Notícias Semanais Debian - 20 de Janeiro de 2004

Bem-vindo(a) à terceira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Parece que nós somos populares entre os leitores do Slashdot também, uma vez que nós fomos citados recentemente. Outro site de notícias, Symlink, afirmou recentemente que o contrato mais importante é o contrato social Debian. Domenico Andreoli também viu outra pesquisa de Desenvolvedores de Software Livre.

Movendo Pacotes Java da Seção contrib para a main (principal). Arnaud Vandyck começou a investigar se os pacotes que usam java no repositório contrib do Debian podem ir para o main usando o kaffe ou o gcj no lugar de um ambiente Java não-livre. As notas de seus progressos sugerem que alguns pacotes realmente podem ser usados com ambientes Java livres.

Traduções Desatualizadas do Site Web. Peter Karlsson têm trabalhado na identificação de traduções desatualizadas do site web. Ele preparou um relatório que lista, para cada idioma, todos os documentos que não foram atualizados em duas semanas. Assim que as operações normais do CVS forem restauradas, a intenção de Peter é começar a remover todas as páginas de tradução que não foram atualizadas seis meses depois que o documento original foi alterado. Manter traduções desatualizadas on-line confunde os leitores ao invés de ajudá-los.

Desenvolvedor Debian Ganha Prêmio da Sun. O Sydney Morning Herald relatou que Matthew Palmer, um desenvolvedor Debian, ganhou o "Regional Delegates Program Award" nacional de 2004 na conferência Linux nacional da Austrália. Matthew ganhou o prêmio pelo desenvolvimento e gerenciamento de oito pacotes de software para o projeto Debian. A Sun Microsystems também disse que ele fez uma contribuição significativa para o projeto NSW ComputerBank, uma iniciativa para suprir sistemas livres GNU/Linux para indivíduos de baixa renda, grupos comunitários e escolas desvantajadas.

Debian-Installer Beta 2. Joey Hess anunciou a segunda versão beta do instalador Debian do sarge para as arquiteturas i386, PowerPC e IA-64. Além da adição da arquitetura IA-64, os novos recursos desta versão incluem um processo de instalação melhorado e simplificado, sporte para instalação de armazenamento de massa USB (USB keychain, etc) e suporte para sistemas com somente 32 MB de memória na arquitetura i386. O instalador também está completamente ou quase completamente traduzido em 16 idiomas.

Debian Usado para Mineração de Dados para Negócios. Rodney Gedda relatou na Computerworld sobre o uso do Debian pela Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO) na Austrália. O principal cientista da computação para mineração de dados empresariais, Dr. Graham Williams, afirmou que a CSIRO usa alguns conjuntos de ferramenta incluindo R, GNOME e scripts Python, rodando no sistema operacional Debian GNU/Linux. "O Departamento de Saúde e Envelhecimento tem um cluster de 200 CPUs rodando Debian GNU/Linux", disso Williams. "O Debian é um sistema operacional estável para servidores que é fácil de manter e nós também o usamos nos desktops."

Instalação Remota do Debian Sobre o Red Hat. Emma Jane Hogbin proclamou o sucesso de sua instalação remota do Debian na lista debian-user. Este método não usa o debootstrap, e está documentado em dois arquivos, que descrevem a instalação e a configuração pós-instalação. Emma Jane agradeceu as mensagens e HOWTOs originais de Karsten Self e Erik Jacobson e descreveu suas notas como um pouco mal-feitas, mas a maioria das pessoas acharão que elas estão bem documentadas.

Sistema de Gerenciamento de Bug Movido para um Novo Comuputador. Colin Watson anunciou que o sistema de gerenciamento de bugs (BTS, Bug Tracking System) foi movido para um dual Xeon com Hyperthread na Oregon State University, com muito espaço em disco e largura de banda. Os motivos para esta mudança são que o master (o hospedeiro antigo) estava ficando com pouco espaço em disco ultimamente e é difícil adicionar mais espaço nesta máquina em particular e que ficou óbvio que tentar rodar os arquivos web das listas e o BTS no mesmo computador é uma proposta que piora gradativamente.

Novo Modo de Cordenar Traduções. Tim Dijkstra explicou como as equipes de tradução alemã e francesa cordenam as traduções através de suas listas de discussão. Eles usam pseudo-urls no assunto das mensagens para isto, de modo simila ao que o wnpp faz. Um script está gerando esta página de status a partir das mensagens. Tim quer ampliar este sistema, para que outras equipes de tradução também possam se beneficiar.

Debian na LinuxWorld Expo Nova York. A LinuxWorld Expo & Conference irá ocorrer novamente na cidade de Nova York de 21 a 23 de janeiro de 2004 no Jacob Javits Center. O projeto Debian irá estar no estande #2 no pavilhão .Org. Visitantes podem ter suas chaves GnuPG assinadas, fazer uma doação para o projeto Debian comprando uma camiseta ou simplesmente dizer oi. Se você não tem um bilhete de entrada você pode imprimir um e registrar-se para acesso livre à exposição.

Dependência no Verificador Ext2? Donggyoo Lee quis limpar seu sistema e remover utilitários Ext2/3 que são essenciais. Assim, ele propôs que o util-linux inclua o /sbin/fsck e sugira pacotes que contenham este programa para outros sistemas de arquivos. No entanto, Theodore Ts'o, não implementou esta proposta uma vez que ela iria poupar apenas umas poucas centenas de kilobytes. Adrian Bulk adicionou também que pacotes essenciais não devem ser removidos.

5 Principais Coisas que Faltam no Debian. Dan Shearer perguntou sobre tecnologias ou pacotes significativos que deveriam estar no Debian mas não estão. Rapidamente, o mplayer foi nomeado; o Mono, que já está em progresso, scripts de inicialização paralelos e bom suporte Java, incluindo um plugin java livre para navegadores web, também foram citados.

Deixando o Suporte para libtool Antiga? Scott James Remnant ponderou sobre a remoção da libtool 1.4 uma vez que ela não é mais mantida pelo seu ator e foi substituída pela libtool 1.5. A versão antiga é necessária somente para o uso do Autoconf 2.13, que também não é mais mantido pelo autor, e somente 10 pacotes Debian incluem uma dependência de construção nele.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Matt Black, Dan Hunt, Tobias Toedter, Jaldhar Vyas e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.