Notícias Semanais Debian - 11 de Fevereiro de 2003

Bem-vindo à sexta edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Um recente anúncio na lista do GNOME diz que ele e o KDE estão juntando-se ao Projeto Desktop Livre para criar o Guia para Interface Humana que se aplicará a ambos. Além disso, tem o Ambiente Turbo Desktop que é direcionado a usuários com computadores antigos que ainda querem rodar um desktop apropriado. Ele é baseado no KDE 1 e Debian. Boas notícias da frente desktop, o KDE 3.1 está sendo atualizado para a distribuição instável do Debian.

Debian no Fórum Social Internacional. O Debian foi representado no Fórum Social Internacional no Brasil pelo Debian-RS, um grupo local de usuários do Debian. O grupo foi requisitado para construir a rede de computadores do acampamento jovem durante o evento e também foi convidado a dar mais de 10 oficinas, com foco técnico, político e social.

Debian e OASIS. Em Abril último, o Debian associou-se a Organização para Avanço de Padrões de Informação Estruturada (OASIS). Mark Johnson, representante oficial do Debian no OASIS, pediu por um informações de qualquer desenvolvedor do Debian que esteve envolvido no Comitê Técnico do OASIS. Ele também gostaria de idéias de como ele poderia procurar entradas dos desenvolvedores antes de computar o voto do Debian nas decisões do OASIS.

O Debian associa-se ao Consórcio Desktop Linux. O Projeto Debian anunciou que ele é um membro fundador do novo Consórcio Desktop Linux (DLC). O DLC é uma associação independente de fabricantes, comprometida tanto com companhias comerciais como organizações de código fonte aberto que estão desenvolvendo e formando as tecnologias do desktop GNU/Linux. A associação sem fins lucrativos ajudará a formação futura do GNU/Linux no desktop, atingindo as necessidades de corporações, instituições, e usuários domésticos.

O Debian reforça um Dispositivo Doméstico de Entretenimento. Um relatório no LinuxDevices.com sobre o PRISMIQ MediaPlayer, um gateway de entretenimento, diz que ele roda uma versão embutida do Debian GNU/Linux. O preço é de US $250, a máquina envia arquivos de mídia de audio e vídeo, obtidas de PCs domésticos ligados a internet, para TVs e aparelhos de som. O dispositivo contêm um computador embutido baseado num microprocessador MIPS de 32 bits com um decodificador MPEG integrado, junto com 16 MB Flash e 64 MB SDRAM.

Selecionando pacotes e conjunto de pacotes. Osamu Aoki (青木 修) revisou o atual sistema de instalação de pacotes e concluiu que existe o dselect, aptitude e apt-get para instalar pacotes um por um (de uma lista com aproximadamente 8700 e crescendo) e o tasksel que seleciona somente alguns conjuntos de pacotes entre os 30 disponíveis. Ele queria saber se existe qualquer atividade tentando corrigir essa falha. Ele propôs uma solução que usa atributos nas descrições dos pacotes.

Compilando os pacotes Debian com o DJGPP. Jeremie Koenig planeja tentar compilar alguns pacotes do Debian para o FreeDOS usando o DJGPP, uma portação para DOS do GCC, contendo a libc que garante uma razoável compatibilidade de API com programas originários do mundo *nix. Ele admite que a idéia de um debian-djgpp parece estranha, mas para máquinas embutidas ou antigas isso pode permitir a execução de uma uma grande quantidade de softwares.

Planos de Congelamento? Barak Pearlmutter pediu por um congelamento em breve. Anthony Towns explicou que existe um pouco mais de 1700 pacotes de código fonte que estão nominalmente prontos para testes no momento. Eles estão sendo segurados devido a várias bibliotecas como(glibc, Perl, Python, C++, GTK, KDE, etc). Esses perfazem um quarto do Debian. Nos últimos cinco meses mais ou menos, a testing funcionou "corretamente" mas somente agora como a instável não tem funcionado. A distribuição testing não tem valor se o Debian não puder fornecer softwares funcionais na instável de uma maneira correta e confiável.

Segurança para a distribuição Testing. Anthony Towns revelou que toda a infra-estrutura para adicionar atualizações de segurança para a distribuição testing está instalada caso a nova arquitetura de segurança venha a ser feita. Entretanto, Matt Zimmerman apontou que alguém precisa rever os pacotes e os processos e limpar a bagunça se mantenedores atualizarem pacotes quebrados.

Problemas com o empacotamento da Qt3. Ralf Nolden relatou sobre problemas sérios no modo como a Qt3 está empacotada atualmente. Vários casos não foram negociados com o mantenedor e ele ainda não está nos ouvindo. Ivan Moore lamentou ter se afastado desse pacote. Finalmente conseguiu-se a cooperação do mantenedor e pacotes de atualização são esperados em breve. Isso envolve um numero de mudanças e o mantenedor enviou um relatório de estado.

