Notícias Semanais Debian - 23 de Dezembro de 2003

Bem-vindo(a) à quinquagésima primeira edicão da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. O site web do Debian finalmente está funcional, mas nem todos os espelhos já foram atualizados. A FSF Europa está procurando doações para proteger seu trabalho no futuro. Algumas frações políticas fazem anúncios claros com relação ao uso do Software Livre. Assim o fez a nova equipe da Queensland Greens que anunciou que seu website está rodando Software Livre sobre o sistema operacional Debian. Feliz Natal para todos que comemoram o nascimento de Jesus.

Teste Massivo de Instalações do Pbuilder. Junichi Uekawa relatou sobre sua tentativa de testar a instalação de pacotes em um ambiente pbuilder. Cerca de 300 pacotes falharam na instalação, dos quais 20 eram pacotes do kernel e cerca de 50 eram pacotes do Emacs 20, uma vez que o emacs não instala quando stdin está direcionado para /dev/null.

Howto de Tradução do Debian-Installer. Christian Perrier apresentou o micro-HOWTO de tradução do debian-installer. Pessoas que oferecem ajuda com a tradução do debian-installer deveriam lê-lo primeiro. Ele sugere uma prioridade para que frases muito usadas sejam traduzidas primeiro. Christian também enviou um status das traduções.

Fonte do Debian-Installer Movido Para o Alioth. Joey Hess anunciou que ele moveu o código fonte do novo debian-installer no repositório CVS do Alioth. Isto deve facilitar as colaborações dos tradutores e desenvolvedores que não possuem contas nos sistemas principais do Debian.

Suporte o Software Livre Comprando Livros. Thorsten Ehlers nos contou sobre o projeto Bookzilla que vende livros online para um distribuidor alemão. Toda a comissão, que é de 5% do preço, é doada para a Free Software Foundation Europe. A FSF Europe foi escolhida porque ela trabalha em questões gerais e políticas das quais todos os projetos de software livre se beneficiam. Ele adicionou que se você está pretendendo comprar alguns livros, CDs ou DVDs, você pode querer considerar fazê-lo no Bookzilla para suportar o Software Livre.

Dois Anos do debianforum.de. O fórum web alemão debianforum.de para usuários debian celebrou seu segundo aniversário. Com discussões iniciais do tipo "como instalar um programa", o debianforum.de se tornou em site importante para iniciantes Debian e para usuários profissionais em países de idioma alemão. O fórum também está esperando sua 100.000a. postagem em breve.

Extraindo Chaves SSH do LDAP. Matt Zimmerman está interessando em um método para extrair chaves SSH da base de dados LDAP do Debian para garantir que o cliente está se conectando do computador certo. Ele enviou um programa Python para atingir este objetivo. Clint Adams adicionou o mesmo em Z Shell e Andrew Suffield finalmente obteve a mesma funcionalidade em Perl.

Pacotes Alternativos do Kernel Linux. Robert Millan colocou seus pacotes alternativos do kernel Linux em um repositório apt no gluck, para que pessoas interessadas possam usá-lo até que o ftp-master permita a substituição. Ele acreditava que o Debian não possuía uma solução para usuários iniciantes "instalarem & esquecerem" para pacotes do kernel como o faz com qualquer outro pacote, e por isso tentou alcançar tal meta.

Suporte Para o Lustre Cluster Filesystem? Nick Pavlica questionou se o Debian estava interessado em adicionar suporte ao Lustre Cluster Filesystem. Jörg Wendland pensou que ele era algo que devia ser incluído no novo sub-projeto Empresarial e Andres Salomon até mesmo planejou empacotar as ferramentas e patches necessários.

Definindo Dependências de Construção. Roland Stigge notou que vários pacotes (cerca de 1871) declaram uma dependência de construção independete da arquitetura contra o debhelper mas usam partes dele no alvo clean. Andreas Metzler respondeu que tais erros serão encontrados assim que os pacotes forem processados por um daemon de construção. Para pacotes independentes da arquitetura (binary-all), no entanto, isto é permitido.

Relatório da Linux World Expo Frankfurt. Alexander Schmehl escreveu um relatório sobre a presença do Debian na Linux World Expo deste ano, em Frankfurt. Debian, KDE e PostgreSQL juntaram os estandes, assim ele pareceu maior e mais convidativo. Um visitante interessado perguntou se havia uma companhia suportando as cerca de 10.000 instalações do Debian e outro estava descontente com o estado do Java na versão estável e ofereceu dinheiro para corrigí-lo.

HP Expande o Suporte ao Debian. John Ribeiro relatou sobre o anúncio dos planos da HP para expandir o suporte ao Debian GNU/Linux, feito por Bdale Garbee (CTO Linux da HP e desenvolvedor Debian) na recente conferência Linux Bangalore, Índia. A HP patrocinou o Debian de vários modos através dos anos mas não oferecia suporte ao Debian. Michael Schulz da HP Alemanha confirmou isto posteriormente.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Sebastian Feltel, Richard Alexander Owen e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.