Notícias Semanais Debian - 8 de Outubro de 2002

Bem-vindo(a) a trigésima nona edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Esta semana, estamos honrados em incluir artigos de Matt Black e Richard Wale. Agora que o Grupo de Padrões Livres lançou a especificação do Sistema Básico do Linux 1.2 (LSB), ele está procurando itens deixados fora do LSB, que provavelmente também afeta o Debian.

OpenSSL com Otimização de CPU. Christoph Martinanunciou que ele atualizou os pacotes das bibliotecas OpenSSL. A nova versão explora a habilidade das bibliotecas carregadoras compartilhadas de incluir diretórios especiais, dependendo da arquitetura da CPU. A otimização está atualmente disponível para i486, i586, i686, sparc-v8, sparc-v9, alpha-ev4 e alpha-ev5. Para maiores detalhes, veja o arquivo README.optimizations em /usr/share/doc/openssl/.

Licença Problemática do BitKeeper Branden Robinson mostrou que alguns de nós podem estar expostos a reivindicações por violação de contrato da BitMover, a companhia que produz o BitKeeper, que é a ferramenta primária de gerenciamento de código do kernel do Linux. Sua licença de uso do BitKeeper livre de culpa é revogada se você ou seus funcionários desenvolverem, produzirem, venderem, ou revenderem uma ferramenta de gerenciamento de código. O Debian distribui o rcs, cvs, subversion e o arch no mínimo e isso parece ser um caso diferente. Entretanto, Ben Collins, que trabalha no kernel do Linux e no projeto subversion, teve sua licença para usar o BitKeeper livre de culpa revogada. Ulrich Drepper vivenciou um problema parecido. Isso foi também postado no Slashdot e discutido na lista debian-devel.

Assinatura da LWN para o Projeto Debian? Há um tempo atrás a Linux Weekly News (LWN) passou por um problema financeiro e o resolveu iniciando um serviço de assinaturas, que deve ser pago. Branden Robinson perguntou à LWN se eles estariam interessados em doar uma assinatura da LWN para o Projeto Debian, já que o Debian gera boa parte das notícias da LWN. Henrique de Moraes Holschuh propôs, ao invés disso, pagar por uma assinatura, para ajudar a suportar a LWN.

KDE 3 Aquecendo. Essa semana o Projeto KDE lançou o KDE 3.1 beta2. O objetivo dessa versão é fornecer novas características, bem como corrigir vários problemas conhecidos. Os pacotes para a woody estão disponíveis para usuários que não querem esperar pelos pacotes oficiais do Debian. David Pastern fez um pequeno how-to ensinando como instalar o KDE3.

Criptografia na África do Sul. Lukas Geyer criou esforços pelo governo da África do Sul para regulamentar a distribuição de "produtos criptografados". A lei irá exigir que fornecedores de "produtos criptografados" registrem seus detalhes e paguem uma taxa para o governo. Isso causará no mínimo um problema com os mirrors do Debian na África do Sul.

XFree86 4.2.1 na Instável. Depois de muitos teste e preparações, Branden e seus colegas da Força Tarefa do X (XSF) finalmente liberaram o XFree86 4.2.1 para o diretório de entrada. Muitos agradecimentos ao Branden e o XSF por seu trabalho duro em fazer disso uma realidade.

Transição do GNOME 2. Colin Walters anunciou para a lista debian-gtk-gnome que tinha começado a manter uma página web sobre como usar o GNOME 2 na woody, sarge e sid durante o progresso de transição. Essa página lista os cenários disponíveis e casos conhecidos.

Novo Pacote Bogofilter Incompatível. Clint Adams enviou um alerta para usuários do bogofilter. O pacote usa um novo formato de base de dados e não converte os arquivos automaticamente. Seu email contém instruções para usuários que gostariam de manter suas bases de dados de spam com a nova versão. Ao invés disso, você pode simplesmente apagar os arquivos antigos e iniciar a construção deles novamente com a nova versão.

Repositório Debian de "Removidos"? Drew Scott Daniels tentou criar um arquivo de pacotes removidos do repositório Debian no SourceForge. Essa ação já foi discutida várias vezes, já que pacotes órfãos que ninguém gostaria de manter estão aptos a serem silenciosamente removidos. Entretanto, o Sourceforge explicou que sua missão é o desenvolvimento de aplicações de código livre, e não um puro repositório de conteúdo.

Mini-Conf do Debian na LCA2003. Jonathan Oxer enviou um lembrete sobre a Mini-Conferência do Debian, que será realizada na Conferência Linux da Austrália. Jonathan ainda precisa de mais pessoas que desejem fazer apresentações. Ele recebeu até agora 39 inscrições para a Mini-Conferência.

Transição do Perl, não migração. Algumas pessoas talvez já tenham reparado que o novo Perl 5.8 não migrou pra dentro da testing. Isso se deve ao fato de muitos pacotes ainda dependerem de versões antigas do Perl, como o Joey Hess apontou. Comicamente, a transição do Python contribui para este problema já que o PostgreSQL está desatualizado na maioria das arquiteturas devido a um erro no Python.

Atualização do Debian FreeBSD. Nathan Hawkins enviou numa atualização um relatório de status pro port do Debian FreeBSD. Basicamente, ele tem estado muito ocupado ultimamente trabalhando na glibc e tem contribuído com patches para o pacote e também com alguns dos utilitários BSD essenciais para compilação sobre glibc e continuará trabalhando no resto. A maioria disso envolve trabalhar no sistema de cabeçalhos que a glibc não inclui. Mais tarde ele relatou que a glibc está funcionando bem exceto para resolução de nomes. Também o X está compilando quase completamente, exceto o servidor, o que já é uma grande ajuda.

BTS suporta MIME. Colin Watson anunciou que a nova versão do bot de e-mail para o Sistema de Controle de Bugs do Debian (BTS) foi instalada. Essa versão adiciona o suporte a MIME para relatórios iniciais de bugs novos. Isso significa que agora você pode seguramente enviar um um relatório de erro com arquivo atachado sem ter que esperar pelo número do bug ser retornado, pela submissão de Bugs com assinaturas GPG e controle de mensagens, e assim por diante.

Política de Patente W3C. Bruce Perens relatou que depois de um ano de argumentação e vai e vem o comitê de Patentes do Consórcio World Wide Web (W3C) recomenda uma política de patente, livre de royalties. Bruce foi convidado para participar no Comitê de política de patente do W3C, representando o Software no interesse público, e a ele se juntaram posteriormente Eben Moglen, da Fundação do Software Livre, e Larry Rosen, da Iniciativa de Código Aberto.

Projeto Debian na Linux Expo do RU. Vai ter um estande do Debian na Linux Expo RU. Ela acontece em Londres nessa Quarta e Quinta feira (9 e 10 de Outubro). É necessário registrar-se, mas não há nenhuma taxa de entrada. O Pessoal do Debian estará vendendo CDs do woody na exibição, em que será mostrado o Debian rodando em várias arquiteturas (talvez incluindo NetBSD).

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Nos ajude a criar essa newsletter! Atualmente, é praticamente o trabalho de um homem só, que pode falhar a longo prazo. Nós precisamos urgentemente de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.