Notícias Semanais Debian - 6 de Janeiro de 2004

Bem-vindo(a) à primeira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. As Notícias Semanais Debian entram em seu quinto ano, sendo publicadas desde 4 de janeiro de 1999, quando Joey Hess lançou sua primeira edição. Richard Stallman escreveu que ele saiu do MIT há 20 anos atrás para criar um sistema operacional livre, uma variação do que é usado por milhares de pessoas hoje. Feliz Natal para aqueles que celebram o Natal Ortodoxo no dia 7 de janeiro.

Cordenação em Projetos de Software Livre. Giampaolo Garzarelli e Roberto Galoppini escreveram um documento sobre a cordenação em organizações modulares e usaram o projeto Debian como exemplo. O documento afirma que o processo de produção é hierárquico apesar da arquitetura modular (quase decompositível) do software.

História do Contrato Social. Raul Miller explicou que historicamente a Definição Debian de Software Livre era sobre a distribuição de software e não sobre a escrita de software porque, originalmente, não se esperava que o Debian escrevesse software, e ao invés juntasse uma distribuição coerente baseada no que já estava disponível.

Usando Arquivos de Cabeçalho do Kernel. Ben Armstrong notou que o código fonte não compila bem em arquiteturas não-i386 por causa do uso de arquivos de inclusão do kernel. Ben Collins aconselhou que os cabeçalhos do kernel não visam os programas de espaço do usuário. John Hasler sugeriu a inclusão somente das definições necessárias dos cabeçalhos do kernel no pacote.

Planet Debian. Scott James Remnant anunciou o Planet Debian, que é uma coleção de entradas de blog recentes de desenvolvedores Debian e pessoas afiliadas. Ele lê entradas RSS de cerca de 30 pessoas e funciona de modo similar ao Planet GNOME.

Outra Proposta para não-livre. Anthony DeRobertis formulou outra proposta para remoção do software não-livre dos arquivos Debian com o lançamento do sarge. Desta vez uma explicação está anexada e ajuda a compreensão da questão.

Política R Debian. Dirk Eddelbüttel lançou um rascunho de uma política sugerida para pacotes R no Debian. Nos seis anos que os membros do Debian estão mantendo o R, o número total de pacotes relacionados a ele cresceu para 30. Este rascunho é uma preocupação atual uma vez que arquivos baseados no R como o CRAN e o BioConductor estão experimentando um grande crescimento no número de seus pacotes. Mais e mais deles podem eventualmente ser transformados em pacotes Debian.

Carta de Ajuste de Licença. Roland Stigge relatou sobre o desejo do mantenedor atual e autor anterior do latex2html de alterar sua licença. Isto é necessário para que o pacote possa voltar para a distribuição principal. No entanto, pode ser necessário um acordo com a Leeds University que está anexadai ao e-mail. Roland quer comentários.

Replanejamento do APT-Howto. Gustavo Noronha Silva pensou sobre reescrever o APT Howto para o sarge. O foco principal deveria ser o que novos usuários do sarge querem saber, não necessariamente usuários da instável. Ele também pretende enfatizar o uso do aptitude ao invés do apt-get.

Debian-Installer Beta 2. Joey Hess anunciou que o debian-installer no arquivo Debian foi ramificado para o beta 2 na arquitetura i386. Os udebs e imagens de instalação foram copiadas para a testing e alterações necessárias para fazer os portes funcionarem no beta 2 podem ser propagadas para a testing também. Neste estágio, o porte MIPS está planejado para lançamento em 17 de janeiro, e o porte IA-64 para 12 de janeiro. O porte PowerPC parece estar perto da conclusão, mas nenhuma data foi dada até agora.

Suporte XFS no Debian-Installer. Steve Langasek anunciou que depois de várias iterações, imagens netinst do debian-installer com suporte XFS agora estão disponíveis para download. O teste desta imagem (não-oficial e não-sancionada) é bem vindo, incluindo testes de qualquer um que não esteja interessado especificamente em usar XFS. A imagem padrão do disco (digitando linux no prompt de boot ao invés de xfs) deve se comporatar como as imagens diárias regulares.

Distribuições Baseadas no Debian Comparadas. Barry Smith enviou seu quinto e final artigo revisando as distribuições comerciais baseadas no Debian em um ambiente de escritório pequeno/caseiro (SOHO, Small Office / Home Office). O artigo revisa o Xandros 2.0 Deluxe, e compara-o às distribuições revistas anteriormente: Lindows 4.0, Lindows 4.5, Libranet, e Mepis.

Congelamento Parcial do GNOME. Jordi Mallach pediu aos mantenedores Debian do GNOME para congelarem todos os pacotes que estão associados com os pacotes meta-gnome2. Ele listou 13 pacotes que possuem um ou mais problemas. Cada um deles é uma razão para manter o meta-gnome2 fora da distribuição testing, impedindo a entrada correta do GNOME na sarge.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalados.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.