Notícias Semanais Debian - 7 de Outubro de 2003

Bem-vindo(a) à quadragésima edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. DivisonTwo.com escreveu um ótimo artigo sobre um sistema fictício, Barbie OS, baseado no Debian. LinuxIT anunciou o lançamento dos manuais de treinamento de seu Instituto de Certificação Profissinal Linux (Linux Professional Institute Certification) sob uma licença livre.

emDebian na UK Linux Expo. LinuxDevices.com relatou que Vincent Sanders do Debian irá participar da Linux Expo UK para discutir idéias sobre o emDebian no estande do Debian na .Org Village. O objetivo do emDebian é melhorar o Debian como um todo para uso embarcado e para prover uma série de ferramentas geradoras de imagens para dispositivos embarcados com simplicidade e rapidez. A Pesquisa do Mercado Linux Embarcado, feita anualmente pela LinuxDevices.com apontou a distribuição Debian GNU/Linux como a terceira mais popular para desenvolvimento embarcado.

O Projeto Debian em conferências européias. O projeto Debian anunciou que seus membros e afiliados irão participar de quatro exibições e conferências sobre software livre e GNU/Linux na europa. Em 7 e 8 de outubro ocorrerá a Opensaar em Saarbrücken, Alemanha, com uma palestra sobre serviços de e-mail com o Debian por Marko Jung. Em 8 e 9 de outubro a Linux Expo UK ocorrerá em Olympia, Londres, Reino Unido. Elas serão seguidas pela Pratical Linux em Gießen, Alemanha dia 11 de outubro, onde Alexander Schmehl dará uma palestra e um workshop sobre o Debian. Finalmente de 14 a 16 de outubro irá ocorrer o Linux Kongress em Saarbrücken, Alemanha, onde Thomas Lange dará um tutorial sobre a construção de um cluster beowulf.

Resumo do Debcamp do instalador. Joey Hess enviou um a resumo do DebCamp. Ele relatou que mais de dez desenvolvedores do debian-installer se encontraram por quatro dias em Oldenburg e trabalharam com sucesso no novo instalador, como a "enchente" de mensagens CVS demonstrou. Como resultado, o PowerPC é talvez melhor suportado pelo instalador que o i386 atualmente. Muito trabalho foi feito em questões gerais de interface com o usuário. Vários problemas foram resolvidos ou trabalhados.

Mini-distribuição Debian BrailleSpeak. O projeto BrailleSpeak anunciou o lançamento de sua "BrlSpeak Debian-based Braille-Loopback Mini-Distribution" (Mini-distribuição BrlSpeak baseada em Debian com suporte à braile). Ela é uma solução (temporária) para aqueles que preferem instalar uma distribuição em sua partição FAT32, sem reparticionar o disco rígido. No entanto, atualmente falta o suporte à fala na instalação.

Instalando conjuntos diferentes de computadores Debian. Joseph Rawson anunciou o paella, que é baseado no FAI e busca suportar a instalação de conjuntos diferentes de software simultaneamente. Para alcançar este objetivo, paella usa um banco de dados PostgreSQL para armazenar a maior parte de suas configurações.

Estado de lançamento do Sarge. Scott James Remnant checou quanto da tabela de tempo para lançamento de Anthony Town já foi cumprido. O instalador já foi testado e aprovado em i386 e powerpc. A remoção de pacotes também diminuiu muito o número de bugs críticos. Scott concluiu que nós estamos aproximadamente 14 dias atrasados.

Licença livre do logotipo Debian? Simon Law enviou uma proposta para modificar a licença do logotipo Debian que atualmente não é livre segundo a Definição Debian de Software Livre. Mako Hill adicionou que há alguns problemas com a política de trademark do Debian. Isto era parte da lógica por trás da criação do comitê de trademark através do qual a SPI está tentando rascunhar algumas novas recomendações para políticas legais.

Incômodos e melhoramentos do Aptitude. Nathanael Nerode reclamou sobre várias coisas incômodas no aptitude. Daniel Burrows explicou que ele não tem tempo suficiente para fazer o aptitude funcionar do modo que ele gostaria. Ele também chamou por co-desenvolvedores que enviem patches para as questões que ele descreveu.

Qualidade da Descrição dos Pacotes. Wolfgang Borgert notou que algumas descrições de pacotes não são muito úteis, como "foo é uma aplicação GTK que habilita bar". Ele questionou onde estão as definições para descrições de pacotes boas. Mathieu Roy apontou as definições de Colim Walters.

Requisitos de licença para binários DSP. Thomas Hood questionou sobre o pacote mwavem que inclui binários para o processador de sinais digitas (DSP, digital signal processor) Mwave, encontrado em alguns laptops ThinkPad. A IBM distribuí o driver em um arquivo tar que diz que ele é licençeado sob a GNU GPL. No entanto, o fonte não é distribuído. Glenn Maynard explicou que o pacote não pode ser distribuído nem mesmo na seção não-livre se o código fonte não está disponível.

Dispositivo embarcado Debian ganha prêmio. A companhia alemã Innominate ganhou o Wolfsburg AG Competence Prize (Prêmio de competência Wolfsburg AG), dado neste ano para a categoria de TI no campo de sistemas de rede embarcados. O dispositivo de segurança mGuard roda um kernel Linux 2.4 melhorado baseado no Debian 3.0, desenvolvido pela Innominate.

Atualizações de segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar o seu sistema caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes novos ou notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou possuem atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes se tornaram órfãos esta semana e precisam de um novo mantenedor. Isto perfaz um total de 188 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do software livre. Veja as páginas WNPP para obter a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug e renomeie-o para ITA: caso pretenda pegar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.