Notícias Semanais Debian - 30 de Janeiro de 2002

Bem-vindo(a) à quinta edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. A semana passada foi bem excitante. Muita conversa sobre o lançamento vindouro da woody se deu na lista debian-devel. Essa edição contém itens escritos por Tollef Fog Heen e Yooseong Yang, que são muito apreciados. A versão de email dessa edição usa um novo estilo para inclusão de links, que foi gerado por um script fornecido por Aaron Schrab. Por favor, diga-nos se isso tornará a DWN mais fácil de ler ou não.

Os Novos Manuais do GDB são Livres? Thomas Bushnell relata que uma nova versão do GDB foi lançada, consertando o problema de copyright dos manuais do GDB. Ele conserta o fato de os manuais do GDB (por alguma razão acidental, provavelmente) marcavam várias seções técnicas como sendo invariantes. Thomas diz que isso coloca o GDB, agora, na mesma categoria que o Emacs e o GCC: não sem problemas, mas também não horrível.

Package Tracking System. Raphaël Hertzog anunciou o novo Package Tracking System (Sistema de Monitoramento de Pacotes). Ele permite que aos desenvolvedores a se inscrever em todas as mensagens sobre um pacote fonte: mensagens de bug e mensagens «Installed» (não implementado ainda). Esse serviço pode ser usado pelos "mantenedores backup" para seguir um pacote, ou por autores que desejem seguir como seu pacote está sendo manejado no Debian, ou por aqueles que estejam fazendo um NMU. Envie uma mensagem contendo a palavra «help» para pts@qa.debian.org para obter instruções.

Empacotando um livro O'Reilly. Stefano Zacchiroli quis empacotar a versão eletrônica de um livro da O'Reilly que cobre Objective Caml e estava imaginando se o pacote poderia ir na distribuição principal. Mesmo a O'Reilly acreditando que a licença cabe na DFSG, as opiniões variam, então o livro já estava para ser empacotado na non-free. No entanto, a O'Reilly mais tarde modificou a licença, que agora bate com a DFSG e pode ir para a distribuição principal

Pacotes do Netscape Destualizados? Apesar de o Netscape 4.79 ter sido lançado em 16 de novembro de 2001, o pacote Debian é ainda 4.77. DonDiego imaginou se o pacote do Netscape está órfão ou não. Vários erros estão abertos por mais de 600 dias. Os pacotes dos outros navegadores parecem estar mais bem mantidos. O Netscape perdeu a batalha dos browsers, e o Mozilla (ou browsers baseados nele, respectivamente) e o Konqueror prevalescem entre os navegadores Open Source da distribuição Debian.

O Sistema Operacional Emacs. Adam Major pensou sobre algumas manpages estranhas distribuídas com o pacote Emacs 21. As respostas à sua mensagem original descobriram fases da lua, pong, tetris e um mostrador de bateria. O último é útil para todos os usuários de notebook que gostam de manter-se alertas na bateria. A discussão acabou com o Adam dizendo: "Será que essa loucura nunca vai acabar? Eu estou tentando trabalhar!"

Padrão de Desktop Entry ou Sistema de Menus Debian? Chris Cheney sugeriu mudar para o Padrão Desktop Entry que foi adotado nos Gnome e KDE recentes. Mesmo sendo um sistema de menus independente de distribuição algo bom, Ben Armstrong mostrou que o sistema de menus do Debian faz mais do que apenas fornecer uma maneira de especificar entradas de menu independentes de desktop. Ele forneceo mecanismo para implementar o mesmo menu em todos os gerenciadores de janela. Joseph Carter adicionou que no Padrão Desktop Entry falta suporte a requerimentos (como: precisa de x11, de um console virtual, de um terminal, etc).

Adrian Bunk Saiu. Já que o release do woody está tendo muito pouco progresso (se está.), Adrian Bunk decidiu sair do Projeto Debian inteiramente e abandonou todos os seus pacotes. O processo de lançamento atual deu muita pouca motivação no lado do Adrian e ele não vê seu trabalho honrado no Debian na forma de uma nova release estável no futuro próximo.

