Notícias Semanais Debian - 4 de Novembro de 2003

Bem-vindo(a) à quadragésima quarta edição da DWN, o poeriódico semanal para a comunidade Debian. Bruce Perens reservou nonfree.org como uma possível casa para a seção não-livre caso ela saia do Debian. Atualmente ele é somente um CNAME para ftp.debian.org mas com um pouco de trabalho ele pode ser um vom modo de gerenciar o corte da seção.

Debian Mais Rápido que Gentoo? Matt Garman perguntou porque o seu programa C++ roda muito mais lento quando compilado em um computador Gentoo do que quando compilado com o Debian Sid. Posteriormente ele relatou que recompilar as bibliotecas C++ do Gentoo com otimizações menos agressivas (-O2 ao invés de -O3) eliminou a diferença na velocidade. William Kenworthy adicionou que o Debian e outras distribuições são conservadoras, mas mantidas por pessoas muito experientes.

Recuperação de Sistema com o Knoppix.. A IBM Developerworks teve um artigo de Carla Schroder que descreve como recuperar um sistema Linux que não inicia, editar arquivos, montar sistemas de arquivos via rede e fazer uma reconstrução usando apenas um disco do Knoppix e uma conexão com a Internet.

Melhorando a Manutenção do KDE. Algumas pessoas ficaram alarmadas ao verem que vários pacotes centrais do KDE foram orfanados por Chris Cheney. Felizmente, isto foi feito para pavimentar o caminho do grupo de mantenedores do Qt/KDE do qual Chris Cheney é um membro. Uma lista de discussão foi criada para este grupo e um rascunho de política está sendo discutido.

Emenda ao Contrato Social. Branden Robinson propôs-se a emendar o Contrato Social. Algumas de suas emendas alteram o significado do Contrato Social, enquanto outras são apenas editoriais. Uma de suas propostas chave é que o compromisso do Debian com o arquivo não-livre seja retirado. Isto significa que o Debian estaria livre para parar de prover software não-livre se assim o escolhesse. A proposta foi discutida no Slashdot, onde Bruce Perens sugeriu como a remoção da seção não-livre poderia funcionar. A proposta também tornaria o Contrato Social um pouco mais independente da Definição Debian de Software Livre.

Debian nas Empresas? James Maguire perguntou se há espaço para o Debian no mundo empresarial. Ele falou sobre certificação e a falta de suporte do projeto, que é compensada pelo suporte de terceiros de companhias diferentes. O uso do Debian depende das necessidades do usuário final. Se ele for auto-suficiente tecnicamente, e não deseja pagar um distribuidor externo, ele pode utilizar o Debian -- e isto poderia levar a um maior retorno do investimento.

Rascunho de Comunicado de Posição sobre a GNU FDL. Manoj Srivastava relatou os esforços em escrever um documento que tenta endereçar algumas preocupações que os membros do projeto Debian têm sobre a Licença de Documentação Livre GNU. Este documento tenta apresentar os motivos por traz da conclusão que a GNU FDL não é uma licença que pode satisfazer a Definiçao Debian de Softare Livre.

Resultados da Emenda Constitucional. A proposta A da votação para remover a ambiguidade da seção 4.1.5 da Constituição prevaleceu sobre as outras opções. Isto significa que o Contrato Social Debian e a Definição Debian de Software Livre agora são "Documentos Fundamentais", e podem ser modificados por uma maioridade 3:1 de desenvolvedores. A emenda também clarifica o estado de documentos não-técnicos, certificando-se de que Desenvolvedores podem lançar, substituir e retirar vários comunicados, incluindo comunicados de posição sobre assuntos do dia.

Guia de Estilo para Templates Debconf. Christian Perrier anunciou um guia de estilo para escrita de templates debconf. Durante seu trabalho na tradução de templates para o francês, Christian encontrou freqüêntemente templates que pareceram inconsistentes com alguma regra. Ficou evidente que alguma formalização de regras escritas e recomendações poderiam ajudar os mantenedores de pacotes a preparar templates debconf "bem escritas". Harmonia geral de estilo também poderia melhorar muito a apresentação do Debian, dando-lhe uma apresentação mais "proffisional".

Relatório do Status do NetBSD. Joel Baker enviou um relatório do status do NetBSD. Joel irá reiniciar o arquivo usando debpool (que deve cuidar das atualizações através de HTTPS PUT, sem a necessidade de login no computador). O arquivo será baseado no -current novamente (pre-2.0), uma vez que ele teve problemas que puderam ser resolvidos somente tendo suporte a Threads POSIX funcional. Ele também está continuando o trabalho na conversão da cláusula 4 para 3 da licença BSD, com a permissão da Fundação NetBSD (contatando autores e pedindo a eles para relicensiarem, enviando patches e trabalhando com a equipe central para ter tudo integrado). Até agora, isto têm obtido muito sucesso.

