Notícias Semanais Debian - 2 de Setembro de 2003

Bem-vindo(a) à trigésima quinta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. A discussão sobre a legalização das patentes de software na Europa foi tão controversa que a votação foi adiada, conforme relatado por Ciaran O'Riordan da FSF. Na décima conferência internacional da Associação Européia para Estudantes Japoneses, Warsaw Janusz Bień deu uma palestra sobre o Debian GNU/Linux como uma plataforma de ensino do idioma Japonês.

Suporte a Opteron para o Debian. O projeto Debian recebeu acesso completo a um computador Dual Opteron para esforços de porte. Mattias Wadenstein mantém um computador similar e dá contas para desenvolvedores interessados. Este porte visa suportar um sistema misto de 32/64 bits, o que requer alterações significativas na infraestrutura do Debian, que provavelmente não ocorrerão em tempo para o lançamento do sarge. A lista de desenvolvedores foi renomeada para debian-amd64 para refletir o nome geral da arquitetura.

Sistema de inicialização por usuário. Jerry Haltom questionou o que os outros pensam sobre um sistema de inicialização por usuário que poderia iniciar serviços baseados no usuário sem lhes dar acesso de superusuário. No entanto, Colin Watson comentou que isto já pode ser obtido com uma linha @reboot no crontab.

Pacotes binários de fontes múltiplas. Glenn McGrath investigou listas de pacotes fontes e binários e descobriu que, segundo os arquivos .dsc, vários pacotes binários eram providos por mais de um pacote fonte. Na sua opinião um pacote virtual deveria ser usado quando um pacote binário é provido por pacotes fonte múltiplos.

Assinatura LWN para Desenvolvedores Debian. Bdale Garbee relatou sobre o patrocínio de assinaturas LWN para desenvolvedores Debian pela HP uma vez que vários desenvolvedores perguntaram se esta oferta ainda persiste. Se você é um desenvolvedor Debian e deseja acesso completo à lwn.net, vá ao site web deles, crie uma conta para você e envie uma mensagem para lwn-subscription@debian.org contendo o nome de sua conta LWN e assine esta mensagem com sua chave do chaveiro Debian. Eventualmente, Bdale irá processar a requisição e enviará uma confirmação.

Crescimento do arquivo Debian. Jason Andrade notou que o arquivo Debian está perto de alcançar a marca de 100 GB em seu espelho e perguntou se há algum meio de reduzir o tamanho do arquivo nas próximas semanas, antes que ele possa inserir um novo disco. Josip Rodin respondeu que aproximadamente 7 GB serão liberados quando o potato for movido para archive.debian.org. Marcelo Magallon adicionou o tamanho de todos os pacotes binários pertencendo à dadas arquiteturas em conjuntos específicos.

Pesquisa sobre a liberdade da FDL. Branden Robinson enviou os resultados da pesquisa para medir o nível de consenso em se a Licença de Documentação Livre GNU (FDL, Free Documentation License) é livre de acordo com a Definição Debian de Software Livre (DFSG, Debian Free Software Guidelines) ou não. A maioria dos desenvolvedores Debian e também a maioria dos não desenvolvedores não veem a FDL GNU como uma licença que pode satisfazer facilmente a DFSG.

Pacotes instaladores se espalham em "principal" e "contrib". Tore Anderson perguntou porque instaladores de software não livre estão localizados em seções supostamente livres. Ele explicou que não se espera que software não livre seja instalado no sistema, quando se usa a seção contrib. Mathieu Roy adicionou que softwares na contrib que têm o único propósito de instalar software não livre em seu script postinst são bons candidatos para a seção não livre.

Entrevista com o fundador do Morphix. Prakash Advani conduziu uma entrevista com Alex de Landgraaf, o fundador e principal mantenedor do projeto Morphix. Ele explicou que o Morphix, que é baseado no Knoppix, têm um design modular para construir liveCDs, que facilitam todas as remasterizações e os deixa trabalhar em sua tarefa.

Atualizações de segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar o seu sistema caso tenha algum dos pacotes abaixo instalados.

Pacotes novos ou notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 1 pacote tornou-se órfão essa semana e precisa de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 206 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para obter a lista completa e, por favor, adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor, ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Por favor, veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Filippo Giunchedi e Martin 'Joey' Schulze.