Endereçando o Lançamento. Anthony Towns postou uma mensagem sobre o lançamento do woody. Basicamente, ele diz que não há, atualmente, profresso real. Não há, absolutamente, máfica que possa ser feita para tornar um monte de softwares bugados e inúteis aceitáveis para um release do Debian. Nós não devemos desistir, apesar disso. É, na verdade, bem óbvio o que precisa ser feito: precisamos consertar esses erros.

Além disso, NMUs (non-maintainer uploads) são bem vindos agora. No entanto, por favor tenha em mente que um upload de mantenedor é ainda bem melhor. Passar patches para frente e ajudar o mantenedor a integrá-los é preferível também. Há também um sistema implementado para NMUs que irá fazer com que a instalação do pacote demore 10 dias (veja detalhes no email do Anthony). Por favor, note que uma vez feito o NMU, é responsabilidade sua se assegurar que o pacote não quebrou.

Problemas de Upgrade. A distribuição Debian é conhecida pelos upgrades "redondos" entre as versões estáveis. O upgrade do potato para o woody, no entanto, não parece seguir esse caminho. Vários relatos demonstram problemas durante o upgrade, tais como esse do Dale ou esse, para nomear alguns exemplos. Ted T'so perguntou se o Debian pode ser usado apenas por experts ou por usuários normais também.

Problemas de Instalação. Durante uma exibição (HCT, na Alemanha, veja o relatório de viagem) várias pessoas do Debian tentaram instalar um sistema Debian Woody do zero na máquina de um outro estande. Deveria ter funcionado bem, mas não. Falhamos com o erro Arquivo release mal formado e mesmo o patch da debian-boot não funcionou como esperado. Só piorou. Depois de patchear o arquivo manualmente, o nano-tiny recebeu uma falha de segmentação. Isso demonstra claramente que o Debian precisa de mais testes nos discos de boot e de pessoas que sabem mais trabalhando nesse sistema.

Debian como um Componente CORBA? Colin Walters estava nervoso com o fato da interface web da packages.debian.org apenas mostra pacotes i386. Ele começou a pensar em como implementar um substituto e percebeu que isso requer acesso ao banco de dados da auric. Isso, somente, chamou por uma interface CORBA. Assim que houver uma interface CORBA para o repositório, por que não uma para o sistema de busca de erros e para outros serviços? Ele já implementou um protótipo que funciona.

XFree86 4.2.0 Lançado! Em 18 de janeiro o XFree86 4.2.0 foi lançado. Na DebianPlanet a pergunta apareceu sobre se o Debian irá empacotá-lo logo. O Branden Robinson atualizou as páginas da X Strike Force explicando que está preparando pacotes para o 4.1.0-14, atualmente. Ele começou a trabalhar na versão 4.2.0, também, mas não pode prometer quando os pacotes estarão prontos. Como no passado, os primeiros pacotes para a nova versão upstream que estarão disponíveis serão pre-lançamentos experimentais, no seu repositório privado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes novos ou atualizados a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente.

Atualizações de Segurança Sob circunstâncias normais nós recomendaríamos atualizar seus pacotes. No entanto, já que o mais recente aviso de segurança quebra o que deveria consertar, seja cuidadoso quando for atualizar uma máquina que aje como servidor anônimo de rsync. Você consertaria um root remoto, mas desligaria o serviço. Pode ser vantajoso recompilar o pacote da unstable para sua máquina potato, ao invés disso.

Pacotes Órfãos. 18 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. O total de pacotes abandonados atinge 113 pacotes. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa.

Tem Notícias? Mantenha-nos informados! Não queremos perder nada! Assegure-se de enviar dicas sobre pacotes novos ou velhos para dwn@debian.org. Se você quer apenas encontrar pessoas do Debian, sugerimos que considere participar da LinuxWorld Conference and Expo que acontece agora em Nova York.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.