Notícias Semanais Debian - 23 de Março de 2004

Bem-vindo(a) a décima segunda edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Se você já desejou migrar do Debian GNU/Linux para o SuSE Linux, você deveria ler este howto. Este artigo irá tentar dissipar alguns mitos e limpar algumas coisas para aqueles interessados em encontrar mais informações sobre o Debian GNU/Linux. Enquanto a maiorias das pessoas envolvidas com o Software Livre já sabem estas coisas, pessoas de fora só sabem o que ele lêem na mídia e ouvem dos outros.

Relatórios da FOSDEM. Wookey e Stefan Gybas relataram seus encontros com outras pessoas sobre os projetos Debian Embutido e Debian Java durante o Encontro de Desenvolvedores de Software Livre e de Código Aberto (FOSDEM, Free and Open Source Developers' Meeting) em Bruxelas. Ambos os grupos deram palestras com introduções e explicações do estado atual. O projeto Debian Embutido avançou significativamente seus planos para tornar o Debian uma distribuição realmente útil para máquinas pequenas bem como para as grandes. Além da colaboração melhorada com o Gentoo e o FreeBSD os desenvolvedores Java do Debian também tiveram um bocado de discussão técnica.

Rumo a uma resolução para o MPlayer. Diego Biurrun enviou uma atualização sobre o trabalho que está sendo feito para resolver as dificuldades de licença do MPlayer. As duas principais preocupações eram a falta de um arquivo LICENSE e o não-cumprimento da segunda cláusula da Licença Pública Geral GNU, que o Diego tentou resolver através de um arquivo LICENSE e um arquivo de Copyright. Don Armstrong acredita que isto seria suficiente para os propósitos do Debian, mas sugeriu que a equipe do MPlayer deve indicar nos arquivos relevantes que eles foram alterados e quem os alterou.

Eleição do Líder do Projeto Debian. Manoj Srivastava chamou para os votos para a eleição do Líder do Projeto Debian de 2004. Votos precisam ser recebidos até 23:59:59 UTC do dia 10 de abril de 2004. O período de votação pode ter que ser estendido por cerca de 15 horas porque Manoj não pode enviar o chamado pontualmente. As plataformas de Martin Michlmayr, Gergely Nagy e Branden Robinson estão online.

Reafirmando os Componentes não-livres. A votação da Resolução Geral sobre o estado da seção não-livre está encerrada. A presença da seção não-livre foi reafirmada. 163 desenvolvedores votaram pela sua remoção, enquanto 260 desenvolvedores votaram pela sua reafirmação. 492 desenvolvedores participaram desta votação.

Festas de Caça aos Bugs regulares e Congelamento fraco. Adrian Bunk propôs um congelamento fraco no futuro próximo, de forma que nenhuma versão nova possa ser adicionada na distribuição testing. Adicionalmente deveriam haver festas de caça aos bugs regulares para ajudar a reduzir o número de bugs críticos ao lançamento.

Linux 2.6 no Debian 3.0. Adrian Bunk anunciou a disponibilidade de pacotes para rodar o kernel Linux versão 2.6 no Debian woody. Eles foram pegos da instável e recompilados no woody. Assim, eles podem não ser tão estáveis quando os pacotes no woody. Embora estes pacotes devam ajudar a usar o kernel 2.6 no Debian 3.0, o suporte completo para todos os recursos do kernel 2.6 não é possível.

Relatório da Festa de Caça aos Bugs. Frank Lichtenheld relatou sobre a Festa de Caça aos Bugs do fim de semana passado. Ela foi bem sucedida uma vez que o pequeno grupo de participantes produziu um monte de pacotes corrigidos, patches e soluções. Ele também falou sobre os métodos usados na coordenação e pediu informações para os outros em alguns tópicos, para futuras festas de caça aos bugs.

Limpeza dos Pacotes do Kernel? Adrian Bunk lançou uma proposta para limpar os pacotes do kernel na instável. Uma vez que suportar 2.2, 2.4 e 2.6 é insanidade, ele perguntou se alguma arquitetura ainda precisa do 2.2. Ele também propôs a remoção de vários pacotes kernel-patch que adicionam recursos aleatórios que estão presentes em novos kernels, uma vez que eles não podem ser suportados em uma versão estável do Debian.

Configuração de Inicialização baseada em Menus. John Hasler anunciou que ele fez o upload do sysvconfig na distribuição experimental. Ele é um utilitário modo texto baseado em menus para configurar os scripts de inicialização. No entanto, este pacote pode tornar o sistema não-inicializável, e deve ser usado com cautela. John está interessado em relatórios de bugs e de sucessos.

OSCAR rodando no Debian. Membros do Open Cluster Group, um grupo informal de pessoas dedicadas a tornar a computação com clusters prática portou o OSCAR (Open Source Cluster Application Resource, Recurso para Aplicações de Clusters de Código Aberto) para o Debian IA-64. Eles introduziram uma camada de abstração de modo que ambos em nível de pacote (rpm ou dpkg) e de distribuição (updaterpm, yum, urpmi e apt-get) o OSCAR possa rodar em sistemas que não usam o rpm como ferramenta de empacotamento usando exatamente a mesma base.

Rodando o Debian a 3.7 GHz. Alexander Schmehl relatou sobre o sistema x86 mais rápido na CeBIT deste ano. Seu fabricante H2O aproximou-se do estande do Debian para descobrir se o GNU/Linux rodaria naquele computador. A instalação completa foi feita em menos que 15 minutos com o lento drive de CD-ROM de 48x sendo o responsável pela demora. Com o Linux relatando 7372.9 Bogomips e o glxgears 4540.8 fps, este é um belo ambiente.

Revisão de Usabilidade do Debian-Installer. Marcus Thiesen revisou o último beta 3 do debian-installer em termos de usabilidade da perspectiva de um usuário mediano. O novo instalador é um bom modo de configurar a sua distribuição favorita. Por outro lado, ele descobriu alguns problemas de usabilidade.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black, Frank Lichtenheld e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.