Notícias Semanais Debian - 26 de Novembro de 2003

Bem-vindo(a) à quadragésima sétima edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Nós não conseguimos produzir e publicar a DWN pontualmente nesta semana devido à falha de segurança que o projeto Debian enfrentou. Uma entrevista interessante com vários desenvolvedores do freedesktop.org sobre aspectos do seu projeto, incluindo interoperabilidade, abstração de hardware, acessibilidade, etc. foi publicada.

Servidores Debian Comprometidos. O projeto Debian teve que relatar que quatro servidores podem foram comprometidos por um atacante desconhecido. A equipe de administradores, com os administradores do site e de serviços estão ocupados checando e ressucitando computadores e serviços. Uma das primeira reação todas as contas foram travadas como medida de segurança. Se a mesma senha era usada para computadores Debian e outros, você é fortemente recomendado a alterá-la assim que for possível.

Status de Propagação para a Testing. Nathanael Nerode observou vários pacotes e sua migração para a testing e concluiu que as coisas parecem boas atualmente. O Perl e o GNOME devem estar bem após seu período de quarentena. O Mozilla, no entanto, não está sendo construído em duas arquiteturas. Vários pacotes estão aguardando pelo Perl e pelo PostgreSQL que também está esperando pelo Perl.

Resultados da Votação para a Nova Mesa de Diretores da SPI. Wichert Akkerman, secretário da diretoria da SPI, anunciou que um total de 52 pessoas votaram, o que equivale a 18 % de todos os possíveis eleitores. Os três vencedores foram David Graham, Ian Jackson e Martin 'Joey' Schulze. A lista dos eleitores, os votos e os resultados também foram publicados. Depois de um período para questionamentos os três vencedores serão apontados automaticamente para a direção.

Debian GNU/Linux 3.0 Atualizado. Quase um ano após a última atualização do Debian GNU/Linux 3.0, o projeto finalmente atualizou novamente o woody. Esta revisão adiciona 143 atualizações de segurança, anteriormente distribuídas através do security.debian.org, à versão estável, e 18 correções de erros importantes para vários pacotes. Detalhes desta atualização estão na página de preparação.

Guia do GNU/Linux para Iniciantes. Não é exatamente relacionado ao Debian, mas Chris Walden publicou uma série de nove partes que guia novatos ao GNU/Linux no developerWorks da IBM. Este guia foi planejado para ajudar-lhe a pegar a experiência e conhecimento que você já possuí em computação e redirecioná-lo para o GNU/Linux.

Revisão dos Dois Novos Instaladores para o Debian. Joe 'Zonker' Brockmeier revisou o novo Instalador Debian e o porte do anaconda pela Progeny. O Instalador Debian é uma melhoria dos antigos boot-floppies, especialmente porque agora há detecção de hardware, no entanto, ele ainda será intimidador para usuários novos. O Anaconda ainda não está pronto para o Debian, mas assim que for terminado ele será mais fácil de usar que o instalador debian em x86.

Guia de Migração para Código Aberto da Europa. Uma iniciativa estratégica (IDA, Interchange of Data between Administrations, Troca de Dados entre Administrações) da Comissão Européia lançou o Guia IDA de Migração para Código Aberto, que trás recomendações práticas e detalhadas em como migrar para aplicações de escritório, agendamento, e-mail e outras aplicações padrão baseadas em Software Livre. Experts em TI de vários países europeus participaram da criação deste documento.

Gosto das Distribuições: Se o Debian Fosse uma Cerveja... Indranath Neogy escreveu um pequeno artigo sobre o gosto de distribuições GNU/Linux e cervejas, que também foi discutido no Slashdot. A diversidade do GNU/Linux é refletida no grande número de sabores (ou distribuições) nas quais ele está disponível. O autor compara o Debian com algo como Weihenstephaner HefeWeissBier. A Definição Debian de Software Livre seria uma reminescência das leis de pureza da cerveja alemãs, que dizem que a cerveja deve ser feita somente de malte, levedura e água.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Dan Hunt e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.