Notícias Semanais Debian - 11 de Maio de 2004

Bem-vindo(a) a décima nona edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a Comunidade Debian. Se você era um fã do jogo PacMan original, provavelmente gostará da sua versão Nova York também. A FFII descobriu que o Conselho de Ministros da UE decidiu ignorar o Parlamento da UE, e pretende estabelecer uma direção "patenteie tudo" negligente para os modelos de software e negócios.

Associação do Debian à OASIS. Mark Johnson relatou sobre a associação do Debian na OASIS, a Organização para o Avanço dos Padrões de Informação Estruturada. O Debian é a única organização de Software Livre com alguma representação nesta organização de padrões, e portanto fornece a única voz do Software Livre na OASIS. Todos os desenvolvedores Debian são bem vindos a se juntarem ao Comitê Técnico da OASIS no qual eles estiverem interessados, e são encorajados a fazê-lo.

Quanta Documentação Existe? Devido a recente discussão sobre a qualidade da documentação, Karsten M. Self observou a quantidade de documentação incluída no Debian. Uma instalação de desktop típica inclui cerca de 1.600 páginas de manual que correspondem a 27.000 páginas impressas, e as mais de 60.000 páginas de manual de toda a distribuição Debian instável comparam-se a mais de 261.000 páginas impressas, ou 523 livros, ou $ 9.152 em fotocópias (no Brasil, cerca de R$ 26.100,00). Isto não inclui READMEs, HOWTOs, RFCs, Linux Gazzete, páginas info, e outras documentações online disponíveis.

Retrospectiva do Processo de Lançamento do Debian-Installer. Joey Hess relatou sobre a última versão beta do debian-installer. Esta versão teve problemas graves com relação a correção de bugs e teste. Ele levantou várias idéias para melhorar o trabalho da equipe do instalador, incluindo, entre outras, aumentar a velocidade do desenvolvimento e mudar para a propagação estilo testing dos udebs. Ele também gostaria de ver um laboratório remoto de testes que pudesse ser usado para testar na maioria das arquiteturas.

Serial ATA-RAID no Debian. Karl Schmidt explicou em um howto que a última versão beta do debian-installer suporta serial ATA (SATA), mas usar RAID ainda é uma tarefa manual. A idéia básica é instalar o Debian em um drive, particionar o segundo drive com exatamente os mesmos tamanhos, copiar a instalação do Debian do primeiro disco, reparticioná-lo e conectá-lo ao array.

Rascunho para a Modificação da DFSG. Buddha Buck enviou o primeiro rascunho de proposta para a modificação da Definição Debian de Software Livre (DFSG, Debian Free Software Guidelines), para permitir algumas formas de documentação, fontes e outras coisas que não são compatíveis com a DFSG atual. Basicamente, ele propôs mencionar documentações e outros materiais escritos, imagens, fontes e sons e lidar com eles explicitamente.

Marcas Registradas do Debian. Ean Schuessler começou uma discussão sobre a utilidade da marca registrada Debian, uma vez que o conselho legal SPI acredita que o Debian seria melhor servido abandonando suas marcas e tornando o termo "Debian" genérico propositadamente. O enforçamento é a única forma pela qual uma marca registrada pode ser mantida. O dono precisa ser o árbitro final e universal do uso e precisa mostrar que ela é cuidadosamente monitorada e enforçada. Isto, no entanto, envolve muito dinheiro.

Mini-Conferência Debian na LinuxTag. Alexander Schmehl está procurando palestras propostas para o Dia Debian que ocorrerá quinta-feira, 24 de junho, durante a LinuxTag em Karlsruhe, Alemanha. Ele é uma conferência de um dia dedicada as pessoas do Debian, com usuários avançados e desenvolvedores como público alvo. Algumas palestras foram propostas mas ainda não tem um palestrante. Pessoas interessadas deveriam contatar a lista debian-events-eu.

Portal Heise rodando Debian. De acordo com a revista de computadores c't alemã, o popular portal de notícias alemãs heise.de está rodando em um cluster de computadores Debian 3.0. Eles estão usando 23 servidores Xeon-2 montados em rack, dos quais 18 entregam páginas HTML e 5 oferecem serviços de suporte como bases de dados MySQL e índices, auxiliados por dois computadores Solaris para e-mail e backup. O site está cumprindo até 92 milhões de requisições por dia, as bases de dados tem que processar até 2 milhões de requisições por hora, usando um mecanismo de balanço de carga redundante. O Heise escolheu o Debian por causa do gerenciamento confortável de pacotes e a facilidade de atualização.

Sumários das Licenças Debian. Frank Lichtenheld e Andreas Barth trabalhou em um modo de apresentar as descobertas da debian-legal sobre as licenças de software no site do Debian. Listas similares são mantidas pela Free Software Foundation e pela Open Source Initiative. No entanto, que o projeto Debian usa critérios diferentes para julgar a categorização de licenças, como é mostrado na lista.

Licença preferida para Conteúdos de Fóruns. Sebastian Feltel questionou qual licença ele deveria usar ou requerer em um fórum baseado em web. Ele usou a Licença de Documentação Livre GNU anteriormente, mas como ela é considerada não-livre pelo projeto Debian, ela não é adequada.

Grupos de Manutenção do Kernel. Andres Salomon sugeriu a formação de um projeto Alioth de empacotamento do kernel para facilitar a manutenção do kernel no Debian. Francesco Lovergine notou que o primeiro passo nesta direção, a criação da lista de discussão debian-kernel, foi dado, mas aparentemente não cumpriu o seu objetivo.

Manutenção de Biblioteca PNG. Josselin Mouette sugeriu o ajuste dos pacotes ligados contra uma versão da libpng. Vários pacotes ainda não usam símbolos versionados, e apenas precisam apenas de uma recompilação. Usar símbolos versionados é uma pré-condição para um transição suave para todos os pacotes que ainda usam libpng2 ou libpng10. Depois que isto estiver feito, eles deveriam ser ajustados para construir com a libpng 1.2.x.

Bittorrents da versão atual do Debian. Mattias Wadenstein anunciou que as bittorrents da versão atual estão disponíveis. Este serviço atualmente está em estágio beta, assim por favor o teste e lhe diga qualquer coisa estranha. Joey Hess perguntou se torrents podem ser criadas para as imagens iso completas do sarge, construídas semanalmente, já que a próxima versão beta do debian-installer irá incluir imagens iso completas além das imagens netinstall.

Debian com Suporte XML integrado. O projeto Debian anunciou que a próxima versão estável do Debian (codenome sarge) terá suporte xml completamente integrado. Várias cadeias de ferramentas para processamento XSL(T), um sistema de catálogo completamente compatível com os padrões e um documento de política XML para usuários e desenvolvedores do Debian irão suportar um sistema completo, direto da caixa, para autores e desenvolvedores XML.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 162 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Karsten M. Self, Michael Below e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.