Notícias Semanais Debian (Debian Weekly News) - 25 de Fevereiro de 2003

Bem-vindo à oitava edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Para aqueles que sempre quiseram saber um pouco mais sobre nerds, o mais recente ensaio de Paul Graham sobre: "Porque os nerds são tão impopulares", pode clarear suas idéias. A agência sueca para gerenciamento público realizou um estudo de possibilidade em software livre e de código aberto e aconselhou o uso dos mesmos.

Debian examinado na DistroWatch. Alexander Antoniades escreveu um relatório sobre o Debian GNU/Linux. Ele não visou somente o processo de instalação mas também usou a distribuição e aprendeu sobre os poderes do comando apt-get. O artigo admite que a instalação do Debian não é a mais fácil, mas não é particularmente difícil. Usando repositórios não-oficiais você pode adquirir uma boa quantidade dos novos softwares.

Mantendo Histórias de Sucesso. Colin Walters anunciou que ele está colocando a Página de Usuários do Debian para adoção. Ele não tem o tempo necessário para dar ao site com o carinho que ele merece. Se alguém estiver interessado, por favor envie para ele um email. Uma boa habilidade com o Inglês é muito importante, e a pessoa também precisa ter algum conhecimento de como o website do Debian funciona.

O instalador do Debian ainda instala o Debian. Tollef Fog Heen relatou que o instalador do debian ainda é capaz de instalar o Debian. A maioria dos objetivos mencionados num relatório anterior foram alcançados. O cdebconf já possui um frontendpara o slang, que parece funcionar razoavelmente bem. Uma grande quantidade de trabalho está sendo gasta com a infraestrutura, mas muito ainda deve ser feito. O trabalho mais importante, entretanto, é portar essas ferramentas para outras arquiteturas.

Plataforma dos Candidatos. As plataformas de cada candidato para as eleições a Líder de Projeto do Debian estão no ar. Moshe Zadka planeja fazer o mínimo possível mas ajudar as pessoas a fazerem seu trabalho. Bdale Garbee acredita que a primeira função de um líder é facilitação e aproximação, fazendo isso gastando uma grande quantidade de tempo ouvindo e lendo. Martin Michlmayr pretende representar o Debian para o mundo exterior, enquanto seu foco principal será voltado para questões internas. Branden Robinson quer delegar responsabilidade e configurar uma clara e razoável expectativa para sua satisfação.

Questões para os candidatos a DPL. Raphaël Hertzog formulou várias questões para os candidatos as eleições para Líder de Projeto do Debian. Para Bdale Garbee, Martin Michlmayr e Branden Robinson ele também fez perguntas específicas. Eduard Bloch adicionou maisquestões para todos os candidatos.

Ajuda com o empacotamento do Roxen 3.3. Turbo Fredriksson gastou os últimos meses empacotando o Roxen Webserver 3.3 e está perto de um lançamento. A nova versão do Roxen Webserver requer um servidor MySQL para rodar. Ele queria saber como lidar melhor com essa situação. O pacote deve ainda ser capaz de utilizar um servidor de base de dados externo e não depender de um localmente instalado.

Políticas Sinistras para Suporte de Segurança. Um artigo no The Register causou uma discussão sobre suportar versões antigas e o reconhecimento de processos de lançamento incluindo a distribuição testing. O artigo reclama sobre a Equipe de Segurança do Debian ter cessado o suporte para a slink (2.1) com apenas duas semanas de aviso mas ignora a atualização enviada posteriormente anunciando que o período de suporte foi estendido por mais um mês. Outra discussão sobre isso está ocorrendo no SecurityFocus. A equipe de segurança está tentando suportar a antiga potato por 12 meses após a atual distribuição estável ter sido lançada, o que é superior a todas as outras distribuições.

Lista dos frontends para APT. Javier Viñuales Gutiérrez revelou a lista do Jeff Licquia de frontends para o sistema de gerenciamento de pacotes do Debian. A lista inclui o aptitude e o stormpkg, mas também o apt-move, apt-proxy e apt-zip ou jablicator. Junichi Uekawa (上川 純一) adicionou dois modos especiais para Emacs. Alexander Wirt também adicionou o synaptic.

Instalando o Debian junto com outros Sistemas Operacionais. O DebianHelp possui um artigo que descreve como instalar a woody e dois outros sistemas operacionais proprietários no mesmo disco rígido. Isso pode ser enganoso porque o jeito como esses sistemas usam os setores de boot de outras partições, inclui sobrescrever a Gravação da Inicialização Principal (MBR). Entretanto, como o LILO pode inicializar todos eles, passará a ser o carregador de inicialização primário.

