Notícias Semanais Debian - 24 de Fevereiro de 2004

Bem-vindo à oitava edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a Comunidade Debian. Finalmente nós podemos enviar email usando código morse, pois a União Internacional de telecomunicações determinou um novo código (. - - . - .) para o símbolo "@". Andreas Barth relatou que 16 pacotes foram quebrados por uma atualização do tar que estava com problemas, que foram corrigidos posteriormente.

Armazenando dados do RDD e arquivos gráficos. Jean-Michel Kelbert perguntou onde deveria armazenar os arquivos do RRD. Pois é impossível reconstruir arquivos dele sem perda de dados devido a rotação de logs, eles não devem ser armazenados no diretório /var/cache, afirmou posteriormente. Entretanto, como os arquivos gráficos são gerados a partir dos arquivos de dados, eles devem ficar em /var/cache.

Investigação da nova licença do XFree86. Branden Robinson inspecionou a nova licença para o XFree86 4.4 e posteriores. Ele concluiu que de fato o impacto da mudança do Projeto XFree86 para sua própria licença é tornar a distribuição do código incompatível com a GPL em vários aspectos. Keith Packard declarou que ele possui um forte desejo de fazer o software lançado no freedesktop.org de onde o código seja completamente compatível com a DFSG.

Expiração da patente do GIF/LZW. Roland Stigge queria saber se ainda é possível para a sarge ser lançada antes de 7 de julho de 2004. Se não, o Debian poderia iniciar os preparativos para mover os pacotes GIF/LZW dependentes de patente da non-free e contrib para a principal pois essa é a data em que a patente US455830 expira internacionalmente.

Relatório de Soluções Linux. Julien Blache escreveu um relatório sobre a Exposição e Conferência Soluções Linux desse ano, na França. Vários desenvolvedores do Debian encontraram-se no estando do Debian localizado dentro do pavilhão .Org onde foram entrevistados por uma estação de internet rádio Francesa sobre o Debian em geral e a próxima versão do sistema chamada de sarge. O número de visitantes interessados no estande foi bem alto, comparado a eventos passados.

Relatório sobre o progresso da versão. Colin Watson escreveu um novo relatório sobre o progresso feito com o versão sarge desde primeiro de dezembro. Ele disse que o instalador do debian está melhor, que o GNOME 2.4 e o KDE 3.1.5 entraram na testing e que o XFree86 4.3 foi colocado na instável recentemente. Uma importante tarefa restante é finalizar o instalador do debian e transportá-lo para as arquiteturas restantes. Ainda existem 350 erros críticos para lançamento em pacotes da testing. São erros que não permitem que a versão seja lançada.

Transporte 64-bit puro para a AMD64? John Goerzen propôs continuar com um transporte 64-bit puro para a arquitetura AMD64. Quando uma forma de transferência com uma multi-arquitetura é finalmente finalizada, elas podem transitar tornando a plataforma multi-arquitetura enquanto ainda suportarem aqueles que necessitam de um ambiente 64-bit puro. Josh Hansen adicionou que ambas forças tarefas continuaram por tanto tempo quanto as pessoas quiserem devotar para elas.

Pacotes Mozilla Firefox. Eric Dorland anunciou que ele colocou os pacotes para o Mozilla Firefox 0.8. Como o pacote foi enviado através de uma mudança de nome (o pacote era conhecido como phoenix, depois como firebird) levará mais ou menos uma semana até que o pacote apareça no arquivo. Para os interessados e impacientes ele também copiou os arquivos para o people.debian.org .

Páginas de manual a serem movidas para a não-livre? Uma recente mudança no projeto man-pages original foi detectado, a versão 1.65 das páginas de manual do padrão POSIX estão incluídas na distribuição original delas. Seu copyright, entretanto, não fala sobre a distribuição e modificação, mas depois é explicitamente não permitido, de acordo com o mantenedor da versão original. Como isso torna o pacote todo não-livre, seu empacotamento mudou um pouco para que as partes não-livre sejam separadas em tempo.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso possua alguns destes pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram recentemente adicionados ao repositório instável do Debian, ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a Comunidade Debian e nos relatem o que está acontecendo. Veja a pagina de contribuições para saber como ajudar. Estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.