Notícias Semanais Debian - 2 de Dezembro de 2003

Bem-vindo(a) à quadragésima oitava edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Nem todos os serviços foram ressucitados após a falha de segurança enfrentada pelo projeto Debian. O desenvolvimento está efetivamente parado desde 21 de novembro, uma vez que o ftp-master e o arquivo CVS ainda não foram reabertos.

Corrigindo Bugs Críticos. David B. Harris propôs um modelo de mensagem para encorajar os desenvolvedores a corrigirem bugs críticos (RC) em seus pacotes. A mensagem foi feita para ser enviada ao mantenedor para cada um de seus pacotes fontes que contêm problemas críticos.

Status do Mozilla. Eric Valette apontou alguns problemas que ele experimentou com os pacotes Debian do Mozilla 1.5. Ele também notou que o tamanho padrão da fonte foi modificado em relação à distribuição binária oficial, podendo deixar a aparência um pouco ruim. Vários bugs também foram relatados contra estes pacotes e precisam de pessoas habilidosas para corrigí-los. Voluntários?

GNU/KNetBSD Baseado na Glibc. Robert Millan anunciou que um sistema Debian GNU/KNetBSD (K de 'kernel de') baseado na libc GNU está disponível. Ele adicionou que foi fácil portar o sistema base, e os pacotes chave como XFree86 também estão disponíveis. O sistema está usável para desenvolvimento em seu estado atual.

Stallman virtual não age como o Stallman Real? Andrew Lau notou que o vrms lista pacotes que contem documentos lançados sobre a Licença Livre de Documentação GNU que é considerada livre pelo verdadeiro Richard Stallman (RMS). Colin Watson adicionou que alguns deles usam licenças que o RMS também desaprovaria para documentação.

Debian Empresarial? Andres Salomon questionou como melhorar a distribuição Debian para usos empresariais que requerem alta disponibilidade (HA, High Availability), pacotes atualizados, etc. Outros desenvolvedores concordaram que tal sub-projeto seria um benefício para o Debian e seus usuários. Andrew Cater adicionou que uma discussão similar aconteceu anteriormente na lista Beowulf.

Requerimento para Pacotes Novos? Andreas Tille sugeriu que todos os pacotes novos que devem ser construídos em todas as arquiteturas deveriam ter que passar por todas elas antes de serem adicionados à distribuição instável. Colin Watson explicou que segurar o PostgreSQL por causa de uma versão incompatível do Perl foi uma coisa boa, uma vez que o desenvolvedor do Perl não teria notado os problemas tão cedo de outro modo.

Planejamento do Debian? O projeto foi questionado se há um planejamento para a distribuição Debian, de modo que certificações possam ser organizadas corretamente. Ben Collins falou que o Debian dificilmente têm objetivos de lançamento e Jonathan Dowland adicionou que um grupo menor de voluntários conseguiu concordar em um planejamento.

Melhorando a Verificação do Arquivo. Marc Haber quer estabelecer confiança entre nosso arquivo principal e o usuário final. Ele sugeriu assinar os arquivos Release para a distribuição estável fora da rede, manter os arquivos .changes perto dos pacotes binários, preferencialmente no arquivo, e empacotar scripts para verificação.

Criando Contas de Usuário do Sistema. Fabio Massimo Di Nitto e Peter Palfrader perguntaram qual seria a melhor maneira de criar um novo usuário do sistema na instalação de um pacote. A política não dá muitos detalhes. Alguns pacotes criam novos usuários automaticamente e até os excluem.

Copiando uma API Legalmente? Uwe Steinmann perguntou se ele pode pegar a descrição de uma Interface de Programação de Aplicação (API, Application Program Interface) e implementar sua própria biblioteca. Ele têm acesso pelo menos aos cabeçalhos. Henning Makholm explicou que se os arquivos de cabeçalho contêm somente protótipos de função, definições de estruturas (struct) e typedefs necessários para escrever os protótipos de função, e constantes e definições, você pode copiá-los livremente no seu próprio cabeçalho.

Download Automático de DTDs Externos. Brian May notou que o cronjob do scrollkeeper tenta pegar um DTD para processar seu arquivo de configuração via HTTP. No entanto, isto falha se o host não estiver conectado à internet ou tiver que usar um proxy. Jochen Voss explicou que isto é causado pelo pacote docbook XML, que não registra seu DTD no subsistema XML. Este é um problema conhecido que está sendo trabalhado

Configuração Perfeita para um ISP. Falko Timme descreveu detalhadamente todos os passos necessários para configurar um servidor baseado em Debian que oferece todos os serviços que ISPs e hospedeiros precisam. Ele usa Quota, Apache, Postfix, BIND, proftpd, qpopper e Webalizer.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seu sistema caso tenha algum destes pacotes instalado.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Robert Millan e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.