Notícias Semanais Debian - 27 de Fevereiro de 2002

Bem-vindo(a) à nona edição desse ano da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Nossos colegas da Linux Weekly News fizeram uma boa cobertura sobre a distribuição unstable do Debian. Além disso, a Comissão Européia quer saber mais sobre os desenvolvedores de Software Livre. Você pode querer ajudar na pesquisa deles. A discussão compulsória sobre o processo de lançamento do Debian dessa semana está aqui.

Pacotes Removidos da Woody. Anthony Towns informou sobre o primeiro conjunto de pacotes que foram removidos da Woody. No entanto essa não é a palavra final sobre o problema de várias formas: certamente haverá mais remoções, mas há ainda chance para que alguns dos pacotes voltem para o Woody se os bugs apropriados forem consertados e o pacote tiver tempo suficiente para ser testado.

Software Criptográfico no Debian. Você pode ter escutado sobre isso antes, o Projeto Debian planeja incluir software criptográfico no repositório principal. James Troup e Sam Hartman recentemente enviaram uma nota para todos os mantenedores de mirror para informar a eles sobre a situação atual e os planos futuros. Perto de 8 de março, software criptográfico como o OpenSSH, suporte a SSL e muitas outras melhorias serão integradas ao repositório principal. Isso está de acordo com o aconselhamento legal recebido pelo Projeto Debian.

Progresso do OpenOffice. Algumas pessoas podem já ter esquecido disso, mas Jan-Hendrik Palic ainda está trabalhando em conseguir compilar e empacotar o OpenOffice. Ele recentemente anunciou uma página web mostrando o estado atual de seu esforço. Vários problemas já foram endereçados mas há ainda muito trabalho a ser feito para que ele seja empacotado. Aqueles que estão interessados nesse assunto devem se inscrever na lista debian-openoffice.

Investigando o Sistema de Menus do Debian. Bill Allombert testou o suporte do sistema de menus Debian em todos os gerenciadores de janela e de menus na Debian testing. Os resultados dessa pesquisa são sóbrios. Muitos gerenciadores de menu não suportam as entradas de menu definidas pelo usuário logo depois de instalados e alguns gerenciadores de janelas até mesmo processam seus arquivos de configuração com m4, o que pode causar problemas.

O Debian como Servidor Assistencial. Matthew Grant de uma organização que abriga Projetos GNU/Linux para países em desenvolvimento reportou que eles escolheram o Debian para construir um Servidor Assistencial cujo propósito será melhorar a comunicação para organizações assistenciais e ONGs (Organizações Não Governamentais), feito especialmente para as condições encontradas em muitos países de terceiro mundo.

Atualizando do Potato para o Woody. Dale Scheetz completou sua segunda tentativa de atualização "redonda" do Potato para o Woody. Tudo foi muito melhor dessa vez, mas há ainda algumas pequenas armadilhas que devem ser detalhadas nas notas de atualização. Antes de realmente atualizar, deve-se instalar as novas versões do apt, dpkg e apt-utils, no entanto.

Debian e a LSB. A Linux Standard Base Specification 1.1.0 (LSB) foi lançada pouco tempo atrás. Para tornar o Debian compatível, Chris Lawrence preparou um número de scripts de compatibilidade e diretórios e fornece a dependência lsb para aplicações compatíveis com LSB. Com algumas falhas, ele implementa a maior parte do spec LSB, em conjunto com o novo alien 8.00 do Joey Hess.

Eleições para Líder do Projeto Debian. Depois de Raphaël Hertzog e Bdale Garbee o terceiro candidato, nosso destemido mantenedor do XFree86, Branden Robinson, declarou sua intenção de disputar a vaga de Líder do Projeto Debian. A campanha começa em 28 de Fevereiro (ou seja, hoje). Depois da publicação de suas plataformas, deve haver o período de uma semana para criar um contra-argumento e o contra-argumento deve ser publicado em 7 de março.

Debian e IPv6. Nem todos os pacotes de rede do Debian estão prontos para conexões IPv6 ainda. Infelizmente muitos mantenedores, ambos do Debian e externos, normalmente respondem a patches assim: "Eu não tenho IPv6 no meu sistema, portanto não posso validar se seu patch desestabiliza ou não meu estável código, então não vou aceitá-lo." Isso degenera em uma situação do ovo e da galinha. Um repositório Debian para pacotes com IPv6 que não são parte do Debian ainda seria apreciado. Configurar IPv6 em um túnel IPv4 é bem fácil, diz Marco d'Itri. Aqui está outro documento que descreve como fazer uma aplicação não se importar se está usando IPv4 ou IPv6 em conexões socket.

A Documentação do MySQL é Livre ou Não? Versões recentes da documentação do MySQL dizem claramente que não são lançadas usando a Licença Pública Geral GNU (GPL). A razão para isso é que a MySQL AB gosta de ser a única que pode vender versões impressas para o MySQL. No entanto, eles gostariam de lançar a documentação sob a Licença de Documentação Livre GNU (FDL). Essa licença e a idéia original iriam bater de frente, no entanto.

Relações Públicas para o Debian. Karl Hegbloom mostrou que o falta ao Projeto Debian um bom departamento de RP que envia artigos RP e técnicos para serviços de notícias. Jornais e serviços precisam de "press releases" para reimprimir e redistribuir. O Debian não está incluído em muitos deles. No entanto, alguns lêem nossos press releases também e fazem comentários sobre eles. Além disso, um kit de imprensa mantido apropriadamente também está em falta para ser usado em exibições.

Mudanças no Novo Sistema de Incoming. Adam McKenna notou que o novo sistema de incoming se comporta de modo diferente do antigo e já está instalado tanto no non-US quanto no ftp-master. Pacotes que são uploadeados são imediatamente "aceitados", e os bugs são fechados logo que isso acontece. No entanto, ainda leva ao menos um dia até que o pacote apareça no repositório e possa ser instalado por nossos usuários. Isso foi implementado para reduzir a carga no Bug Tracking System (BTS), no entanto, uma visão mais sã parece ser colocar a tag "fixed" nos relatórios de erros e fechá-los depois de o pacotes ter sido instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume, por favor assegure-se de atualizar seus sistemas se você tem quaisquer desses pacotes instalados.

Pacotes Órfãos. 19 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 111 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.