Obtendo Suporte a Hardware HP para o Debian. Kianusch Sayah Karadji está tentando convencer a HP a adicionar suporte ao Debian em seu hardware. A HP afirma que, uma vez que o Debian não faz idéia de quantos usuários seus usam servidores HP, eles não sabem se suportar o Debian faria sentido. Se você o faz, por favor contate Kianusch em debian@sk-tech.net. Vários empregados da HP são membros da comunidade de desenvolvedores Debian.

Tasksel e Distribuições Debian personalizadas. Andreas Tille questionou como o tasksel deve suportar distribuições Debian personalizadas como Debian Jr. ou Debian-Med. Atualmente o tasksel exibe a tarefa debian-jr mas ignora as outras. Obviamente, um solução mais sofisticada deveria ser encontrada para gerenciá-las igualmente.

Pacotes PostgreSQL Múltiplos. Oliver Elphick ponderou como ter várias versões dos pacotes do PostgreSQL instaladas ao mesmo tempo, para contornar problemas com a atualização de versões importantes, e permitir aos usuários terem vários clusters de bases de dados, possivelmente em versões de software diferentes.

Projeto Debian na COMDEX. Haverá um festival de instalação Debian na Comdex deste ano, em Las Vegas na quinta-feira, 20 de novembro, das 12:00pm às 1:30pm. Todos são bem vindos para ajudar ou serem ajudados. Também na Comdex, no "Centro de Inovações Linux e de Código Aberto", ma terça-feira, dia 18 das 1:30pm às 2:00pm, haverá uma palestra de meia hora introduzindo o Debian a usuários corporativos e, no gerenciador de conferências de Código Aberto, na quarta-feira, dia 19 das 3:30pm as 4:45pm um painel de discussões entitulado "A Practical Guide to Open Source Operating Systems" (um guia prático para sistemas operacionais de código aberto) irá incluir o Debian.

Visualizador Postscript e PDF Alternativo. Matthias Urlichs notou que há pacotes virtuais para visualizadores de postscript e pdf, mas não há alternativas, ou seja, não há um /usr/bin/postscript-viewer. Mark Brown explicou que o Debian usa um sistema de registro MIME que os programas visualizadores deveriam usar. O programa run-mailcap pode ser usado para encontrar um visualizador apropriado para um dado tipo MIME.

Relatórios de Erros Localizados. Magosányi Arpád questionou se há algum modo conhecido ou planejado para relatar erros ao Sistema de Gerenciamento de Erros Debian em um idioma não-inglês. Ele propôs que se um idioma não-inglês for detectado, o relatório de erros seja enviado para um pacote de idioma ao invés do pacote real. Os mantenedores do pacote de idioma irião então mediar a comunicação entre o usuário e o mantenedor do pacote.

Pedido de Lista para os Kernels Debian. Francesco Paolo Lovergine propôs a criação de uma lista de discussão debian-kernel nova, para fazilitar a cordenação e manutenção de kernels e patches no Debian. Esta lista não estaria limitada aos kernels Linux, incluindo também o Hurd e o *BSD. Ele também pediu que a lista seja criada.

Depndências de Construção Circulares. Anthony DeRobertis questionou se ele é o único que aacreditava que o Debian poderia ser construído do fonte, começando somente com os pacotes essencias e essenciais para a construção. Em particular, ele parou na cadeia cdbs - libgd-gd2-*-perl - cdbs. Joel Baker gostaria de ver a seção principal Debian na estável e na testing como um conjunto fechado em termos de dependências de construção. A sitaução atual é um problema para portadores de uma arquitetura ou kernel novo.

Separação dos Arquivos de Cabeçalho do Kernel. Otto Wyss perguntou por que a libc6-dev passou a depender repentinamente do linux-kernel-headers. Mark Brown explicou que sempre houveram alguns cabeçalhos do kernel incluídos na libc6-dev. Eles foram separados em um novo pacote. Vários destes cabeçalhos são refereenciados em cabeçalhos da glibc, o que quebraria estes cabeçalhos se o linux-kernel-headers não estivesse instalado.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar o seu sistema caso possua algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou sofreram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 9 pacotes tornaram-se órfãos esta semana e precisam de um novo mantenedor. Isto perfaz um total de 190 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para obter a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro renomenando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Frank Carlos, Drew Scott Daniels, Matt Black, Alex Perry e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.