Notícias Semanais Debian - 27 de Maio de 2003

Bem-vindo à vigésima primeira edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. O projeto GNOME liberou seu snapshot instável do GNOME (versão 2.3.2) para testes. O CD da miniwoody, que oferece uma variante enxuta do Debian woody, foi renomeada para Bonzai Linux.

Lista de Doações. Wouter Verhelst propôs a criação de um lista de doações similar a que os desenvolvedores do FreeBSD mantêm. A lista requer pessoas que declararem como querem usar o hardware. Se alguém está trabalhando em algo que é importante para o negócio de alguma outra pessoa, uma doação pode ser benéfica para ambos.

Proposta de remoção do Mosix. Francesco Lovergine propôs a remoção de todos os pacotes Mosix do repositório. Atualmente, o Debian inclui ambos Mosix e OpenMosix. Entretanto, o OpenMosix é mais ativamente mantido e possui suporte para IA-64. O OpenMosix é uma divisão do Mosix que foi necessária pois o Prof. Barak mudou a licença do Mosix para uma proprietária.

Pacotes com o suporte a I18n desabilitado. Denis Barbier compilou uma lista de pacotes fonte que contêm arquivos gettext que não são distribuídos no pacote binário correspondente. Ele continuará investigando esses pacotes e irá protocolar erros quando o suporte a internacionalização (i18n) não estiver habilitado em tempo de compilação ou se os arquivos de tradução conterem erros que impedem o funcionamento da tradução.

O Debian usado na plataforma Pegasos. Eugenia Loli-Queru relatou que o Debian GNU/Linux vem pré-instalado nas máquinas Pegasos que são baseadas nas CPUs IBM/Motorola PowerPC G3 e G4. Através do uso do Mac-On-Linux o sistema Debian permite que você rode o Mac OS ou OS X sem a necessidade de hardware ou BIOS da Apple.

Entrevista com Andrew Tridgell. Alexander Antoniades foi sortudo e falou com Andrew Tridgell sobre o pizzaware que ele criou chamado de Samba. Andrew também revelou que usa regularmente somente duas distribuições GNU/Linux, Debian e Red Hat. Entretanto, ele prefere o Debian e roda a distribuição instável em sua máquina de desenvolvimento, atualizando-a a cada duas semanas.

Mantendo a compatibilidade de binários GCC? Matthias Klose queria saber se vale a pena esforçar-se para manter a compatibilidade entre distribuições baseadas em hppa. As exceções GCC 3.3 foram mudadas de base sjlj para base dwarf2 em hppa e m68k. Apesar de que não existem distribuições lançadas para hppa ou m68k usando o gcc-3.2, a compatibilidade com outras distribuições lançadas pode não ser o caso.

Mantendo o código fonte do kernel. Essa discussão cobre os problemas com muitos pacotes kernel por arquitetura e por distribuição. Manoj Srivastava explicou que existe um mecanismo para especificar a ordem na qual as correções do kernel são aplicadas e que todas as arquiteturas devem somente fornecer os pacotes com as correções. Para consolidar os pacotes com o código fonte do kernel nós devemos ser capazes de diminuir a distribuição para caber em um CD.

Hospedando uma DebConf nos E.U.A.? Aaron Ucko queria saber se uma conferência do Debian pode ser organizada nos E.U.A. Ele reportou que um professor está interessado em patrocinar a conferência do Debian em Washington, DC, na próxima primavera, em conjunto com uma conferência internacional sobre Código Fonte Aberto no governo. Joe Drew adicionou que existe um número de desenvolvedores não-americanos que não colocarão os pés em solo Americano, em parte devido ao DMCA, algo que Alan Cox já nos tinha avisado.

Firebird 0.6 empacotado. Eric Dorland anunciou que ele adicionou os pacotes do Mozilla Firebird, formalmente conhecidos como Phoenix, a seu repositório apt pessoal. Eric planeja adicionar os pacotes na instável depois de mais alguns pequenos ajustes, se não houver objeções. Os pacotes não entram em conflito com os pacotes do Phoenix que ele forneceu anteriormente, desde que eles foram também pacotes não-oficiais.

Lista Debian Multimídia criada. Marco Trevisani anunciou que a lista de emails debian-multimedia foi criada pelos administradores de listas. Ela pretende combinar os esforços de uma Distribuição de Áudio GNU/Linux e o Debian para criar uma distribuição GNU/Linux voltada a usuários profissionais de áudio baseada em Debian.

O Debian Wiki está novamente Online. Michael Ivey anunciou que o Debian Wiki está novamente online, e deve permanecer assim. Ele vivenciou uma grande quantidade de problemas com o Zope em seu pequeno servidor e finalmente descobriu o Kwiki, que é escrito em Perl, e foi convertido. Todos os links antigos ainda estão funcionando com a ajuda do mod_rewrite.

Política de Empacotamento do Kernel NetBSD. Joel Baker resolveu problemas com a libc em seu sistema Debian/NetBSD e percebeu que se você instalar uma nova libc em um sistema com um kernel antigo, o sistema pode parar em um estado de difícil recuperação. Para endereçar isso ele escreveu uma mini política que documenta como se prevenir para que isso não aconteça.