Tutoriais de Certificação Linux. A IBM tornou disponível um conjunto de tutoriais desenhados para serem guias de preparação para a Certificação Profissional em Linux do Instituto Profissional do Linux. Os tutoriais cobrem a administração e configurações de rede gerais do GNU/Linux e devem ser úteis também para aqueles que não estão interessados na certificação.

Os nomes de Fontes podem infringir Marcas Registradas? Anton Zinoviev (Антон Зиновиев) queria saber se seus pacotes fontes podem estar infringindo algumas marcas registradas. Ele lembrou que foi pedido a um desenvolvedor de fontes a mudança do nome delas porque seu uso em desenhos modificados de fonte infringia a marca registrada do criador. Terry Hancock sugeriu que o Debian poderia simplesmente oferecer fontes alternativas mas com nomes similares, como já foi feito por outras companhias que encararam esse mesmo problema.

A LinEx apresentada ao Parlamento Europeu. Na última semana a LinEx foi apresentada (Somente em Espanhol) durante a celebração do primeiro encontro anual do Comitê de Regiões Européias dentro do Parlamento Europeu em Bruxelas. Essa é a primeira vez que ela é demonstrada fora da Espanha. O LinEx é uma distribuição de GNU/Linux, fundada pelo governo, baseada no Debian GNU/Linux que foi adaptado para as necessidades da Extremadura, uma das regiões mais probres da Espanha.

FAQ do Knoppix para a multidão. Karsten Self gravou 50 CDs com o Knoppix e está entregando-os para as pessoas que ele encontra na rua. Ele gostaria de usar informações adicionais para enviar junto com os CDs. Então ele preparou um pequeno FAQ introdutório para incluir no CD.

Resultado das eleições para Quadro de Membros do SPI. A Software no Interesse Público, SA. (SPI) organizou uma eleição de novos membros para seu quadro. O período de votação terminou na sexta-feira e os três vencedores foram Bruce Perens, John Goerzen, e Benj. Mako Hill. O atual quadro de diretores irá votar em adicioná-los para o quadro em seu próximo encontro. A lista de eleitores, votos e resultados está disponível e existe um sétimo dia de período de disputa onde as pessoas podem verificar seus votos.

Mensagens promovendo softwares não-livre. O novo programa cdrecord mostra uma mensagem dizendo "Se você precisar de suporte a DVD-R/DVD-RW, peça ao autor pelo cdrecord-ProDVD". Ben Collins pensa que o Debian não deve promover software não-livre dessa maneira, e que a a mensagem deveria apontar para os usuários o pacote livre dvdrecord. Andreas Metzler preferia manter a mensagem onde ela está e manter uma boa relação com o autor original, mas Craig Dickson sugeriu simplesmente remover a mensagem.

Projeto Debian em três Eventos Europeus. O Projeto anunciou que está sendo convidado a participar de três eventos a serem realizados nos próximos dias. No dia primeiro de março, Encontro de Desenvolvedores no LinuxForum 2003 em Copenhagen, Dinamarca, onde o Debian mantem um estande. Nos dias 1 e 2 de março uma palestra sobre os benefícios de usar o Debian GNU/Linux será dada na Wilhelmshavener Linux Information Days na Alemanha. No mesmo período o Debian manterá um estande na Chemnitzer Linux-Tag e dará uma palestra sobre o Projeto Debian de Tradução de Descrições e Debian-Med.

Empacotando Revistas Eletrônicas. Kevin Rosenberg pretende empacotar todas as edições da Revista Phrack como pacotes separados. Lars Wirzenius demonstrou preocupação, pois isso poderia aumentar dramaticamente o tamanho dos pacotes que os usuários tem que baixar freqüentemente.

Pacotes do Exim 4 na Experimental. Marc Haber anunciou que o time de mantenedores do Debian Exim 4 colocou a primeira versão dele na Debian Experimental. Os pacotes serão movidos para o repositório em breve. Eles oferecem um patch de atualização semi-limpo do Exim 3 tentando analisar o arquivo de configuração antigo, isso se ele foi gerado pelo eximconfig.

Oficinas do Debian no IRC. Gürkan Sengün vulgo tarzeau informou-nos de que ele está organizando oficinas online no IRC. Na última semana eles tiveram uma sobre Empacotamento no Debian. Esta semana (no Sábado às 15:00 GMT) a oficina irá cobrir IPv6 no Debian que será dada por Ricardo Javier Cardenes Medina vulgo Heimy. As oficinas ocorrerão no canal #debian-friendly no irc.debian.org.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 164 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor ajude-nos a criar essa newsletter! Várias pessoas já estão submetendo artigos, mas ainda necessitamos de escritores voluntários que os preparem. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como ajudar-nos. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em Português Brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black, Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.