Notícias Semanais Debian - 8 de Abril de 2003

Bem-vindo à décima quarta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Como a última edição foi lançada no dia primeiro de Abril, alguns de vocês devem ter mais cuidado com o seu conteúdo. Nós sabemos muito bem que a migração do Gentoo para RPM e o novo cabeçalho adicional do IPv4 são apenas pegadinhas. Entretanto, não poderíamos deixar você sem nossa própria pegadinha de primeiro de abril, cortesia de Thomas Bliesener e Andreas Schuldei. Porém, a nova lei na Alemanha foi real.

Resoluções da SPI sobre Doações. Bdale Garbe relatou sobre o mais recente encontro do quadro de diretores daSoftware no Interesse Público, SA (SPI). 95 % Das doações anteriores a Janeiro de 2002, para as quais não existe mais documentação suficiente, estão sendo destinadas ao Debian. As doações após esse período serão creditadas inteiramente para os projetos para as quais foram destinadas.

Conseguindo Apoio do Governo. Em um artigo na NewsForge Alex Perry fala sobre suas idéias de como os desenvolvedores de Software Livre podem conseguir mais contratos do governo dos E.U.A. Sua idéia é criar CDs altamente especializados, contendo a instalação base, uma suite Office e uma distribuição completa, que seria vendida a preços altos porém incluindo suporte e treinamento. Com isso poderíamos competir melhor com as ofertas de fornecedores proprietários e ajudaríamos no suporte a projetos de Software Livre, por exemplo, se o contratante for a SPI.

Instalando a Debian Woody. Jonathan Oxer contribuiu com um artigo à linmagau intitulado "O Universo Debian". Ele concorda que o atual programa de instalação do Debian é feio, mas também nota que algumas pessoas acreditam que um instalador não muito fácil irá manter uma horda de ignorantes longe do Debian que não são dignos de um SO tão excelente! No artigo Jonathan descreve em detalhes como o instalador trabalha e como os pacotes são instalados.

Scripts de Inicialização de acordo com a Política. Bill Allombert noticiou que uma grande quantidade de scripts do init.d falham ao implementar corretamente a política. Bill quer que todos os scripts do init.d comportem-se da mesma forma como é descrita na LSB 1.3, que tem um extensa descrição do comportamento desses scripts.

Pesquisador de Utilidades do Debian. Depois do entusiasmo adquirido na Conferência do Linux na Austrália, Enrico Zini anunciou o nascimento de uma novo força-tarefa do Debian. O Pesquisador de Utilidades do Debian é uma força-tarefa de pesquisa formada por voluntários, e seu foco é identificar e endereçar os casos específicos de utilização do Debian, não necessariamente os voltados para desktop.

Primeiro encontro de Coordenação de Metadistros. Teófilo Ruiz Suárez anunciou o primeiro projeto de encontros de coordenação de Metadistros, que tenta simplificar o processo de construção de distribuições customizadas baseadas no Debian (relatório detalhado), por exemplo CDs vivos (pode-se utilizar a distribuição a partir do CD). A Hispalinux organiza esse encontro que será realizado nos dias 14 e 15 de Abril na Universidade Autónoma de Madri, Espanha.

Revisando a Licença Pública do Projeto LaTeX. Jeff Licquia postou um novo rascunho, no qual estava trabalhando, para a Licença Pública do Projeto LaTeX (LPPL). Após o debate que ocorreu meses atrás, Jeff e vários membros do Projeto Latex trabalharam fora resolvendo os problemas que foram levantados anteriormente. Essa versão, praticamente reescrita, é o resultado.

Administração Segura com o Debian GNU/Linux. Jose Salvador Gonzalez Rivera escreveu um estudo sobre administração segura com o Debian GNU/Linux. Jose concentrou-se em casos específicos e situações não consideradas freqüentemente, tais como o uso dos limites e atributos de arquivos. Ele espera que o arquivo possa ajudar as pessoas a terem um pouco mais de interesse na segurança do GNU/Linux, e mais especificamente com o Debian.

Apt-get para usuários. Thomas Petazzoni queria saber se seria possível permitir que usuários normais instalem softwares nos seus diretórios pessoais com o apt-get em sistemas onde somente o administrador tem acesso de root. Chad Walstrom apontou vários problemas com a idéia, incluindo binários com caminhos no próprio código. Emile van Bergen acredita que isso pode ser superado, embora Corrin Lakeland sugeriu que isso somente poderia ser feito usando o apt-src ao invés de apt-get porque muitos pacotes precisam ser configurados na hora da compilação.

Instalando o WINE. O caso da instalação do wine foi levantado essa semana nos fóruns do DebianHelp. Um usuário descobriu que o comando apt-get install wine winesetuptk instalou para ele o wine sem um arquivo necessário, o wine.conf e sua tentativa de executar o winesetup não foi um sucesso. O problema se originou da tentativa de rodar o winesetup como root. Após a instalação do wine , o winesetup deve ser executado no modo normal do usuário e não como root.

Gerenciamento da Tradução de Templates Debconf. Andre Luís Lopes planejou fornecer correções para pacotes que ainda não estão usando o po-debconf para gerenciar as traduções dos templates debconf. Isso, entretanto, requer uma compilação de dependências frente ao po-debconf. Ele queria saber se uma forte dependência frente ao debconf seria o suficiente. Andre Luís também tem a impressão de que atualmente, mudar os pacotes para usarem o po-debconf irá tornar as coisas ruins para quem faz o transporte e está tentando fazer com que eles compilem corretamente na woody.

Pacotes Familiares para o Debian? Russell Coker considerou empacotar distribuições conhecidas do Linux para Debian. Esse pacote irá ter um carregador de boot (binário não-linux), uma imagem do sistema de arquivos raiz (imagem de sistema de arquivos JFFS2) em torno de 13M, uma correção para o kernel 2.4.19, gcc e binutils para código ARM de compilação cruzada em plataformas i386 e finalmente uma série completa de ferramentas. Isso nos dá um total de mais ou menos 130 MB.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 27 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 203 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor ajude-nos a criar essa newsletter! Várias pessoas já estão submetendo artigos, mas ainda necessitamos de escritores voluntários que os preparem. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como ajudar-nos. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.