Relatório de Estado dos Discos de Boot. Eduard Bloch esteve trabalhando em novos discos de boot para a atualização 3.0r2 da woody (estável). Ele relatou que os discos de boot 3.0.24 já estão quase prontos. Pacotes para a maioria das arquiteturas foram feitos e testados, embora ainda não tenham sido para algumas como a sparc, s390 e arm.

Política de compartilhamento de bibliotecas. Marco d'Itri propôs duas pequenas mudanças para a política referente a compartilhamento de bibliotecas e código PIC. Primeiro, compilar com -fPIC não é o suficiente para ter o código PIC, e o objeto não deve ter um seção TEXTREL. Segundo, deve-se permitir que bibliotecas contenham pequenas seções de código não-PIC em arquiteturas adequáveis se isso permitir um aumento significativo de velocidade.

Mandrake Linux sem a MandrakeSoft? Alguns voluntários e desenvolvedores do Mandrake estão discutindo o futuro do Mandrake Linux desde que Ben Reser acredita que o fim da MandrakeSoft é inevitável. Eles propuseram organizar o desenvolvimento do Mandrake Linux como um esforço de comunidade e investigaram como o projeto Debian é organizado, que é o porque de John Goerzen do Debian tercontribuído com a discussão. Gustavo Franco, por exemplo, propôs o Mandrake como um novo projeto dentro do Debian sob a proteção da Software no Interesse Público, SA. Entretanto, essa idéia foi refutada.

Novo APT preparado. Adam Heath anunciou que ele está preparando o APT 0.5.4.9. A nova versão inclui limites altos e finalmente usa strings traduziveis. Ele também recompilou o APT com o g++ 3.2. Devido a isso Adam gostaria de ter certeza que essa versão funcionará em todas as arquiteturas. Ele também gostaria que os tradutores checassem o APT do CVS, e enviassem os arquivos traduzidos para a lista deity. Além disso, Daniel Burrows preparou novos pacotes para o aptitude.

Investigando usuários do sistema. Colin Watson relatou sobre um problema com três usuários, são eles sync, games e man. Todos, atualmente tem seu grupo primário configurado para 'users', que é atualmente o gid 100. A discussão foi desviada para se o 'users' deveria ter um gid de 100 em tudo. Ele também comparou a situação com outras distribuições de Software Livre.

Projeto Debian Multimídia. Marco Trevisani relatou que o DeMuDi chegou à versão 0.9 e ele acredita que está na hora de iniciar-se um projeto Debian Multimídia dentro do Debian. Ele gostaria de iniciar uma discussão formal e procurar opiniões de mantenedores do Debian, especialmente aqueles que estão diretamente envolvidos. No intuito de ajudar, Ben Armstrong adicionou um apontamento para o sub-projeto howto.

Hexdump, Hexcat e Hextype? Michael Piefel queria saber porque o Debian contêm o hexdump e o hexcat, isso antes de ele saber que também existe o hextype. Gerd Knorr adicionou que o hexdump é muito flexível, e por fim Richard Braakman comparou as diferenças de velocidade dos três.

Análises Legais de Licenças de Código Fonte Aberto. Jeremy Malcolm, desenvolvedor do Debian e Advogado de TI, apresentou um estudo intitulado Problemas com o Licenciamento de Código Fonte Aberto na recente Conferência Australiana do Linux. O estudo analisa algumas licenças de código fonte aberto comuns, tais como a GPL, Licença Pública Geral e a Licença BSD. Jeremy apontou algumas possíveis armadilhas legais referentes a essas licenças e sugere algumas estratégias para contorná-las.

Compilando o Debian com um compilador não-GNU? Bob McElrath questionou a colocação de pacotes compilados com um compilador não-livre como o HP's ccc dentro dos repositórios do Debian. Compiladores não-livre em alguns casos produzem executáveis mais rápidos do que o gcc. Entretanto em vários anúncios notados com versões recentes do gcc 3.x o intervalo é menor. Discussões filosóficas dos problemas de se ter softwares compilados com ferramentas não-livre à parte, existem vários problemas técnicos e legais incluídos, tais como os termos de licenças de compiladores que as vezes proíbem a distribuição dos binários resultantes, entre outros.

Knoppix revisado na IBM developerWorks. Cameron Laird publicou um artigo sobre o Knoppix, uma distribuição GNU/Linux baseada no Debian em um único CD. Se você necessita de uma configuração do Linux funcional que seja portável e rode da mesma maneira em qualquer hardware, leia este artigo. O Knoppix empacota uma útil e especializada distribuição do GNU/Linux, em um único CD-ROM bootável.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 6 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 159 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor ajude-nos a criar essa newsletter! Várias pessoas já estão submetendo artigos, mas ainda necessitamos de escritores voluntários que os preparem. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como ajudar-nos. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black, Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.