Notícias Semanais Debian - 3 de Fevereiro de 2004

Bem-vindo(a) à quinta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. A maioria dos verdadeiros geeks Unix irão reconhecer o quão bom o lpd é como mecanismo de fila distribuído para gerenciar todos os serviços enviados para a impressora, mas não perceberão que ele pode ser usado para outras coisas também. Na verdade, ele pode ser visto como um mecanismo geral de fila e usado como um engine para emfileiramento distribuído de arquivos de áudio. A edição de janeiro da revista alemã LinuxUser foi distribuída com Knoppix, Debian 3.0 e sarge em dois DVDs.

O Projeto Debian em Conferências Européias. O projeto Debian anunciou que seus membros e afiliados vão participar de três exibições e conferêcnais que cobrem Software Livre e GNU/Linux na Europa. De 3 a 5 de fevereiro a Solutions Linux ocorrerá em París, França. Em 16 e 17 de fevereiro a Linux Expo Ulm ocorrerá em Ulm, Alemanha. Finalmente em 21 e 22 de fevereiro a FOSDEM ocorrerá em Bruxelas, Bélgica, onde o projeto Debian irá compartilhar uma sala de desenvolvedores com outro projeto e organizar um calendário misto.

O Debian é a Distribuição que Cresce mais Rápido. Durante os últimos seis meses a distribuição Debian GNU/Linux foi a que cresceu mais rápido segundo a contagem de sites ativos que contêm o nome da distribuição no cabeçalho do Servidor Apache. Um nome de distribuição está presente em um pouco mais de um quarto dos sites Apache baseados em Linux. Em Janeiro de 2004 a Netcraft contou 442.752 servidores Apache rodando Debian, uma taxa de crescimento de 25 % dos 355.469 servidores contados em Julho de 2003.

Relatórios da Pratical Linux e da Dresden InfoTag. Alexander Schmehl escreveu um relatório sobre a Pratical Linux em Gießen, e um relatório sobre a LinuxInfoTag em Dresden, ambas na alemanha. Eles foram eventos pequenos mas o estande Debian estava lotado, como é usual, assim os presentes acabaram antes do final. Em Gießen, Alexander também fez uma palestra e uma oficina cobrindo o sistema Debian.

XFree86 irá alterar sua Licença. De acordo com um anúncio do projeto XFree86, haverá uma nova licença a partir do XFree86 v4.4.0-RC3. Há algumas preocupações (em alemão) que estas alterações possam ser incompatíveis com a GPL devido a uma cláusula de propaganda estilo BSD. Branden Robinson indicou que ele provavelmente não irá manter o sistema usando a nova licença.

Relatório da LinuxWorld Expo New York. Jaldhar H. Vyas escreveu um relatório sobre a presença bem sucedida do Debian na LinuxWorld Expo deste ano em Nova York. O estande Debian atraiu muitas pessoas, geralmente com mais experiência que nos eventos passados, e eles deram muitos CDs, panfletos e camisetas. Ele também deu uma entrevista na cobertura de rádio SYS-CON sobre o projeto Debian.

Projeto Debian CD Extra. Algumas pessoas começaram um projeto novo para criar um CD adicional para a distribuição Debian estável. Eles querem atualizar o software para desktop (mais provavelmente GNOME e KDE) com pacotes backport mas não querem forçar as pessoas a fazerem download de grandes quantidades de dados.

Caixa de Ferramentas do Administrador Debian. David B. Harris está solicitando listas de pacotes de outros administradores Debian. Ele irá fazer um CD live de aplicações e utilitários que ele quer ter em todos os lugares. Ele irá colocá-los em uma mídia de CD de 185 MB pelo seu tamanho pequeno.

Pedido de Ajuda ao Debian-Installer. Joey Hess pediu por ajuda no desenvolvimento do debian-installer. A equipe debian-boot ainda precisa de trabalho em várias tarefas como processamento de relatórios, documentação, PCMCIA, suporte a pouca memória, portes arm, sparc e s390, checagem de política para arquivos udeb, tela de boot, suporte para PPP e muito mais.

Distribuindo Acordes de Músicas? Raphael Goulais questionou se não há problemas em distribuir acordes de músicas sem as melodias, uma vez que isto é feito no mma. Henning Makholm adicionou que muitos tons populares funcionam com seqüências de acordes que são tão genéricas e não-descritas que seria ridículo declarar um copyright delas.

Suportando a Nova Biblioteca GNU TLS. Kenshi Muto questionou como ele deve mudar o CUPS da versão 7 da GNU TLS para a versão 10. Matthias Klose pediu para ele esperar a versão atual do CUPS entrar na testing, para que pelo menos uma versão recente seja distribuída. Andreas Metzler também pediu para esperarem até que a libgnutls10 entre na testing, assim isto não pode manter uma versão nova do CUPS fora dela.

Alterações de Licença para o C-Kermit. Ian Beckwith relatou sobre a sua conversação com Frank da Cruz, o autor do C-Kermit. Ambos gostariam de ver o Kermit ir para a seção principal (main) e estão negociando uma alteração de licença. Em 2000 a licença já foi alterada para deixar o C-Kermit mais livre, mas ele ainda não é compatível com a Definição Debian de Software Livre.

Navegadores sem Suporte "mailto"? Andreas Tille notou que ambos o Galeon e o Firebird não sabem como lidar com URLs mailto até que um leitor de e-mail GNOME seja configurado, o que não é o caso em um desktop novo. Felipe Almeida Lessa confirmou este comportamento para o Galeon, mas não para o Firebird. Ele assumiu que o suporte para URLs mailto ainda não existe.

Alterando a Pioridade para o GCC? Andrea Mennucc reclamou sobre o GCC ter prioridade padrão (standard). A não ser que o usuário vá no dselect e remova a seleção de todos eles, GCC e amigos sempre serão instalados. Quando ou o espaço ou a banda são poucos, isto pode incomodar um pouco. Assim, ele propôs a mudança da prioridade para "opcional" (optional). Nathanael Nerode explicou que esta questão não é tão simples uma vez que muitos pacotes dependem do CPP que deve continuar na prioridade antiga.

Objetivos para uma Nova Versão do Debian-Installer. Joey Hess discutiu objetivos para mais uma versão do debian-installer que poderia se tornar a beta 3. Estes incluem discover 2, partman, usar o grub, suporte para XFS, Linux 2.6, escolhedor de idioma melhorado, menos questões no base-config, melhor suporte a PCMCIA e wireless, suporte a sub-arquiteturas para PowerPC e m68k e mudar para subversion, entre outros.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.