Notícias Semanais Debian - 22 de Abril de 2003

Bem-vindo à décima sexta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Steven Frank deu uma olhada nas patentes e Software Livre e estimou o perigo do recente processo contra a IBM. Bruce Perens também examinou as patentes e Software Livre. É provável que em maio o Parlamento Europeu ratifique a Diretiva de Patente de Software. O ffii está convocando as pessoas a assinarem suas emendas propostas.

Resumo de Bdale Garbee. No último dia de liderança do Debian, Bdale enviou um relatório final sobre seu período no qual ele também fala sobre o futuro. Bdale continuará a dar palestras sobre o Debian e vários eventos já estão sendo negociados. Seu foco futuro será transportar o Debian para a IA64 e mantê-lo saudável. Ele continua preocupado com a saúde da SPI, e o relacionamento dela com o Debian.

Tradução da DWN no Alioth. Ignacio García Fernández relatou sobre o esforço para traduzir a DWN dentro de seu idioma nativo. Durante os meses anteriores a tradução para o espanhol da DWN tornou-se uma tarefa feita em equipe. Agora que o alioth está disponível, a equipe pensa que seria uma boa idéia usá-lo e iniciar o projeto dwn-trans, que pretende ser independente do idioma podendo também ser utilizado por quaisquer outros esforços de tradução.

Idéias do novo Líder de Projeto. Martin Michlmayr enviou sua primeira mensagem como Líder de Projeto do Debian. Ele agradeceu a Manoj e Bdale por seu trabalho e encorajou qualquer um a sentir-se livre para contatá-lo com idéias ou preocupações. Martin está preocupado com a próxima versão, porque no momento existem muitos erros críticos para lançamento abertos. Fora isso, o novo projeto do instalador do debian ainda necessita de uma quantidade significante de trabalho.

Melhorando a performance de aplicações GNU/Linux. Cameron Laird escreveu um artigo sobre duas aproximações diferentes para aumentar a performance de aplicações: o método fácil e o difícil. O método fácil é dar ao usuário mais retorno sobre o progresso da aplicação, desde que isso permita que ele sinta-se satisfeito com a espera. O método difícil é mais complicado desde que requer ajustes no algoritimo e cuidadosas medições de ferramentas usadas e bibliotecas para que o processo aumente sua velocidade por si mesmo. A antiga regra do Unix aqui se aplica: primeiro faça corretamente, então otimize para ganhar performance.

Novatos em Computador conhecem o Debian. Charles Williams escreveu um estudo de utilidade sobre uma família que tem que decidir se quer o GNU/Linux instalado em seu novo computador. Na segunda parte do artigo, o autor descreve o que aconteceu depois da instalação e depois que os usuários gastaram algum tempo usando o sistema Debian instalado.

Distribuição do Debian ilegal? Em nossa edição de primeiro de abril relatamos sobre uma nova lei na Alemanha que pretende proteger pessoas jovens do prejuízo de jogos violentos de computador mas que também pode provavelmente afetar o projeto Debian. Michael Banck recebeu uma resposta de um jornalista que nos alertou a aplicar a classificação de segurança para crianças ao CD inteiro do Debian que algumas pessoas planejam distribuir nas exposições que estão por vir. Isso custa somente EUR 1000.

Implementando as recomendações do W3C? Thomas Bliesener notou que quase a totalidade do site do Debian está de acordo com os padrões HTML, exceto algumas documentações online que parecem ser causadas por um problema com o debiandoc2html. Entretanto, alguns pacotes enviam documentação que não estão adequadas e algumas produzem código HTML que não está de acordo com os padrões. Ray Dassen explicou que é desejável ter nossa documentação de acordo com os padrões e recomendações do W3C, mas não é uma obrigação.

Pacotes binários de múltiplas arquiteturas. Barak Pearlmutter relembrou que há alguns anos atrás, a NeXT modificou o GCC e o resto dos conjuntos de ferramentas GNU para permitir que elas produzam binários de múltiplas arquiteturas, permitindo que um simples binário possa rodar tanto numa plataforma m68k como numa i386. Eles também tem um ferramenta que pode retirar grande parte de arquiteturas não desejadas. Ele propôs ressuscitar esse código e construir as mais de 11 arquiteturas em cada pacote Debian arquitetura-binário.

Mantenedores e Erros RC. Andrew Suffield criou uma lista classificada (a maioria dos erros críticos para lançamento primeiro) de mantenedores que possuem excessivos números de erros RC antigos, abertos contra seus pacotes. Erros com menos de 30 dias não foram considerados. A lista é classificada usando um resultado proporcional a idade e severidade de cada erro. É razoavelmente provável que alguns desses erros já tenha sido fechados.

