Notícias Semanais Debian - 30 de Setembro de 2003

Bem-vindo(a) à trigésima nona edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Joey foi à sessão apelidada de "Joey encontra Joey" no Encontro de Desenvolvedores Linux de Oldenburg no último fim de semana, aonde os dois finalmente se encontraram. O encontro foi um sucesso, tanto para o Debian quanto para o kernel Linux. Um relatório extenso para a parte do Debian provavelmente será enviado para a lista mais tarde.

Lições sobre o empacotamento de aplicações Linux. Billy Biggs e Doug Bell escreveram sobre suas experiências no empacotamento do tvtime para várias distribuições, incluíndo a comunicação entre empacotadores e desenvolvedores, problemas de dependências, como lidar com bugs, e o sistema de menus do Debian. Eles concluíram que a cordenação entre empacotadores de distribuições diferentes poderia reduzir o trabalho destes e o número de bugs específicos às distribuições.

Comitê para a discussão FSF-Debian. Bruce Perens organizou membros da Free Software Foundation (FSF) e do Debian para discutir as questões sobre a Licença de Documentação Livre (FDL, Free Documentation License) da GNU. Eben Moglen e Henri Poole (da FSF) e Benj. Mako Hill (do Debian) irão integrar o comitê. Bruce está procurando outro representante para o Debian, que tenha atitude construtiva e imparcial. O comitê irá trazer os resultados de sua discussão para consideração pelas organizações representadas.

Problemas da transição Python. Colin Watson resumiu os problemas da transição que estão impedindo o Python 2.3 de entrar na testing. O resumo pode estar um pouco incompleto. Ele listou seis pacotes com bugs que os previne de entrar na testing. O python-gnome também sofre de vários problemas de dependência.

Fim da validade de bugs ITP. Søren Boll Overgaard perguntou por quanto tempo a existência de um ITP (intent to package, intenção de empacotar) deve ser permitida sem que seja feito o upload do pacote. Ele estava olhando a notificação de empacotamento do thunderbird em particular. Anthony Towns explicou que ITPs devem ser considerados como avisos. Se alguém não receber respostas da pessoa que declarou a intenção de trabalhar no pacote, esse alguém pode o mantê-lo.

Convertendo scripts de configuração. Richard Atterer questionou como ele deve regenerar os arquivos do libtool e auto* após corrigir alguns bugs. Martin Quinson descreveu em detalhes como proceder e disponibilizou um script para reconstruí-los.

Declaração da posição sobre a GNU FDL. Depois que Branden Robinson anunciou a atualização de sua página sobre a Licença de Documentação Livre (FDL, Free Documentation License), Manoj Srivastava começou a criar uma declaração. Ele acredita que a declaração deve ser dada sobre a seção 4.1.5 da constituição Debian. A página do Manoj inclui a FDL comentada, detalhes de seus problemas práticos, os resultados da pesquisa sobre a FDL e links relacionados.

Arquivos fonte puros. Matthias Urlichs notou que muitos pacotes parecem possuir arquivos .orig.tar.gz que podem ou não ser diretamente relacionados aos arquivos disponibilizados pelos autores originais. Manoj Srivastava explicou que fontes puros são a preferência, mas não são obrigatórios. Há práticas de empacotamento dos originais estranhas o suficiente para que o Debian não obrigue os fontes a serem puros.

Atualizações de segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar o seu sistema se você possui algum destes pacotes instalados.

Pacotes novos ou notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou possuem atualizações importantes.

Pacotes órfãos. 1 pacote se tornou órfão esta semana e precisa de um novo mantenedor. Isto perfaz um total de 195 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do software livre. Veja as páginas WNPP para obter a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug e renomeie-o para ITA: caso pretenda pegar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.