Notícias Semanais Debian - 15 de Outubro de 2002

Bem-vindo(a) a quadragésima edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Esta semana estamos satisfeitos em incluir dois artigos, um de Matt Black e outro de Andre Lehovich. Além disso, um novo fórum Debian foi descoberto na web. De olho na segurança, a NewsFactor está nos trazendo um artigo comparando a segurança do GNU/Linux a de outros sistemas.

Debian e Freedom CPU. Russell Coker contatou o projeto Freedom CPU (F-CPU) para descobrir com podemos adicionar o Debian e fazê-lo a melhor plataforma para o trabalho de desenvolvimento do F-CPU. Esse projeto é uma CPU desenvolvida com as técnicas de software livre e liberadas sobre licença livre. Para que entendam melhor em que mundo o F-CPU vive, leiam essa entrevista com Rudolf Usselmann sobre Núcleos Livres.

Espaço na Linha do Shebang. Joel Backer, que trabalha no port do NetBSD para o Debian, descobriu que vários arquivos debian/rules tem um espaço na linha do shebang (a linha #!). Enquanto no GNU/Linux isso não tem efeito, no NetBSD ele causa problemas, devido às diferenças nos gerenciadores de scripts. Ele gostaria de saber se algo impede que o espaço seja removido.

Direitos Humanos pedem por Software Livre. Andy Oram noticia na O'Reilly Network a visão de um voluntário do papel essencial que o Software Livre tem no trabalho de ativistas de direitos humanos em todo o mundo. Esse pedido por Software Livre foi feito em um discurso em 5 de Outubro pelo Dr. Patrick Ball, o diretor eleito do Projeto Ciência e Direitos humanos da Associação Americana para o Avanço da Ciência. Patrick fez apelos aos desenvolvedores de software livre para que façam softwares que sejam tão fáceis de usar como os softwares comerciais e disse que sua organização já paga pessoas para desenvolverem software livre.

Código Fonte do Sendmail Alterado. Na última semana o CERT/CC relatou que algumas cópias do código fonte do pacote Sendmail foram modificados por um intruso para conterem um cavalo de tróia. O mantenedor do Sendmail, Richard Nelson, notou que o Debian não está vulnerável. Em particular, Richard verificou os MD5SUMs e assinaturas GnuPG dos pacotes Sendmail. A indicação da Equipe de Segurança do Debian também foi adicionada ao alerta do CERT.

Atualização da Licença do Apsfilter. Osamu Aoki (青木 修)relatou que após discussão confidencial, o autor do apsfilter Andreas Klemm decidiu fazer mudanças "para melhor acomodar a compatibilidade com a DFSG". Isso eliminará qualquer confusão sobre o pedido da licença a respeito dos cartões postais.

CDs da Sarge Disponíveis para Teste. Santiago Garcia Mantinan anunciou que a primeira imagem de CD oficial da Sarge, vulgo testing, está agora disponível. As imagens jigdo podem ser baixadas daqui. No momento as imagens não são bootáveis, Raphaël Hertzog já está trabalhando nisso, então fique atento para novidades.

Continuando a Transição do Python. A fim de ter pacotes Python novos e atualizados instalados na testing, Matthias Klose anunciou que ele planeja enviar relatórios de bug contra pacotes Python não instaláveis. Devido a eles, o novo Python não chegará nunca a distribuição testing. Uma lista atualizada de pacotes problemáticos é mantida por Josselin Mouette.

Política para Dicionários Ispell. Agustín Martín Domingo anunciou que a nova política de dicionários entrará em vigor a partir de segunda, dia 14. Ela inclui suporte completo ao debconf e suporte para menus popup em todos os Emacs. Suporte ao mutt também foi adicionado, que conta com um script ispell-wrapper , que pode também ser usado sozinho.

Extendendo Períodos de Direitos de Cópia. Na Quarta-Feira, dia 9 de Outubro, a Suprema Corte americana ouviu os argumentos no caso Eldred vs. Ashcroft. Eldred, junto a seu advogado Lawrence Lessig, está tentando derrubar a lei de 1998 que extendia os direitos de cópia retroativamente. Embora este caso não tenha um impacto direto sobre o Projeto Debian, ele afeta muitos de nossos amigos como o Projeto Gutenberg. Eben Moglen, do conselho geral da Free Software Foundation, enviou um sumário de Amicus Curiae em nome da comunidade do software livre.

Capitalizar Descrições Curtas de Pacotes? Houve uma discussão sobre se a descrição de uma linha de pacotes deve ter a primeira letra em maiúscula ou não. Esta pequena descrição é listada pelo apt-cache search e na lista de pacotes novos ou notáveis da DWN. Algumas pessoasdiscordam asperamente. Entretanto, o Guia de Referência dos Desenvolvedores inclui Para consistência e por um consenso estético, você deve capitalizar a primeira letra da descrição. Martin Wheeler, que gastou os últimos 40 anos lecionando e praticando o uso da língua inglesa, gostaria de pedir que isso seja respeitado por todos os escritores contribuintes para o projeto Debian.

Servidor Jabber para Debian? Adam Byrtek perguntou se nós deveríamos considerar a instalação de um servidor Jabber em uma de nossas máquinas. Entretanto, Sean Perry apontou que nós já usamos IRC e listas de e-mails para o trabalho do Debian e pergunta porque precisamos de outra opção e Erich Schubert queria saber porque não usar servidores jabber existentes. Além disso, mais pessoas tentam criar potenciais usos para o próprio servidor Jabber.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 132 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Nos ajude a criar essa newsletter! Atualmente, é praticamente o trabalho de um homem só, que pode falhar a longo prazo. Nós precisamos urgentemente de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.