Notícias Semanais Debian - 17 de Fevereiro de 2004

Bem-vindo(a) à sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. O sub-projeto debian-desktop anunciou um encontro no IRC quarta-feira, 25 de fevereiro. Andrea Mennucc conduziu várias pesquisas no Google e descobriu que o Debian se encontra no meio do ranking de distribuições mais populares. Pablo Lorenzzoni anunciou que o registro para a conferência Debian deste ano está aberto.

Nova Máquina ftp-master. James Troup anunciou que o ftp-master foi movido para uma máquina mais poderosa e melhor conectada (newraff, um DL380 da HP, doado pela mesma), o que sempre foi um plano para longo prazo. Assim o acesso ao computador auric não é mais restrito, abrindo uma nova fila de upload que é acessível via SSH.

Nominações para Líder do Projeto. Manoj Srivastava anunciou que as nominações para as eleições vindouras para líder do projeto ocorrerão até 28 de fevereiro, seguidas pela campanha até 20 de março. As eleições ocorrerão de 20 de março até 10 de abril. Possíveis futuros líderes devem estar familiarizados com a constituição. Nominações devem ser enviadas para a lista debian-vote, assinadas criptograficamente.

Usando LDAP para Resolução de Nomes. Torsten Landschoff preparou este how-to sobre o uso do LDAP para resolução de nomes. Ele explica como instalar o servidor OpenLDAP em um sistema Debian, e como configurar o OpenLDAP para uso como bases da dados de contas com o libnss-ldap e o libpam-ldap. Markus Amersdorfer também escreveu um artigo sobre o uso do OpenLDAP no Debian woody para servir usuários GNU/Linux e Samba.

Bibliotecas JavaScript. Sebastian Ley notou que o Debian é distribuído com duas bibliotecas JavaScript diferentes: a libsmjs do spidermonkey e a libjs do NJS. Renomear uma biblioteca causa problemas para um pacote que se ligue a ela. No entanto, uma das bibliotecas não usa um nome de biblioteca (soname) dado pelo autor. Ambas as bibliotecas servem às mesmas funcionalidades mas com uma interface de programação diferente.

Templates debconf Traduzíveis. Christian Perrier anunciou a lista de pacotes que ainda usam as técnicas antigas de strings debconf de Martin Quinson. Os pacotes listados não usam o po-debconf para templates debconf. Denis Barbier notou que se os mantenedores proverem um arquivo templates.pot, eles irão receber uma tradução francesa rapidamente.

Por que Linux, Por que Debian? Manoj Srivastava solicitou opiniões sobre este assunto. Ele sabe porque ele escolheu o Debian e o Linux, mas pediram que ele dê uma palestra para uma audiência técnica e ele quer dar uma palestra sob uma perspectiva mais ampla. Ele gostaria de cobrir porque alguém desejaria usar o GNU/Linux ao invés do BSD, e porque alguém escolheria o Debian ao invés de outras distribuições.

Como Tornar um Porte Oficial. John Goerzen questionou o que é necessário para um porte ser qualificado como oficial. Anthony Towns explicou que atualmente os portadores precisam esperar até o espelhamento ser segmentado para suportar mais arquiteturas. Para ser considerado um candidato ao lançamento, o porte geralmente deve ter um buildd integrado em buildd.debian.org que atinja pelo menos a marca de 85 % constantemente, tenha uma máquina conectada acessível para os desenvolvedores e o debian-installer funcionando.

Pacote NTP 4 Experimental. Matthias Urlichs anunciou que ele fez o upload do NTP 4.2.0 para a experimental, terminando a reorganização do pacote. Ele também explicou que a maioria dos usuários rodam sua própria rede NTP e precisam editar o /etc/ntp.conf manualmente de qualquer modo ou podem usar o pool.ntp.org como seu servidor NTP, o que é o padrão agora.

Desperdício no Empacotamento. Steve McIntyre notou que grandes quantidades de arquivos de dados em /usr/share estão contidos em pacotes binários regulares. Ao invés disso, eles deveriam estar separados em pacotes comuns dos quais todos os pacotes específicos às arquiteturas podem depender. Colocar estes dados em pacotes binários para todas as arquiteturas causa impacto no espaço em disco e na banda de servidores centrais e de todos os pobres administradores de espelhos.

Distribuições Debian Personalizadas. Petter Reinholdtsen pediu por ajuda com as Distribuições Debian Personalizadas. O sub-projeto Debian-Edu acredita que usar o debconf com padrões ideais é o único caminho sensível do qual todas as distribuições personalizadas podem se beneficiar. Thomas Viehmann adicionou que o debconf não é projetado como uma forma de armazenar coisas, especialmente se o mantenedor do pacote acredita que padrões sensíveis são distribuídos com o pacote.

Nova Fila de Upload DELAYED. Tollef Fog Heen anunciou um novo sistema de upload atrasado em seu diretório home no gluck. Ele também disponibilizaou um trecho de configuração para uma versão razoavelmente atualizada do dput. Uploads podem ser removidos por aqueles que os fizeram e substituídos por um upload com um número de versão maior.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.