Notícias Semanais Debian - 16 de Março de 2004

Bem-vindo a décima primeira edição deste ano da DWN (Debian Weekly News - Notícias Semanais do Debian), o periódico semanal para a comunidade Debian. Ludovic Brenta propôs uma nova tarefa para desenvolvimento Ada para o tasksel. Aparentemente, um SPAM fechou um bug relatado novamente; assim sendo, as pessoas devem observar os relatórios que abrirem. Manoj Srivastava chamou para os votos sobre a resolução geral para lidar com a seção não-livre e relatou que 303 desenvolvedores já votaram.

Debian e KDE usados a 2.300 m. KDE França relatou sobre o uso do Debian e do KDE no centro de acesso a internet mais alto, a 2.300 metros na área de esqui Val Thorens. O Debian foi escolhido uma vez que ele é adequado para a instalação de sistemas personalizados. Gerar e distribuir pacotes de sistema é muito simples com apt-get e um repositório personalizado, conforme eles relataram.

Nova Proposta para Distribuir não livre. Ean Schuessler propôs o uso de certificados de autorização para proteger os usuários de software não livre nos servidores Debian mas dar estes certificados para outros distribuidores que assinem um contrato que imunize o Debian contra danos.

Delays (atrasos) nos Scripts de Inicialização. Shaul Karl propôs o desencorajamento do uso de declarações delay no alvo "stop" dos scripts de inicialização para poupar tempo ao desligar o computador. Miquel van Smoorenburg apontou que não esperar por servidores de bancos de dados terminarem corretamente poderia danificar os bancos de dados e destruir seus dados.

Rodando Debian de Flash USB? Jeff Johnston ponderou sobre rodar o Debian GNU/Linux de um dispositivo flash USB, uma vez que eles não tem nenhuma parte móvel. Eles tem até 1 GB de capacidade, podendo assim armazenar um sistema operacional. No entanto, Steinar Gunderson comentou que os dispositivos flash geralmente tem um número mais ou menos fixo de escritas antes que eles comecem a quebrar.

Problemas com a Licença do Subversion. Warren Turkal notou que o subversion tem algumas cláusulas em sua licença que pareceram questionáveis para ele. Andrew Suffield afirmou que a licença em si é livre na interpretação do Debian, porém incompatível com a GPL ao mesmo tempo.

Bugs Debian via LDAP. Andreas Barth estava trabalhando no gateway LDAP para o Sistema de Gerenciamento de Bugs do Debian e o recriou. Para prover uma interface intuitiva ela já criou um schema preliminar que irá provavelmente usar o espaço OID do Debian no futuro. Adam Heath também está trabalhando em um formato de índice novo e extensível que poderá ser usado por este gateway.

Precisa-se de Relatórios de Instalação. Joey Hess pediu para as pessoas relatarem suas experiências usando o novo debian-installer nas arquiteturas mips, powerpc, ia64, hppa, sparc e s390. Ele afirmou que está perto de lançar pelo menos 6 arquiteturas. Ele também está procurando alguém que esteja pronto para depurar o base-installer para dar uma olhada nos problemas do netboot i386.

Por que Suportar Hardware Antigo? Konstantinos Margaritis perguntou se o Debian deve suportar todas as arquiteturas em paralelo ou estabelecer alguma espécie de "diferenças de velocidade" (no original, "speed lanes"). Martin Michlmayr explicou que o Debian irá suportá-las enquanto houver interesse. Além disso, com a auto construção de todo o repositório nestas plataformas, o Debian ajuda testando o GCC, o XFree86 e o kernel. Deste modo, o Debian já relatou muitos bugs (especialmente na cadeia de ferramentas), levando a melhorias no software livre.

Debian no Starfire da Sun. Fabio Massimo Di Nitto relatou que ele conseguiu instalar o Debian em um servidor Sun Enterprise 10000 via NFS-Root na Ericsson Telebit A/S. Tal computador Starfire contêm até 64 CPUs e pode rodar vários sistemas operacionais ao mesmo tempo. Este computador, no entanto, usa somente 4 CPUs com o Linux, junto com 4 GB de RAM.

Debian na CeBIT 2004. O projeto Debian estará presente na CeBIT deste ano, no estande da LinuxLand (Sala 6, estande B52, sub-estande 469), uma distribuidora alemã do Debian GNU/Linux. Além disso, Michael Meskes dará uma palestra sobre a migração para o Software Livre, Hauke Goos-Habermann e Daniel Kasten darão um tutorial sobre a configuração do sistema LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP) com o Debian, Klaus Knopper dará uma palestra sobre o Knoppix e Frank Ronneburg dará uma palestra sobre o gerenciamento de software com o Debian GNU/Linux.

Ordenando Pacotes nos CDs do Sarge. Petter Reinholdtsen pediu pela participação no contesto de popularidade instalando o pacote popularity-contest e dizendo sim para participar. Patter afirmou que o sarge provavelmente terá 13 CDs binários preenchidos com cerca de 13.500 pacotes e que o contesto será usado como critério para ordenar os pacotes nos últimos 11 CDs.

Festa de Caça aos Bugs. Frank Lichtenheld anunciou uma festa de caça aos bugs (BSP, Bug Squashing Party) no próximo fim de semana (19 a 21 de março). A coordenação irá ocorrer no canal #debian-bugs do irc em irc.debian.org. Ele sente que o Debian está progredindo claramente na direção do sarge (veja o gráfico de contagem dos bugs rc e o progresso do debian-installer).

Debian-Installer Beta 3. Joey Hess anunciou a terceira versão beta do debian-installer, com 6 arquiteturas. Esta versão traz o novo particionador que suporta particionamento automático e LVM e usa o grub como boot-loader em i386. No entanto, o PowerPC teve que ser removido no último minuto por causa de compiladores não funcionais. O Debian precisa de instalações de teste e relatórios enviados para a lista debian-boot.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN (Debian Weekly News - Notícias Semanais do Debian)? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.