O Debian está violando o Copyright do ReiserFS? Hans Reiser, o autor do ReiserFS, pediu que o Debian explique porque os créditos e atribuições dos utilitários do reiserfs foram removidos, violando o copyright. Ele explicou que algumas cláusulas foram incluídas proibindo a remoção dos créditos, embora ele nunca esperava que o Debian fizesse isso. Jarno Elonen apontou que essas cláusulas extras estão localizadas no arquivo README ao invés de estarem no arquivo COPYING e o mantenedor do reiserfs provavelmente não as percebeu. Ben Collins notou que isso pode tornar o ReiserFS não-livre.

Sub-projeto Debian para Advogados. Jeremy Malcolm propôs um novo sub-projeto chamado Debian-Lex, que tornará o Debian específico para advogados. Ele poderia conter algumas escolhas óbvias do pool existente como o OpenOffice.org, Evolution e Gnotime, mas também necessitaria de alguns outros pacotes que ainda não estão no Debian como o SQL-Ledger (que será empacotado em breve). Jeremy também pretende juntar um esquema de base de dados que servirá como base para uma base de dados de clientes legais e matérias. Existe suporte para a idéia, embora exista alguma discussão sobre o nome Debian-Lex.

Gerenciamento de Arquivos de Configuração com o Debconf. Colin Walters exigiu que pacotes não usem o debconf para gerenciar seus arquivos de configuração. Ele apontou que apolítica requer que mudanças locais devem ser preservadas durante a atualização de um pacote. Quando um pacote, por padrão gerencia seus arquivos de configuração com o debconf, as mudanças locais podem ser destruídas sem o usuário ficar sabendo. Joey Hess também exigiu que o debconf não seja usado para notas cujo lugar apropriado para estarem é o README.Debian. Ele sabe que alguns pacotes fazem as coisas corretamente, mas mesmo se 10 % dos pacotes usar o debconf de maneira imprópria o sistema inteiro vai parecer ruim. A apresentação do debconf de Joey pode ser um bom lugar para começar a aprender sobre a maneira apropriada de usar o debconf.

Construindo um Firewall com o Pebble. Glenn Stone descreveu como usar o Pebble, uma pequena distribuição do Debian para ter um firewall caseiro de pé e rodando. Ele descreveu a instalação e configuração num antigo dell 486D/50, com 16 MB de RAM. O Pebble tem somente 17 MB compactado e o sistema final termina com 81 MB no disco. Glenn pensa que isso pode ser uma boa maneira de construir um firewall num orçamento. Ele também faz a adição de extras como um mini servidor web ou proxy de email de maneira tão simples como o comando apt-get install.

Pedido de Tópicos para a Conferência do Debian. Com duas conferências do Debian que irão acontecer esse ano, um chamado foi enviado pedindo por idéias sobre tópicos e partes do Debian cobertos por palestras e oficinas nas quais estarão interessados aqueles que estiverem presentes. O coordenador de envolvimento LinuxTag do Debian adoraria ser inundado com idéias para adicionar a sua lista e para que palestrantes possam ser procurados. Idéias para a Terceira Conferência do Debian podem ser adicionadas a lista de coisas a fazer na esperança de que alguém irá enviar uma palestra sobre esse assunto.

Atualização no Debian para x86-64. Arnd Bergmann relatou que o conjunto de ferramentas e utilitários básicos para o x86-64 já funcionam. Ele tornou disponível pacotes de bi-arquitetura que são capazes de produzir código para a nova arquitetura bem como para a i386. Esses pacotes devem funcionar como uma substituição para o pacote i386 de simples-arquitetura no Debian/sid. Eles foram testados no Bochs, um emulador de PC IA-32 e x86-64.

Está faltando suporte para o UTF-8? Nikolai Prokoschenko notou que pacotes fontes recentemente lançados, somente contêm caracteres latin1 e não, por exemplo, Russos os quais ele precisa. Manoj Srivastava respondeu com uma nota sobre como o Softwarte Livre trabalha: se não está bom para você, corrija e envie as correções. Henrique de Moraes Holschuh adicionou que ele deveria criar um sub-projeto "Debian-desktop-RU" onde todos os padrões estariam ajustados para que pudesse funcionar corretamente.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 21 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 196 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor ajude-nos a criar esse periódico! Várias pessoas já estão enviando artigos, mas ainda necessitamos de escritores voluntários que os preparem. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como ajudar-nos. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.