revivendo uma Reforma da Constituição. Em dezembro de 2000, o Raul Miller propôs uma Resolução Geral (GR - General Resolution) para corrigir o processo de votação como definido na constituição. A GR foi deixada de lado, até que um comitê designado para estudar o problema retornasse com uma recomendação. O secretário do Projeto Debian, Manoj Srivastava, recentemente reviveu a discussão.

OpenLDAP e TLS/SSL. O Torsten Landschoff esteve ponderando se ele deve habilitar o suporte a SSL no OpenLDAP. Isso, no entanto, resulta em um problema de prioridade, já que a libldap2 usa uma prioridade mais alta no arquivo Debian do que a libssl0.9.6. Por tanto, um desses pacotes precisariam ser movidos para uma prioridade diferente. Criar dois pacotes realmente não é uma opção uma vez que o número do -ssl deve ser menor agora que criptografia é permitida no arquivo principal.

Novo GCC 3.2. O Gerhard Tonn começou a reconstruir todos os pacotes que dependem do C++ no S/390. Os resultados não parecem muito bons, já que mais de um terço de todos os pacotes afetados falharam na construção. De qualquer forma, muitos pacotes falharam devido a problemas não diretamente ligadas ao GCC 3.2. O Gerhard concorda em escrever bug reports para os problemas de construção que não são específicos do gcc 3.2.

Python 2.2 como Versão Padrão? O Matthias Klose propôs a mudança da versão padrão da Python na Debian instável (sid) para a versão 2.2. Ao preparar pacotes para múltiplas versões da Python, Mathias convidou os mantenedores a tirar o suporte a python1.5 e considerar o suporte para pacotes experimentais da python2.3.

Empacotando aplicações Dock. O Josselin Mouette finalmente propôs como empacotar aplicações dock do WindowMaker para o Debian. Basicamente, as aplicações dock da mesma categoria serão incluídas em um pacote. Os pacotes propostos incluem muitas aplicações docks que já estão no arquivo.

Suporte ao Gnome 2. Há uma discussão em andamento que trata o processo para adicionar o Gnome 2 ao arquivo Debian. Ainda não está decidido se haverá Gnome 1 e Gnome 2 no Debian, já que as duas possibilidades são problemáticas. Tem sido falado que algumas aplicações não iniciam com o Gnome 2 e suportar as duas versões criaria um novo problema com integridade e espaço de nomes, por exemplo. O Ian Jackson propôs uma solução.

Nova Licença de Documentação da Sun. O Peter Novodvorsky (Петр Новодворский) quis saber se a licença, que será usada como licença de documentação para a documentação do OpenOffice.Org, está de acordo com a DFSG (Guia Debian para o Software Livre). Atualmente, isso parece ser o caso. No entanto, o Branden Robinson apontou que pode ser argumentado que a licença impõe algumas restrições pela escolha da cláusula legal e uma situação cada vez mais hostil contra o Software Livre nos E.U.A.

Listas de Palavras com Copyright? O Bas Zoetekouw esteve procurando conselhos sobre o empacotamento de um dicionário aspell Holandês, que não têm licença, mas parece ser baseado em um pacote que é licenciado sobre a Licença Pública Geral GNU, apesar de usar uma lista de palavras que não é livre. O Richard Stallman concorda que a lista parece ter copyright sim.

Livrando-se de Compactadores Não-Livres. O Juhapekka Tolvanen quis saber por que o Debian continua distribuindo compactadores não livres. Compactadores diferentes dos comumente utilizados gzip ou bzip2 são necessários para descompactar arquivos como arj, rar, lha, zoo ou ace. Eles são especialmente úteis se você quiser ouvir músicas criadas em outros sistemas operacionais, ou também para que os anti-vírus possam examinar muitos formatos compactados. O Juhapekka investigou a situação e encontrou algumas alternativas livres que somente precisam ser empacotadas, portadas ou completadas. Para compactadores com licença ou patentes, será necessário contatar o autor e checar se ele está de acordo com as modificações feitas pela DFSG.

O debian-installer Funciona Novamente. O Tollef Fog Heen lançou outro relatório de status do esforço do debian-installer. A notícia mais importante é que o cdebconf foi corrigido e funciona graciosamente agora. A segunda mais importante é que o suporte para múltiplas arquiteturas começou, já que o Colin Walters está trabalhando no porte para o PowerPC e o Wartan Hachaturow no porte para Alpha. Atualmente, é questionado, se uma redução da libc será possível.

Primeira Festa de Extermínio de Bugs. Raphaël Hertzog anunciou a primeira festa de extermínio de bugs da distribuição sarge. Ela ocorrerá no próximo final de semana, de 30 de Agosto a 02 de Setembro. Raphaël explica que o número de bugs críticos na sarge ainda é muito grande para o lançamento e nós queremos um ciclo de lançamento mais curto que o da woody.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume. Assegure-se de atualizar seus sistemas se você tem esses pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contém atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. Não há pacotes orfanados na última semana ou o gateway LDAP para o sistema de bug tracking está com problemas.

Viu algo interessante? Por favor, envie-nos uma nota com o assunto que você acredita que seja apropriado para inclusão na DWN. Nós não noticiamos tudo, infelizmente. Obviamente, nós também ficamos agradecidos por itens completamente escritos por voluntários. Por favor, veja a página de contribuição. Nós esperamos seu e-mail emdwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.