Notícias Semanais Debian - 10 de Dezembro de 2002

Bem-vindo(a) a quadragésima oitava edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Alguma confusão foi causada por uma entrada dns coringa no domínio .org.com. James Treacy privado de seu sono, orgulhosamente anunciou o nascimento de suas duas filhas, Jacqueline e Claire. O pessoal disse que ele só terá sua vida de volta daqui a 20 anos.

Mudando o Endereço do Submetedor. Colin Watson anunciou que o sistema de registro de bugs suporta um novo comando para mudar o endereço do submetedor do bug. O antigo método, fechar o bug e reabri-lo com o endereço do submetedor alterado, está depreciado. No lugar dele existe agora um comando submitter que pode também usar o endereço do campos De: ou Retornar-Para: do cabeçalho. O endereço previamente cadastrado como o do submetedor será notificado sobre a alteração.

Percursos Adicionais para o TuxRacer. Andreas Tille relatou que ele fez a atualização dos pacotes Debian de percursos adicionais para o TuxRacer. Os pacotes não encontram ainda a qualidade de requerimentos do Debian relativo a documentação, mas funcionam. Infelizmente, as licenças para muitos deles não estão claras e o autor original não foi encontrado.

Escrevendo Descrições de Pacotes. Colin Walters relatou que as descrições de pacotes são um produto muito importante deste projeto. Elas são a primeira coisa que as pessoas vêm quando usam o Debian, e sua qualidade reflete diretamente na qualidade do Debian. Ele finalmente sentou e colocou em prática meus pensamentos para escrever descrições numa forma semi-coerente.

Xconfigurator para Debian? Amir Bukhari relatou que ele pretende portar o Xconfigurator do Red Hat para o Debian, se ele ajudar o Debian a fornecer uma configuração simples para o X. Entretanto, o novo processo de instalação do Debian faz um uso pesado do debconf. Colocar ele em um tipo de ferramenta de configuração totalmente diferente pode não ser praticável. Mas sem tentar não temos como saber.

Scripts para Construção de Imagens de CD. Martin Sjögren informou que ele tornou disponíveis os scripts que ele usa para construir imagens de CD baseadas no instalador do Debian. O README do Martin explica todos os passos envolvidos em colocar junto um pequena imagem de CD. Isso deve ajudar nos testes do instalador do Debian, que ainda precisa de muito trabalho.

Construindo Imagens de CD sem o Contrib. Tollef Fog Heen escreveu um patch para o pacote debian-cd para permitir a construção de uma imagem de cd sem incluir o repositório contrib. Raphaël Hertzog concorda que isso foi uma boa idéia, enquanto a inclusão do contrib permanece como padrão. Inicialmente ele pensou se poderia ser uma idéia remover o contrib automaticamente se o não-livre for removido, entretanto, foi apontado que pacotes como o OpenOffice.org estão na contrib mas não dependem de partes não-livre.

Criando seu primeiro Pacote Debian. Clemens Lee anunciou um novo Mini-HOWTO intitulado "Como Criar Seu Primeiro Pacote Debian". Esse documento descreve como criar um pacote Debian para instalação de preferência em seu próprio computador do que para inclusão no repositório oficial do Debian. O Guia de Novos Mantenedores descreve o processo oficial.

Reforçando Licenças de Software. Lawrence Rosen, conselheiro geral para a Iniciativa do Código Livre , escreveu um artigo sobre a possibilidade de reforçar licenças de software. Em particular, ele discute a questão de provar que alguém concorda estar obrigado por termos de um contrato, de forma que estes termos seriam reforçados por um tribunal. Autores que desejem estarem aptos para reforçar termos de licenças contra usuários de seus códigos fontes ou programas compilados podem achar isso interessante.

Scripts para Criação de Pools Privadas de Pacotes Debian. Brian May informou que ele preparou um conjunto de scripts que podem ser usados para facilitar a criação de um repositório Debian privado. Os scripts permitem que um crie e mantenha múltiplas distribuições, arquiteturas, etc.

Primeira Versão Alfa do Instalador do Debian. Tollef Fog Heen anunciou a primeira versão alfa para o novo instalador do Debian. A versão está somente disponível para i386 e suporta tanto instalações pela rede como pelo CD-Rom. A instalação atualmente suporta somente uma configuração baseada em texto desde que frontends usando S-Lang ou GTK não estejam ainda disponíveis. Se você testar o instalador e encontrar problemas, por favor arquivo um bug contra o pseudo-pacote "installation-reports" usando este modelo.

KDE 3.1 Adiado por motivos de Segurança. Para aqueles que esperaram pelo KDE 3.1, seu gerenciador de lançamento Dirk Mueller relatou que ele foi adiado até o próximo ano. A equipe do KDE informou-nos sobre um problema de segurança e queria auditar o seu código ao invés de lançar uma versão vulnerável. Nós apreciamos seu esforço.

FSF na Proposta de Política de Patente do W3C. A Fundação do Software Livre (FSF) examinou a proposta de política de patentes do World Wide Web Consortium (W3C) e encontrou o que ela queria. A política proposta permite para um "campo de uso" restrições que são incompatíveis com a Licença Pública Geral GNU. O arquivo revisado possui alguns comentários dos desenvolvedores do Debian e usuários. O W3C está aceitando sugestões do público até 31 de Dezembro de 2002 no e-mail www-patentpolicy-comment@w3.org.

Primeira Atualização para o Debian GNU/Linux 3.0. A primeira atualização para a atual distribuição estável, que foi lançada em julho, ainda está em preparação. O gerenciador de versões estáveis enviou um relatório de atualização sobre o atual estado das preparações. A nova versão em sua maioria consistirá de atualizações se segurança mas também vai incluir atualizações para pacotes que se perderam durante o congelamento da woody e corrige alguns pacotes quebrados.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 130 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Nos ajude a criar essa newsletter! Várias pessoas estão submetendo artigos já, mas nós ainda estamos precisando de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andrew Shugg, Matt Black, Tollef Fog Heen, Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.