Doando CDs do Debian para Bibliotecas. Matthew Briggs queria saber se poderia ser útil doar suas coleções de CDs do Debian para a biblioteca de sua universidade. Entretanto, as bibliotecas freqüentemente usam a catalogação de dados para manterem um registro de seus materiais e provavelmente isso não existe para os CDs do Debian.

Debian provendo Robôs Autônomos. O Inquirer relatou sobre uma equipe de cientistas do SRI Internacional, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos (foi separado da Universidade de Stanford em 1946), que está trabalhando em robôs que podem realizar tarefas de forma autônoma e reportar suas descobertas à um controle central. A câmera nos robôs fornece um retorno em tempo real. O sistema operacional que controla tudo isso é um Debian GNU/Linux.

W3C aprova a Política de Patente. O Consórcio da Rede Mundial (W3C na sigla em inglês) aprovou a Política de Patente W3C baseada na revisão do Comitê de Conselho W3C. Tim Berners-Lee explicou a decisão e disse que essa política desencoraja a criação de estratégias que trabalham para forçar aplicações com os padrões de acordo a pagarem taxas de licenciamento. Entretanto, o problema com uma patente "livre de direitos autorais", é que ela pode ser vendida para alguém que passe a cobrar por ela, o que aconteceu com a patente do JPEG, por exemplo.

GUI de Tags de Pacotes Debian. Enrico Zini anunciou o novo site para o sistema Debian de Tags de Pacotes. Ele também criou uma interface gráfica com o usuário (GUI na sigla em inglês) para edição massiva da base de dados de tags. Esse pacote tagcolledit foi colocado no repositório do Debian e estará disponível em dois dias. Além disso, Enrico criou um logo para as Tags de pacotes Debian.

Todos os sistemas bootando pelo CD? Alastair McKinstry queria saber se uma imagem pode ser criada de forma que possa ser o único CD de boot necessário para todos os 4 portes de kernel do Debian: GNU/Linux, GNU/Hurd, GNU/NetBSD e GNU/FreeBSD. Muitos dos pacotes de "todas" as arquiteturas sobrepõe-se e devem ocupar menos de 500 MB no total. Isso não tem como ser feito a tempo do lançamento da Sarge, mas uma vez que todos esses itens forem trabalhados, deverá ser possível construir um simples CD de boot que instalará um sistema funcional usando um desses 4 portes do Debian.

Festas de assinaturas de chaves vindouras. Peter Palfrader é responsável pelas festas vindouras de assinatura de chaves na LinuxTag em Karlsruhe, Alemanha, e na DebConf em Oslo, Noruega. Gerfried Fuchs também está organizando a festa na LinuxWochen em Viena, Áustria. Todas as festas usarão o método Zimmermann/Sassaman e esperam uma grande quantidade de participantes.

Um Desenvolvedor tem prioridade sobre um Não-Desenvolvedor? Stefan Schwandter ficou sem uma máquina com Debian e teve que tornar órfãos os pacotes que ele mantinha. Raphael Goulais queria saber se a política do Debian diz que um Desenvolvedor registrado do Debian tem prioridade sobre um desenvolvedor não registrado na hora de adotar pacotes. Josip Rodin explicou que o seguinte método é aplicado: "quem chegar primeiro fica com o pacote".

Mais melhorias no MIME para o BTS. Colin Watson anunciou que a interface web do Sistema de Registro de Erros (BTS) decodifica cada parte das mensagens MIME para mostrá-las. Textos com citações para impressão e codificados com base64 serão mostrados num formato legível. Além disso, os anexos agora são mostrados somente como um link para download ao invés de um link mais o anexo completamente codificado. As mudanças foram enviadas para o repositório CVS.

Sub-Projetos do Debian. Gustavo Franco queria saber por que alguns sub-projetos do Debian estão listados no site oficial enquanto outros não estão. Raphaël Hertzog explicou que isso depende meramente de alguém dedicar algum tempo para escrever as páginas do site. Ben Armstrong explicou que o Debian Jr. é um sub-projeto pessoal dele dentro do Debian, que recebeu grandes contribuições de outros.

Pacote por Mantenedor. Petter Reinholdtsen relatou sua descoberta de que a distribuição do número de pacotes por desenvolvedor é muito irregular. Poucos desenvolvedores mantêm uma grande quantidade de pacotes enquanto um grande número de desenvolvedores mantêm somente um pequeno número de pacotes, como o histograma revela. Ele não levou em conta outros trabalhos no Debian e mesmo Ben Collins disse que esses números não significam absolutamente nada.

O que faz uma conferência tornar-se uma DebConf? Joe Drew perguntou qual critério uma conferência precisa preencher para que possa ser considerada uma conferência do Debian (DebConf). Em particular ele queria saber, se a conferência que está para acontecer nos EUA poderá ser uma DebConf ou não. Andreas Schuldei disse que ele gostaria de ver mais encontros do Debian quantos forem possíveis. David Harris explicou que se as pessoas puderem ter suas despesas reembolsadas e patrocinadores tiverem um foco, somente então deveria ser um evento maior chamado de DebConf.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 9 pacotes tornaram-se órfãos essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 189 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para obter a lista completa e, por favor, adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor, ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Por favor, veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Dan Hunt, Matt Black, Daniel K. Gebhart e Martin 'Joey' Schulze.