Notícias Semanais Debian - 12 de Agosto de 2003

Bem-vindo(a) à trigésima segunda edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Seguindo a edição 26, Stephan Wehrheim escreveu um documento sobre a instalação do Debian 3.0 em um Dell Inspiron 8200. Michael Singer analisou o Software Livre como um movimento social, de modo similar ao que Bruce Perens discutiu na Linuxworld São Francisco.

Crontab não é mais setuid. Steve Greenland avisou que ele alterou o crontab para ser setgid 'cron' ao invés de setuid 'root'. Isto introduz um novo grupo 'cron' que será criado automaticamente durante a instalação.

Remoção de bibliotecas do arquivo. Chris Cheney notou que uma biblioteca que ele tinha listado como dependência de um pacote que já havia enviado no servidor foi removida. Ele propôs uma adição para a política dizendo que uma biblioteca antiga não pode ser removida do arquivo até que nenhum outro pacote dependa dela. Richard Braakman explicou que o passado demonstrou que enquanto as bibliotecas antigas estavam no arquivo, não havia incentivo aparente para qualquer a remoção da dependência.

Mutt não depende de um MTA? Artur Czechowski questionou se o Mutt deveria somente recomendar um agente-de-transferência-de-email (MTA, mail-transfer-agent) ao invés de depender de um. Rene Engelhard explicou que enviar emails é um dos recursos chave do Mutt, e isto requer um MTA; assim sendo a dependência deve continuar.

Transição Python 2.3. Matthias Klose anunciou a próxima transição Python depois que a versão 2.3 foi lançada. A partir do próximo upload do Python2.3, ele vai se tornar a versão padrão do Python. Ficará impossível instalar alguns pacotes até que eles estejam convertidos para a nova versão, no entanto.

Explicações para redirecionamento de Bugs. Joey Hess requisitou que se inclua uma explicação para o mantenedor do pacote novo quando do redirecionamento de um bug para um pacote diferente. Ele disse que é muito irritante receber vários relatórios de erros que foram redirecionados para os pacotes próprios de um mantenedor, sem explicação anexa, forçando-o a procurar informações por conta própria.

Zeroconf para Debian? Andrew Pollock perguntou se alguém está trabalhando em ter o Zeroconf implementado dentro do sistema Debian. Configuração Zero em rede IP significa que dois computadores ligados entre si através de uma rede IP ad-hoc e podem conversar entre si sem intervenção humana. Supõe-se que o pacote zcip implementa isso.

I18n do Debconf melhorada. A colaboração entre Joey Hess e Tomohiro Kubota levou a uma grande melhoria na internacionalização (i18n) do debconf na versão 1.3.0. Essa versão resolve problemas de quebra de linha para vários idiomas e codificações. Tradutores de templates Debconf para chinês e japonês não precisarão inserir espaços em branco redundantes que eram necessários anteriormente para evitar este problema.

Vantagens de usar o Debian. Markus Raab listou (somente em alemão) várias vantagens em usar o Debian. Ele ressaltou o sistema de gerenciamento de pacotes e a rígida implementação do Padrão de Hierarquia do Sistema de Arquivos (FHS, Filesystem Hierarchy Standard). Ele também enfatizou o número de pacotes disponíveis, a liberdade garantida, dando alternativas e escolhas ao usuário, a documentação e mais. Muito disto também está incluso no Advantages HOWTO.

Alteração do Kernel do Hurd. Ciaran O'Riordan avisou que o Hurd irá mudar do Gnumach para o L4 a longo prazo. Hazelnut é o nome da implementação L4 para qual o Hurd está sendo portado. Em curto prazo, no entanto, há uma mudança moderada do gnumach1.3 para o gnumach2.0, também chamado de oskit-mach.

Suporte para Ant. Arnaud Vandyck relatou que vários pacotes java são construídos com ant. Provavelmente seria uma boa idéia ter práticas comuns com o ant, incluindo uma interface padrão na construção de pacotes. Stefan Gybas gostaria de criar uma classe Ant para o Sistema Comum de Construção Debian (CDBS, Common Debian Build System) de modo que debian/rules ficará realmente simples.

Política para UIDs e GIDs de 32 bits. Steve Langasek relatou que a seção 9.2 da política atualmente descreve classes uid e gid cobrindo a faixa de 0-65535. Isto parece não ser mais compreensivo uma vez que em um sistema atual rodando um kernel 2.4.28 e libc6 2.3.1-17 uma pessoa pode designar ids de usuário de 32 bits e referenciar estas contas em posse de arquivos, utilizar su com elas, etc. Ele questionou se a política Debian deveria ser expandida para endereçar esta faixa altamente ampliada de ids disponíveis.

Debian completa 10 anos. Em 16 de agosto, o Projeto Debian irá celebrar seu décimo aniversário com várias festas ao redor do globo. As maiores festas ocorrerão em Brno, República Tcheca; Turku, Finlândia; Wallenrod e Berlim, Alemanha; bem como em Cambridge no Reino Unido. Durante os últimos 10 anos, o projeto desenvolveu um grande conjunto de políticas e procedimentos para empacotamento e distribuição de software. Esses padrões são cobertos por ferramentas, automação e documentação implementando todos os elementos chave do Debian de modo aberto e visível. Como um presente, Jörg Jaspert criou um CD de resgate do tamanho de um cartão comercial que vai ser dado em Berlim e Wallenrod.

Exame de pacote Debian no LPI. O Instituto Profissional Linux (LPI, Linux Professional Institute) introduziu novos exames que permitem aos candidatos serem testados em gerenciamento de pacotes Debian ou RPM. Os candidatos escolhem o pacote em que desejam ser avaliados quando estão começando o exame, segundo o LPI em uma história em Certcities.com. O LPI fez mais que 24.000 exames, e deu mais de 5.500 certificações no mundo todo.

Lista de binários setuid/setgid na versão estável atual. Steve Kemp anunciou uma lista de todos os binários setuid/setgid na versão atual. As principais reações sobre esta lista basearam-se nos avisos de segurança recentes de jogos e na sugestão de Joey Hess de fazer uma política segundo a qual todos os binários setuid/gid deveriam passar por uma revisão, uma idéia que foi apoiada por vários desenvolvedores que também se dispuseram a fazer a revisão.

Atualizações de segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 9 pacotes tornaram-se órfãos essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 185 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade de Software Livre.Por favor, veja as Páginas WNPP para obter a lista completa e adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor, ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Por favor, veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Tomohiro Kubota, Dan Hunt, Gerfried Fuchs e Martin 'Joey' Schulze.